quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Tratamento de materiais cerâmicos no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga)

Desde 2017 que o Projecto Outeiro do Circo estabeleceu um protocolo de colaboração com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), que incide sobretudo no apoio ao tratamento de materiais arqueológicos recolhidos nas diversas campanhas de escavação realizadas no Outeiro do Circo, mas que também tem possibilitado outras ações de divulgação e educação patrimonial. 

De momento, encontram-se nas instalações do museu os materiais cerâmicos e metálicos das campanhas de 2019, 2020 e 2021, que têm sido alvo de um imenso e laborioso trabalho de tratamento desenvolvido no Laboratório de Conservação do museu, com a colaboração da arqueóloga Sofia Silva, da Axis Mundi - Heritage & Archaeology, responsável pelo inventário e estudo das cerâmicas do Outeiro do Circo. 

Queremos aproveitar para destacar e agradecer a grande dedicação e profissionalismo das técnicas do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, nomeadamente Clara Lobo e Maria Silva que têm auxiliado nos trabalhos de colagem e consolidação das peças e de Amélia Marques, com o desenho de materiais.

Quando os materiais do Outeiro do Circo deram entrada no museu, em 2021, procedeu-se à estabilização e consolidação dos metais, através de processos reversíveis, para um melhor acondicionamento dos mesmos, trabalho realizado pela conservadora restauradora Isabel Marques. 

Ao longo dos últimos dois anos as técnicas do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa tem auxiliado a equipa do Projecto Outeiro do Circo em diferentes áreas, nomeadamente ao nível das metodologias de marcação, inventário, desenho e consolidação de materiais arqueológicos, conhecimentos que serão imensamente úteis para o prosseguimento dos trabalhos de investigação. 

Uma das tarefas mais minuciosas e destacadas foi a colagem e recuperação de uma ânfora, possivelmente fenícia, dos níveis de ocupação da Idade do Ferro, e que constitui uma das principais novidades surgidas nos últimos trabalhos.   

Deixamos a toda a equipa e direção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa os nossos agradecimentos por toda a colaboração. 

Colagem e consolidação de ânfora fenícia 
Consolidação de metais
Desenho de materiais 
Ação de formação: conservação de cerâmicas "in situ"
Inventário e classificação
Inventário e classificação
Identificação de decorações 
Fragmento decorado com "Ornatos Brunidos"
Observação com lupa binocular 
Vista geral


Sem comentários: