quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Novo artigo! Ensaio sobre o Ancoriforme

Foi recentemente publicado um novo artigo resultante de trabalhos complementares de investigação no quadro do Projeto Outeiro do Circo, dedicado às relações entre o Baixo Alentejo e a Beira Interior durante o Bronze Pleno, através da análise das Estelas Alentejanas e em particular do símbolo conhecido como Ancoriforme

Trata-se de um artigo resultante da comunicação apresentada ao II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor em 2019, e cujas actas foram publicamente apresentadas no passado mês de Novembro. 


Para aceder ao artigo clique no título: O Ancoriforme: um símbolo indecifrável de união de lugares distantes. As relações entre a Beira Interior e o Baixo Alentejo durante a Idade do Bronze Pleno

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Participação nas Jornadas de Património Rural Sierra de Gata

O Projeto Outeiro do Circo marcou presença nas Jornadas de Património Rural Sierra de Gata, dedicadas a debater a temática do Património e Arqueologia enquanto motores de desenvolvimento rural. 

A iniciativa decorreu em Hernán-Pérez (Cáceres), pequena localidade integrada na Mancomunidad de Sierra de Gata, entre os dias 15 e 17 de Dezembro. 


As sessões contaram com a participação de diversos projetos portugueses e espanhóis centrados em metodologias de envolvimento comunitário no âmbito da arqueologia em meios rurais. 



Foto: Proyecto Arqueológico Pradocastaño

Estas jornadas serviram ainda para estabelecer e fortalecer laços entre projetos que apresentam objetivos, desafios e estratégias de atuação comuns, num espírito de criação de redes de cooperação peninsulares. 


A comunicação do Projeto Outeiro do Circo, a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, foi dedicada ao trabalho de Educação Patrimonial, Arqueologia Pública e Arqueologia Comunitária desenvolvido com e para a população de Mombeja

Foto: Proyecto Arqueológico Pradocastaño


Está prevista a edição de um livro com as colaborações das jornadas, a ser publicado durante o próximo ano.

Ao Projeto Outeiro do Circo resta agradecer à organização, através da equipa do Ayuntamiento de Hernán-Pérez e do Projeto Arqueológico Pradocastaño, a excelente receção e momentos de partilha, deixando um forte desejo de sucesso e de continuação destas magníficas jornadas. 


Visita ao Castelo de Trevejo



Almoço e visita ao Centro Interpretativo do Azeite e do Vinho, com mostra arqueológica de Hernán-Pérez

sábado, 9 de dezembro de 2023

Programa final das Jornadas de Património Rural Sierra de Gata

Já se encontra disponível o programa final das Jornadas de Património Rural Sierra de Gata - Património y Arqueología como Motor de Desarrollo Rural, que irão ter lugar em Hernán-Pérez (Cáceres), nos próximos dias 15, 16 e 17 de Dezembro. 

O Projeto Outeiro do Circo irá marcar presença, com uma comunicação no dia 16, a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, intitulada "Memória, Investigação e Comunidade. Experiências de envolvimento comunitário do Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja-Portugal)"


Resumo:

O povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) é objeto de diversos projetos de investigação desde 2008.

Em paralelo com a componente científica, decorre um programa de divulgação patrimonial com particular enfoque nas vertentes de Educação Patrimonial, Arqueologia Pública e Arqueologia Comunitária.

Ao longo dos anos foram muitas as iniciativas especialmente dedicadas para envolver a comunidade local, em particular os habitantes da aldeia de Mombeja, povoação mais próxima ao sítio arqueológico e com o qual mantem uma forte ligação.

Em 2008, aquando do início dos trabalhos arqueológicos, o sítio era praticamente desconhecido da população, bem como as lendas que lhe estavam associadas.

As campanhas de escavação arqueológica foram sempre abertas ao público e bastante visitadas pela população de Mombeja, o que permitiu criar laços com a comunidade, fortalecidos pelo seu envolvimento direto em diversas iniciativas promovidas quer no sítio arqueológico, quer na própria aldeia.

As expetativas criadas entre a população centravam-se naturalmente na possibilidade do Outeiro do Circo se tornar num local visitável, quer trouxesse turistas e consequentemente mais reconhecimento e investimento para a localidade.

Os escassos apoios financeiros e logísticos atribuídos à investigação arqueológica no Outeiro do Circo não permitiram cumprir, até ao momento, essas expetativas.

No entanto, o reconhecimento, entre a comunidade local, da importância científica e patrimonial do Outeiro do Circo, nunca foi colocada em causa, surgindo progressivamente uma apropriação do sítio por parte dos agentes locais, bem como uma atitude de um certo orgulho pela importância dada ao sítio, quer pela comunidade científica, quer pelo público generalista.

Nos últimos anos, o Outeiro do Circo foi tornado na imagem de referência de diversas iniciativas desenvolvidas por entidades locais, com destaque para a recentemente criada prova desportiva de trail “Trilhos do Outeiro do Circo”, com passagem obrigatória pelo sítio arqueológico.

A divulgação efetuada regularmente junto da população de Mombeja, sobre todos os aspetos que envolvem o projeto de investigação, bem como o seu envolvimento direto em inúmeras atividades, permitiu uma clara identificação da comunidade com o “seu” projeto, que hoje permite que o Outeiro do Circo seja usufruído e utilizado como uma referência local, constituindo-se como uma autêntica marca da aldeia de Mombeja.




quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Projeto Outeiro do Circo participa nas Jornadas de Património Rural Sierra de Gata

O Projeto Outeiro do Circo vai marcar presença nas I Jornadas de Património Rural Sierra de Gata - Património y Arqueología como Motor de Desarrollo Rural, que decorrerão entre os dias 15 e 17 de Dezembro, em Hernán-Pérez, Cáceres.

Estas jornadas pretendem aprofundar o tema do desenvolvimento económico e social em zonas rurais, através da arqueologia e da gestão do património. O objetivo principal passa por analisar as oportunidades e desafios que enfrentam os profissionais das Ciências Sociais e Humanas na sua relação com as comunidades locais. Uma relação que é entendida como fundamental para garantir o êxito deste tipo de projetos a médio e longo prazo. 

Para além dos aspetos teóricos, as jornadas pretendem discutir metodologias, assim como exemplos e problemáticas concretas associadas ao desenvolvimento deste tipo de iniciativas. Pretende-se fomentar a criação e consolidação de redes nacionais e internacionais de projetos e experiências baseadas numa metodologia comunitária aplicada às zonas rurais. 

A comunicação sobre o Projeto Outeiro do Circo intitula-se "Memória, Investigação e Comunidade. Experiências de envolvimento comunitário do Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja, Portugal)".

Brevemente disponibilizaremos o resumo da comunicação e o programa final.  


domingo, 26 de novembro de 2023

Novo artigo do Projeto Outeiro do Circo

O Projeto Outeiro do Circo esteve presente no IV Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra entre os dias 22 e 25 de Novembro, com uma comunicação intitulada "A Idade do Bronze como ferramenta de Educação e Divulgação em Arqueologia - O Projeto Outeiro do Circo 2022-2023", da autoria de Sofia Silva, Eduardo Porfírio e Miguel Serra, integrada no painel dedicado ao tema Arqueologia Pública, Comunicação e Didática

O artigo referente a esta comunicação foi publicado nas actas do congresso e encontra-se disponível AQUI.

As actas completas do IV Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses podem ser descarregadas AQUI

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Outeiro do Circo no IV Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses

É já no próximo dia 22 de Novembro que se inicia o IV Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses. que decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

O Projeto Outeiro do Circo irá estar presente, com uma apresentação no primeiro dia, intitulada "A Idade do Bronze como ferramenta de Educação e Divulgação em Arqueologia - O Projeto Outeiro do Circo 2022-2023", inserida no bloco dedicado à Arqueologia Pública, Comunicação e Didática. 

O artigo referente a esta comunicação integra o livro de actas do congresso e será brevemente disponibilizado. 


Programa completo: AQUI 

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Visita da Universidade de Évora

O Outeiro do Circo recebeu um grupo de alunos da Universidade de Évora, no passado dia 11 de Novembro, no âmbito da formação prática da cadeira de Métodos e Técnicas de Prospeção Arqueológica e Análise do Território do mestrado em Arqueologia. 

A visita incluiu um breve historial sobre o sítio e os trabalhos de investigação aí realizados desde 2008, seguindo-se uma observação mais atenta de alguns sectores da muralha, de um painel gravado com "covinhas" e de alguns materiais arqueológicos facilmente identificáveis nas zonas com terreno lavrado. 

Esta iniciativa insere-se nas ações complementares do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023 e surgiu através do convite de Nelson J. Almeida, professor da Universidade de Évora, contando ainda com a colaboração dos colegas João Barreira e João Reis da cooperativa O Legado da Terra.





domingo, 29 de outubro de 2023

Workshop do Projeto Outeiro do Circo em Braga

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, acolheu mais um workshop do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023. 

Tratou-se de mais uma colaboração com a cooperativa O Legado da Terra, responsável pelo workshop "Zooarqueologia, do Laboratório à Divulgação: as faunas da Idade do Bronze Final do Outeiro do Circo (Mombeja, Beja) como caso de estudo", dinamizado por Nelson J. Almeida

A sessão contou com 18 participantes, maioritariamente alunos do curso de arqueologia da Universidade do Minho, que demonstraram elevado interesse e participação. 

A iniciativa contou com uma breve sessão de abertura, a cargo de Alexandra Cerveira Lima, diretora do Museu, que reforçou a importância de manter a parceria entre o Projeto Outeiro do Circo e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, a quem aproveitamos para deixar os nossos agradecimentos pela total disponibilidade de colaboração e cedência das instalações para acolher o workshop. 

Seguiu-se uma apresentação sobre as ações em curso, a cargo de Sofia Silva, responsável científica pelo projeto e coarganizadora da sessão. 

De seguida, o formador Nelson J. Almeida, membro da equipa do projeto e da cooperativa O Legado da Terra, professor na Universidade de Évora e investigador da UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, enquadrou os participantes nas metodologias utilizadas para estudo das faunas encontradas em contextos arqueológicos e apresentou os principais resultados zooarqueológicos obtidos nas escavações desenvolvidas no povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo. O workshop contou com uma vertente prática, através do manuseamento da coleção de referência do autor, aspeto que gera sempre grande interesse entre os participantes. 







Mais uma vez reiteramos o nosso agradecimento a todos os que manifestaram interesse em participar no workshop, bem como a todas as entidades envolvidas na sua organização e realização. 

Brevemente serão anunciados novas iniciativas que se encontram a ser programadas. 

Fotos: João Reis - O Legado da Terra, Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Sofia Silva

sábado, 28 de outubro de 2023

Projeto Outeiro do Circo na Universidade de Évora

O Projeto Outeiro do Circo esteve presente na Universidade de Évora, no passado dia 26 de Outubro, através de um convite para apresentação de uma conferência integrada na Unidade Curricular "Investigação e Comunicação em Arqueologia", da licenciatura em História e Arqueologia.

A apresentação, a cargo de Miguel Serra, centrou-se no percurso de divulgação do Projeto Outeiro do Circo desde 2008, com destaque para as atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Patrimonial, Arqueologia Comunitária e Arqueologia Pública

O nosso agradecimento ao professor Nelson J. Almeida, pela oportunidade de apresentar estes trabalhos aos alunos da licenciatura. 



Fotos: Nelson J. Almeida