sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Puzzles infantis do Outeiro do Circo

Mais um fim de semana, mais uns jogos para se divertir. 

A nova proposta consiste em dois novos puzzles, especialmente dedicados aos mais novos e feitos pelos mais novos!

Trata-se de dois desenhos produzidos no âmbito das actividades de Educação Patrimonial do Projecto Outeiro do Circo realizadas em 2015 para o ATL do Penedo Gordo (Beja). 

As crianças do ATL puderam visitar o Outeiro do Circo e participar nas escavações arqueológicas e de seguida retrataram a experiência em vários desenhos. 

Parece-nos que conseguiram captar muito bem a realidade da escavação arqueológica!

Para jogar clique nas ligações:

Puzzle 1



Puzzle 2



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Jogo de memória sobre decorações cerâmicas

Com a proximidade do fim de semana aproveitamos para vos deixar mais um desafio educativo, com um novo jogo de memória, desta vez inspirado nas decorações cerâmicas documentadas nas escavações arqueológicas no Outeiro do Circo.

Bom jogo


Link para o jogo: 

https://www.educaplay.com/game/8333932-decoracoes_ceramicas.html

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Educação Patrimonial em Ação - vídeo disponível

Já se encontra disponível o vídeo da apresentação de Sofia Silva e Maria José Sousa no encontro internacional "Educação Patrimonial em Ação", realizado no passado mês de Outubro no Porto.
A comunicação, intitulada "Os objetos arqueológicos como intérpretes do património: o caso do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal), resultou da colaboração do projeto com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga).
Clique na ligação para ver a apresentação: 


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A ocupação do território 16

Pedreira de Trigaches 2 (Trigaches) - povoado aberto do Bronze Final

O povoado de Pedreira de Trigaches 2 situa-se numa zona de planície rodeada por linhas de água secundárias. Aqui foram descobertas diversas fossas, que revelaram cronologias entre o Calcolítico e a Idade do Bronze. Esta última fase de ocupação enquadra-se entre o Bronze Pleno e Final segundo as datações de radiocarbono obtidas sobre sementes e cortiça. As estruturas correspondem a fossas de tipo silo, com a particularidade de uma delas ter revelado a presença de milhares de sementes de cevada. Trata-se da rara comprovação da utilização primária deste tipo de estruturas que geralmente só revelam a fase de abandono e amortização através da sua selagem e preenchimento com sedimento e materiais diversos. Em Pedreira de Trigaches 2 ainda há a registar a presença de uma deposição de ossos de cervídeo e um enterramento de um indivíduo (Antunes et al. 2012: 284-285) demonstrando a utilização funerária simultânea destes espaços habitacionais (Serra e Porfírio 2017).

Localização do sítio Pedreira de Trigaches 2 na CMP 509
Fossa com sementes (foto: Arqueologia e Património, Lda.)

Bibliografia:

ANTUNES, A., DEUS, M., SOARES, A. M., SANTOS, F., ARÊZ, L., DEWULF, J., BAPTISTA, L. e OLIVEIRA, L. (2012) – Povoados abertos do Bronze Final no Médio Guadiana. In JIMÉNEZ ÁVILA, J. (ed) – Sidereum Ana II. EL río Guadiana en el Bronce Final (Anejos de AEspA LXII). Mérida, p. 277-308.

SERRA, M., e PORFÍRIO, E. (2017), Estratégias de povoamento entre o Bronze Pleno e Final na região de Beja. Scientia Antiquitatis, Vol. 1, N.º 1. Actas do III Congresso Internacional de Arqueologia de Transição - Estratégias de Povoamento: da Pré-história à Proto-história, pp. 209.232. 


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Mais dois puzzles sobre o Outeiro do Circo

Lançamos mais dois puzzles do Outeiro do Circo.

As novas propostas referem-se a duas ilustrações da autoria de José Luís Madeira e são referentes a actividades agrícolas, das quais existem diversos vestígios recolhidos no Outeiro do Circo: a ceifa e a moagem 

Jogue e divirta-se!

Ceifa: AQUI


Moagem: AQUI 



terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Citações (13)

A rubrica "Citações" recorda uma das exposições fundamentais sobre a Idade do Bronze em Portugal, organizada no âmbito do Ano Europeu do Bronze, em 1995, no Museu Nacional de Arqueologia e da qual se produziu o catálogo, "A Idade do Bronze em Portugal - Discursos de Poder", obra coordenada por Susana Oliveira Jorge.

O catálogo contempla também um conjunto de sínteses regionais, com a referente ao Alentejo a cargo de Rui Parreira, arqueólogo responsável pelo primeiro artigo científico sobre o Outeiro do Circo. No texto, o Outeiro do Circo é referido várias vezes, e aqui reproduzimos as respectivas citações:

Transcrição (p. 132)

"Nos barros pretos a ocidente de Beja os contextos são mais esclarecedores. Zona relativamente bem prospectada, com achados que correspondem a todos os períodos cronológicos da Idade do Bronze, efectuados com regularidade desde há muitos anos e que incluem necrópoles com espólios particularmente ricos (v. Schubart 1975; Arnaud 1991), alguns povoados abertos e um povoado de altura de apreciáveis dimensões (Outeiro do Circo - v. Parreira e Soares 1980), esta região apresenta áreas de elevada capacidade agrícola, possuindo acesso a zonas mineiras."

"Nos Barros de Beja, o grande povoado do Outeiro do Circo (não escavado), ocupa uma posição de charneira entre dois agrupamentos de cemitérios/povoados abertos do Bronze pleno: o da Ribeira do Roxo, a sul, e o da Ribeira da Figueira, a norte. Nalguns casos (ex: Outeiro do Circo, Coroa do Frade), os povoados fortificados do final da Idade do Bronze evidenciam uma área central melhor defendida, que deverá corresponder à área residencial, servindo a restante área fortificada para estabular o gado (cf. Arnaud 1979). Estes povoados terão funcionado como lugares-centrais em áreas já anteriormente ocupadas, como uma espécie de centros económicos e políticos, desempenhando um importante papel organizador na exploração do solo agrícola e dos recursos mineiros, e no controlo das rotas terrestres - corredores de acesso ao hinterland, por vezes formados na base dos  caminhos da transumância, eventualmente privilegiados para a implantação de estelas (Ruiz-Galvez e Galan 1991), como a da Tapada da Moita (Oliveira 1986) ou a do Pomar/Ervidel II (Gomes e Monteiro 1976-77), esta última localizada na principal rota de circulação entre o Outeiro do Circo e a Mangancha (v. Parreira e Berrocal 1992)"

PARREIRA, R. (1995), Aspectos da Idade do Bronze no Alentejo Interior. In JORGE, S. (coord.), A Idade do Bronze em Portugal - Discursos de Poder. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português de Museus, Museu Nacional de Arqueologia, pp. 131-134.



sábado, 6 de fevereiro de 2021

Novo puzzle do Outeiro do Circo

Já se encontra disponível mais um puzzle sobre o Outeiro do Circo.

Trata-se de mais uma ilustração de José Luís Madeira , elaborada para a exposição "Outeiro do Circo: o guardião da planície".

Para jogar aceda AQUI.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Jogo de Memória sobre o Outeiro do Circo

Apresentamos mais uma proposta didáctica do Programa de Educação Patrimonial do Outeiro do Circo.

Trata-se de um jogo de memória, construído com diversas ilustrações criadas por José Luís Madeira para a exposição "Outeiro do Circo: o guardião da planície" e de João Chinita no âmbito de um estágio curricular enquanto aluno do Instituto Politécnico de Beja.

Para jogar basta aceder ao link abaixo:

https://www.educaplay.com/game/8222099-ilustracoes_outeiro_do_circo.html

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Puzzle do Outeiro do Circo

No âmbito das actividades de Educação Patrimonial do Projecto Outeiro do Circo apresentamos uma nova secção dedicada à resolução de puzzles sobre o Outeiro do Circo.

O primeiro puzzle que propomos baseia-se na ilustração criada por José Luís Madeira para a exposição "Outeiro do Circo: o guardião da planície", que esteve patente ao público no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, entre 2012 e 2016. 

Para aceder ao puzzle clique AQUI


Ao longo dos próximos meses iremos disponibilizando novas propostas de puzzles.