domingo, 8 de agosto de 2021

Notas de campo (1) - Campanha de 2021

Cumpriu-se a primeira semana de trabalhos arqueológicos da campanha de 2021 do Projecto Outeiro do Circo.

Os trabalhos iniciaram-se, como habitualmente, pela limpeza e desmatação da área de intervenção, tarefa a cargo de equipa da Proteção Civil da Câmara Municipal de Beja, prosseguindo com a remoção da sondagem e limpeza de pormenor da zona de escavação. 

Após estes trabalhos prévios procedeu-se à marcação de algumas áreas de alargamento na muralha, iniciando-se a sua escavação de seguida.


Os trabalhos nesta área confirmam o bom estado de preservação da muralha do Bronze Final, que revela uma camada de terra com derrubes de pedras da muralha e uma grande quantidade de cerâmicas, entre as quais alguns fragmentos com decoração em "ornatos brunidos", de restos de faunas e alguns elementos em pedra, sobretudo mós manuais e pequenos fragmentos metálicos. Após a remoção desta camada, sucede-se uma outra composta por terras esbranquiçadas e que assenta sobre a muralha propriamente dita e que será alvo de escavação durante a semana que agora se inicia. 


Para além dos trabalhos de campo, houve lugar no final da semana a uma visita guiada ao Museu Regional de Beja, onde os voluntários puderam ainda ter uma breve sessão de formação dedicado ao projeto RAW-Rock Art, Atlantic Europe, Words and Warriors, através da arqueóloga Marta Díaz-Guardamino, professora da Universidade de Durham (Reino Unido), que se encontrava em Beja a realizar trabalhos de levantamentos de alta resolução para a criação de modelos digitais do conjunto de estelas da Idade do Bronze que integra as coleções do museu. 

Durante a próxima semana irá dar-se continuidade ao plano de formação para os voluntários, com o início das Barferências do Projecto Outeiro do Circo. 

Sem comentários: