segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Notas de campo (3) - Campanha de 2021

A 3ª semana de escavações no Outeiro do Circo iniciou-se com a intervenção na área do fosso e muro de contenção, no exterior do talude arborizado. Nesta zona encontra-se marcado um prolongamento da sondagem sobre a muralha, que permitiu escavar os níveis associados à rampa de barro cozido que cobre todo o talude entre o limite externo da muralha e a zona do fosso, que não foi claramente identificada nos trabalhos de 2019 e 2020. Assim, efetuou-se um prolongamento de 4 metros x 2 metros na sondagem em direção ao exterior do povoado, permitindo a deteção de um alinhamento de pedras que deverá corresponder ao muro de contenção, previamente identificado nos trabalhos da sondagem 1 (2008-2013). Esta área revela escassos materiais arqueológicos, ao contrário do que sucede na zona de topo junto à muralha.

Na zona da muralha concluíram-se os trabalhos de definição da estrutura, confirmando a ideia inicial de que se trata de uma construção diferente da detectada na sondagem 1, e que se apresenta com uma maior dimensão e técnicas construtivas distintas. 
Nesta semana foi também possível proceder ao levantamento fotogramétrico integral da área de escavação, com recurso a um drone cedido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, num trabalho efetuado pelo arqueólogo João Barreira do Museu Regional Rainha Dona Leonor. 
No que diz respeito à divulgação há que destacar a continuidade das visitas ao longo de toda a semana, com alguns visitantes a aproveitarem para participar nas escavações arqueológicas durante uns breves momentos. Refira-se também a visita do executivo da Câmara Municipal de Beja, que se inteirou dos principais resultados da presente campanha de trabalhos. 

O dia 18 de Agosto ficou marcado pela presença da RTP1 que realizou uma reportagem sobre os trabalhos arqueológicos em curso e que foi emitida no dia seguinte no programa Portugal em Direto (https://www.youtube.com/watch?v=pM96renTmrU). No mesmo dia a equipa do projecto foi surpreendida pela visita de diversas pessoas de Mombeja, incluindo diversos cantadores do Grupo Coral de Mombeja, que brindaram os presentes com petiscos locais e cante! 

Por fim, há que mencionar mais uma Barferência realizada no café Esquina do Mousinho e que incidiu sobre um tema relacionado com a divulgação do património. O convidado foi o arqueólogo Luís Laceiras, que já havia participado como voluntário em campanhas anteriores no Outeiro do Circo, e que nos apresentou uma conferência intitulada "O património arqueológico entre o associativismo e a comunidade local: o caso da Secção de Cultura da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim", centrada no trabalho desenvolvido por este associação desde os anos 80, em conjunto com a Câmara Municipal de Nelas, num caso pouco comum e que importa salientar, e que revelou diversos pontos de contacto com o trabalho de divulgação e de Arqueologia Comunitária desenvolvido a partir do Projecto Outeiro do Circo. 
Na próxima semana serão concluídos os trabalhos de campo no Outeiro do Circo, mas ainda haverá lugar a diversas acções de que daremos conta no próximo resumo. 

Sem comentários: