sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Notas de campo (4) - Campanha de 2021

A última semana da campanha arqueológica de 2021 do Projecto Outeiro do Circo centrou atenções na conclusão dos trabalhos de escavação na zona do muro de contenção no exterior do talude e no nível de barro cozido associado a uma estrutura no interior do povoado.

No talude definiu-se o muro de contenção, constituído por um alinhamento irregular de pedras de grande dimensão, com uma largura de cerca de 4 metros, que sustenta a rampa de barro cozido que ocupa o espaço mais inclinado da encosta entre a base pétrea superior da muralha e o exterior do talude. O muro de contenção não foi desmontado para verificar se se sobrepõe a um fosso, tal como ocorre na sondagem 1, mas a sequência estratigráfica e o esquema construtivo aqui detectados são semelhantes aos verificados aquando da escavação da muralha na sondagem 1. No exterior do muro atingiu-se a rocha base a cerca de 30/40 cm de profundidade. 

Na área interior verificou-se que o nível de barro cozido associado a uma estrutura paralela à muralha ocupava uma mancha semi-circular com cerca de 2,5 a 3 metros de diâmetro e cobria um nível de concentração de pedras que também permitiu a recolha de um importante conjunto de materiais cerâmicos do Bronze Final. Até ao final dos trabalhos não foi possível compreender a função quer da estrutura paralela à muralha, quer do nível de barro, que poderão revelar algumas novidades em trabalhos futuros. 
Os últimos dias foram dedicados à realização dos registos finais de toda a área intervencionada, contando-se mais uma vez com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo para a execução de levantamento fotogramétrico geral, com recurso a drone, num trabalho a cargo de João Barreira, arqueólogo afecto ao Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja. 


Nesta última semana houve também uma maior atenção da comunicação social sobre os resultados dos trabalhos no Outeiro do Circo, sendo alvo de diversas reportagens televisivas, para as quais se contou com a colaboração dos voluntários. 
Foram também muitas as visitas nos últimos dias, sendo de destacar a presença constante de habitantes da aldeia de Mombeja, que desde 2008 visitam regularmente as escavações arqueológicas no Outeiro do Circo. 
No final da semana houve ainda tempo para uma última Barferência, como sempre realizada no café, Esquina do Mousinho em Mombeja, e que foi dinamizada pelo colega João Barreira, que falou sobre fotogrametria aplicada ao património, usando como exemplo o trabalho realizado no Outeiro do Circo. 
Terminados os trabalhos de campo procedeu-se à selagem da área de escavação de modo a proteger as estruturas arqueológicas enquanto se planifica um projecto de conservação dos vestígios com o objectivo de garantir condições para a sua visitação, trabalho que será apresentado em 2022. 
Termina assim a última campanha arqueológica do actual projecto para o Outeiro do Circo, mas até final do ano serão ainda apresentados alguns balanços de caracter geral, bem como uma síntese dos principais resultados e dos estudos em curso. 
Os agradecimentos ficarão reservados para o balanço geral do projecto a publicar brevemente. 

Sem comentários: