Revelamos uma breve referência sobre uma obra de ficção que vai ter como pano de fundo o Outeiro do Circo.
Trata-se de um trabalho de Dinis Cortes, autor de outras obras de ficção inspiradas na pré-história, e que colaborou em diversas ocasiões com o Projecto Outeiro do Circo.
O Outeiro do Circo já havia sido alvo de uma breve menção na sua obra "Balada do Mingo-Rei", como aqui anunciado (ver AQUI), mas em breve irá ser o palco principal da acção de uma nova história.
De momento, limitamo-nos a reproduzir as palavras de Dinis Cortes a propósito do seu novo livro "Siega Verde", onde se levanta um pouco a ponta do véu sobre o livro dedicado ao Outeiro do Circo.
"Siega Verde é um assentamento do Paleolítico Superior que se situa genericamente a Norte de Ciudad Rodrigo, nas margens do rio Águeda com enquadramento arqueo-temporal no período final do Solutrense (22 a 18.000 b.p.) e no período Magdalenense entre os 20.000 e os 10.000 anos antes do presente.
Pertence ao Parque Arqueológico do Côa e Siega Verde, sendo este um dos poucos ou eventualmente o único Parque Arqueológico gerido por dois países.
Rhura é uma jovem mulher da elite caçadora de Siega Verde que comanda um grupo de caça que geralmente desenvolve essa actividade nos frios planaltos entre Mata de Lobos e o rio Massueime e Hallin comanda o grupo da Ribeira de Piscos tendo como territórios de caça os mesmos locais.
Quis o destino que se encontrassem com os respectivos grupos nesses ermos perseguindo uma manada de Auroques e a partir dali o destino ligou-os até ao fim dos seus dias quebrando as tradições poliândricas matriarcais de Siega Verde...
Este é o terceiro livro ficcionado da Tetralogia da Pré-história Portuguesa tendo já sido publicados dois livros:
Viagem, 2015, Neo-Calcolítico em que a acção decorre na Serra de Passos / Mirandela Douro Riba-corgo e Douro Superior em geral.
Balada do Mingo-Rei - Idade do Ferro, em que a acção decorre entre Castro Verde, Entradas, Castro de Montel, Vale de Açor e Mosteiro / Norte do Concelho de Mértola,
O quarto e último livro, enquadrar-se-á nas vivências e nas práticas culturais e societárias da Idade do Bronze no Sul do País, nomeadamente a Região de Beja, com a acção centrada no Outeiro do Circo - Mombeja.
A Dama de Siega Verde é o resultado de uma conversa entre mim e o Paulo Martinho, Falcoeira de Pinhel, que me desafiou a desenvolver esta temática num livro, no âmbito da consultoria em cetraria efectuada no âmbito da segunda publicação, Balada do Mingo-Rei. Um grande abraço para ele.
A Dama de Siega Verde, a publicar em Maio/Junho 2022..."
Dinis Cortes
Sem comentários:
Enviar um comentário