sexta-feira, 23 de abril de 2021

Puzzle: desenho de João Chinita

Regressam os puzzles online do Outeiro do Circo, desta vez com uma ilustração de João Chinita, elaborada no âmbito de um estágio curricular realizado em 2014 com o Projecto Outeiro do Circo, integrado na licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja.

Para jogar clique AQUI.



domingo, 18 de abril de 2021

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Projecto Outeiro do Circo assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em colaboração com a iniciativa Há Vida no Museu, da responsabilidade do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), com um vídeo do coordenador do projecto, Miguel Serra, sobre a parceria estabelecida desde 2017 para apoio ao tratamento de materiais e organização de acções de divulgação patrimonial centradas na investigação desenvolvida no Outeiro do Circo. 
Aproveitamos a ocasião para agradecer à direcção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa pelo convite à participação nesta actividade.
 

sábado, 17 de abril de 2021

Novo artigo sobre a Idade do Bronze

Foi recentemente lançado o livro "Between the 3rd and 2nd Millennia BC: Exploring Cultural Diversity and Change in Late Prehistoric Communities", coordenado por Susana Lopes e Sérgio Gomes, e publicado através da editora Archaeopress, que constitui o resultado do Seminário Internacional "Entre o 3º e o 2º milénio a.C.: que tipo de viragem?", que decorreu em Coimbra em 2018, sob organização do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património. 

O Projeto Outeiro do Circo esteve presente através de uma apresentação a cargo de Miguel Serra, e que integra o livro agora editado, com o capítulo dedicado ao tema "A Slow Awakening on the Plain: The Bronze Age in the Beja Region (South Portugal)", sobre a evolução do território de Beja ao longo da Idade do Bronze. 

O artigo pode ser descarregado AQUI.

Livro completo em: www.archaeopress.com



quinta-feira, 8 de abril de 2021

Citações 15

A Carta Arqueológica de Beja é parte integrante do Plano Director Municipal de Beja, publicado a 19 de Março de 2014 em Diário da República. 

Este documento refere a existência de 1226 sítios arqueológicos no concelho de Beja, à data da sua publicação.

A entrada sobre o Outeiro do Circo, sítio n.º 336 (correspondente ao n.º 88 do mapa abaixo indicado, do Caderno de Mombeja), contém a seguinte descrição:

"Elevação bem destacada na paisagem e alongada, com duas plataformas e dupla linha de taludes que correspondem a cinturas de muralhas, actualmente cobertas de vegetação. Terreno de montado de azinho amplo e aberto.  Grande presença de cerâmicas manuais e alguns fragmentos de cerâmicas medievais. Segundo Túlio Espanca terá aí existido um castro pré-histórico, que ulteriormente fortificado, foi destruído aquando da remodelação do local na década de 1890. Neste local, na década de 70, seriam ainda visíveis restos de habitações circulares em alvenaria pétrea com muitos restos de adobe associados, que terão sido destruídos na mesma altura da destruição da muralha, virada ao monte do Circo".

Bibliografia:
Ricardo, I. e Grilo, C. (2013), Relatório - Carta Arqueológica de Beja. Câmara Municipal de Beja. Policopiado. 



quinta-feira, 1 de abril de 2021

Artigo da campanha de 2019 já disponível

Informamos que o artigo referente à campanha arqueológica de 2019 do Projecto Outeiro do Circo já se encontra disponível no nosso perfil em academia.edu

Trata-se de um trabalho com o resumo dos trabalhos arqueológicos e actividades de divulgação realizados em 2019, publicado na revista Al Madan, com a qual se mantem uma colaboração regular com o objectivo de dar a conhecer de forma sintética as principais acções do Projecto Outeiro do Circo em cada ano. 

Para aceder ao artigo clique AQUI.