terça-feira, 3 de novembro de 2020

Balanço da Participação na Conferência Internacional "Educação Patrimonial em Ação"

Nos passados dias 22 e 23 de outubro, realizou-se a Conferência Internacional “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios”, organizada pelo CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» e pelo DCTP - Departamento de Ciências e Técnicas do Património, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


A conferência realizou-se âmbito do projeto de investigação “Educación Patrimonial para la inteligencia territorial y emocional de la ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño e intervención en la enseñanza obligatoria” e teve como intuito debater e refletir sobre a relação estabelecida entre os museus e as comunidades e o papel que ambos desempenham. Os museus são aqui compreendidos como nó vital para a partilha, a criação, a liderança e a gestão de programas com públicos e comunidades com vista à produção de espaços de educação profundamente relacionais e de encontro entre museus / coleções, educadores e visitantes, potenciadores de novas formas de ver, interpretar e sentir.

Devido à atual situação pandémica que atravessamos, a Conferência realizou-se exclusivamente no formato virtual, com a transmissão online em tempo real no facebook e youtube. Apesar de algumas dificuldades técnicas, foi possível promover partilhas e momentos de interação e discussão ao longo das sessões entre os comunicantes e participantes.   

Subordinado a dois temas principais “Modelos de Prática” e “Transformação e Impactos” a conferência foi divida em 6 sessões e uma mesa redonda, contando com a participação de projetos e investigadores de Portugal, Espanha, Brasil, EUA, Chile e Itália. 

As comunicações apresentadas ao longo dos dois dias permitiram conhecer experiências transformadoras que utilizam o património nas suas diferentes dimensões procurando, nas suas práticas de mediação patrimonial, tecer no tempo relações duradouras e com impacto transformador na comunidade, nomeadamente a escolar, e na sua relação com os museus e com o território. Por outro lado, ao longo de toda a conferência indagou-se sobre as transformações e impactos que a Educação Patrimonial pode ter na comunidade e na sua relação com os museus, em contextos considerados normais ou em contextos como os atuais, de pandemia. 


O Projecto Outeiro do Circo esteve presente, com uma apresentação no dia 22 de outubro, integrada nos - “Modelos de Prática”, onde também foram também apresentados projetos e práticas que enaltecem a relação entre os museus, a escola e com os territórios, de locais como a Espanha ou o Brasil. 

A comunicação do Outeiro do Circo, intitulada “Os objetos arqueológicos como intérpretes do Património: o caso do Projeto Outeiro do Circo” apresenta as inúmeras ações de divulgação e educação patrimonial desenvolvidas no âmbito do Projeto, focando-se nas atividades de manipulação dos objetos arqueológicos como forma de promover aprendizagem e o envolvimento comunitário, indispensável à salvaguarda do património arqueológico. A comunicação iniciou-se com um breve enquadramento sobre a investigação científica desenvolvida no Outeiro do Circo, com especial destaque para o estudo e tratamento do espólio exumado das escavações arqueológicas. Em seguida foi apresentado o projeto de Educação Patrimonial desenvolvido nos últimos anos, com as ações destinadas a promover e a divulgar o sítio arqueológico e o conhecimento científico, destacando as atividades de abordagem multissensorial e de participação ativa do público, como as oficinas de arqueologia experimental ou o “Kit do Visitante”.

Foram ainda apresentadas algumas atividades desenvolvidas nos últimos anos, em parceria com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, centradas na manipulação de objetos arqueológicos da reserva do museu, realizadas em contexto formal e não formal, que permitiram desenvolver estratégias pedagógicas de interpretação do património arqueológico.


A comunicação deu assim a conhecer o plano para a elaboração da Mala Pedagógica do Outeiro do Circo: “Descobrir os objetos do passado” que tem como propósito a divulgação do sítio arqueológico do Outeiro do Circo e do Final da Idade do Bronze do Sudoeste Peninsular. O objetivo da criação deste recurso de divulgação de acesso generalizado, partindo dos objetos arqueológicos, é o de desenvolver ferramentas de aprendizagem do passado, que promovam a descoberta do património arqueológico entre os utilizadores/participantes. 

Tendo em conta a crescente utilização dos objetos arqueológicos como fontes patrimoniais no ensino do passado e na divulgação da arqueologia, como ponto de partida para a elaboração da mala pedagógica, considerou-se essencial a definição de critérios objetivos que proporcionassem uma base sólida de comunicação e de adequada compreensão para os diferentes públicos. A metodologia e as estratégias aplicadas na execução da mala orientaram-se pelo rigor e autenticidade da interpretação do património, bem como pela importância do manuseamento de objetos arqueológicos na comunicação do passado. 

Por último, e partindo da premissa que a observação e manipulação dos objetos arqueológicos possibilitam uma enorme diversidade de experiências educativas, a nossa narrativa de comunicação foi delineada através da biografia das peças. Cada objeto arqueológico é portador de uma biografia única, definida pelo seu processo de produção, uso, troca, estética e contexto permitindo criar diversas narrativas que possibilitam a sensibilização de diferentes públicos para a aprendizagem do património arqueológico.

O nosso objetivo na elaboração deste recurso didático é dar a conhecer os significados dos objetos arqueológicos, a sua história e a sua biografia, através de aprendizagens educativas relevantes aproximando o público da arqueologia. Consideramos que indagar sobre as estratégias de comunicação e de interpretação do património é de crucial importância, sobretudo durante o processo criação dos recursos educativos para o ensino da arqueologia.

Brevemente, a comunicação estará disponível no site do evento e no canal de Youtube do CITCEM

https://educacaopatrimonialemacao.wordpress.com/

https://www.youtube.com/channel/UC2Ia8syabdh1bO6-fCgQnIA/featured

Sem comentários: