Decorreu entre os dias 21 e 23 de Outubro o XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, em Loulé, que contou com a presença do Projeto Outeiro do Circo.
Eduardo Porfírio, co-responsável do projeto, apresentou uma comunicação de síntese sobre os trabalhos desenvolvidos de 2019 a 2021.
O principal destaque foi para a identificação de um troço de muralha, semelhante ao que havia sido escavado em trabalhos anteriores, mas que apresentava um melhor grau de preservação. Esta muralha é constituída por um muro pétreo na parte mais elevada do talude, por uma rampa de barro cozido e por um muro de contenção no exterior. A principal diferença em relação a um outro troço escavado entre 2008 e 2013 residiu no muro superior, constituído por dois alinhamentos pétreos claramente demarcados e por um enchimento interior com pedras de menor dimensão que formavam um alinhamento central, ladeado por terras acinzentadas que embalavam muito material carbonizado, sobretudo cerâmicas e faunas. Este muro também apresentava uma dimensão consideravelmente superior (3 metros de largura) em relação ao troço já conhecido (1 metro de largura).
Sem comentários:
Enviar um comentário