domingo, 29 de novembro de 2020

Projecto EuroWeb - Europe Through Textiles

Os investigadores Eduardo Porfírio e Miguel Serra, responsáveis científicos do Projecto Outeiro do Circo, integram a equipa do Projecto EuroWeb - Europe Through Textiles: Network for an integrated and interdisciplinary Humanities, promovido pelo Centre for Textile Research da Universidade de Copenhaga (Dinamarca).

Este projecto, que visa criar uma rede internacional de investigadoras e investigadores com o intuito de promover uma revisão global da história da tecnologia têxtil, dos têxteis e da indumentária na Europa, foi recentemente aprovado e será financiado durante os próximos quatro anos através de uma Acção COST.

O projecto EuroWeb integra uma grande número de investigadoras e investigadores de 29 países e procedentes de diversas disciplinas científicas, reunidos com o propósito de promover uma revisão global da história da tecnologia têxtil, dos têxteis e da indumentária na Europa, da Pré-História à actualidade.


sábado, 21 de novembro de 2020

Vídeo da apresentação "As faunas do final da Idade do Bronze no Sul de Portugal: leituras desde o Outeiro do Circo (Beja)

 Encontra-se já disponível no canal de Youtube do projecto o vídeo da apresentação "As faunas do final da Idade do Bronze no Sul de Portugal: leituras desde o Outeiro do Circo (Beja), efectuada por Nelson J. Almeida na sessão dedicada à Proto-história (Bloco 6) do III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, intitulado "Arqueologia em Portugal. 2020 - Estado da Questão". 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=TKm1V8e9jmU&t=1s






quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Novo artigo sobre as faunas do Outeiro do Circo

Já se encontra disponível o artigo "As faunas do final da Idade do Bronze no Sul de Portugal: leituras desde o Outeiro do Circo (Beja)", da autoria de Nelson J. Almeida, Íris Dias, Cleia Detry, Eduardo Porfírio e Miguel Serra, que foi publicado no livro de actas do III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, intitulado "Arqueologia em Portugal. 2020 - Estado da Questão".

O artigo encontra-se disponível através da página do Projecto Outeiro do Circo em academia.edu (AQUI) ou a partir do menu de Bibliografia deste blogue. 

Resumo:

Apresentam-se os resultados da análise dos restos faunísticos do povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja), ainda inéditos, provenientes sobretudo da fossa/silo da sondagem 3 e das sondagens 7 e 8 localizadas junto ao talude defensivo. As práticas cinegéticas são acessórias neste conjunto com predomínio de restos de ovelhas e cabras, seguidas por gado bovino e suíno. Os padrões de abate, com a presença de indivíduos jovens e adultos sugerem uma economia mista, assente em recursos primários e secundários. O estudo permitiu valorizar um conjunto bastante fragmentado e afectado por processos pós-deposicionais, mas com indicadores de acção antrópica relacionáveis com o processamento das carcaças sob a forma de marcas de corte e termo-alteração por queima.





quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Campanha de 2019 em artigo na revista Al Madan

Foi apresentado hoje o novo número da revista Al Madan, que contém um artigo do  Projecto Outeiro do Circo, com a síntese da campanha arqueológica de 2019.

Desde 2015 que o Projecto Outeiro do Circo colabora com a revista Al Madan, publicando breves artigos com o balanço de cada campanha arqueológica, procurando desta forma uma rápida divulgação dos principais resultados obtidos nos trabalhos de campo, mas também das acções de divulgação e Educação Patrimonial decorrentes em cada ano. 

Quando for possível, o artigo ficará disponível online  na página do Projecto Outeiro do Circo em academia.edu. 




domingo, 15 de novembro de 2020

Artigo sobre o Projecto Outeiro do Circo na revista Al Madan

O Centro de Arqueologia de Almada irá lançar o n.º 23 da revista Al Madan no próximo dia 18 de Novembro, a partir das 18h00, com emissão em directo a partir do Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa. 

A apresentação da revista está integrada na sessão de abertura do III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, no qual o Projecto Outeiro do Circo também irá participar. 

A iniciativa poderá ser acompanhada em directo em: https://bit.ly/YoutubeAAP

O artigo do Projecto Outeiro do Circo, assinado por Eduardo Porfírio, Miguel Serra e Sofia Silva, é referente ao balanço da campanha de 2019, seguindo a prática habitual de publicação anual na revista Al Madan. 





sábado, 14 de novembro de 2020

Barferência na Oficina Os Infantes - resumo

No passado dia 12 de Novembro, iniciou-se o ciclo de BARferências na Oficina Os Infantes, em Beja, organizado pela associação Ressurrectos e pelos estabelecimentos A Casa - Oficina Os Infantes e A Pracinha. 

A primeira Barferência ficou a cargo do Projecto Outeiro do Circo, com apresentação de Miguel Serra, e centrou-se no trabalho de divulgação e envolvimento deste projecto junto das comunidades. 

A sessão contou com 12 participantes, em ambiente descontraído que possibilitou espaço para discussão sobre vários dos temas abordados. 


Barferência - Oficina Os Infantes (fotos de Ana Ademar)

A apresentação mostrou o percurso de 12 anos do Projecto Outeiro do Circo nas áreas da Educação Patrimonial, Arqueologia Pública e Comunitária, servindo também de homenagem a todos os que estiveram envolvidos nestas acções de forma directa e indirecta, desde a equipa de investigadores do projecto e os voluntários que têm participado nas várias campanhas, passando pela comunidade local de Mombeja e da particular atenção que a ela tem sido dedicada, e também a todos os que têm participado nas inúmeras actividades de divulgação, desde cursos, workshops, conferências, percursos temáticos, entre muitas outras iniciativas, que nos permitem hoje falar de uma Comunidade do Projecto Outeiro do Circo. 

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Projecto Outeiro do Circo no III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses

Como previamente anunciado, o Projecto Outeiro do Circo irá marcar presença no III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, que decorre entre 19 e 22 de Novembro, em formato online.

A comunicação referente ao Projecto Outeiro do Circo irá ser apresentada por Nelson J. Almeida, responsável pelos estudos Zooarqueológicos no Outeiro do Circo, e tem como título "As faunas do final da Idade do Bronze no Sul de Portugal: leituras desde o Outeiro do Circo (Beja)", num trabalho também assinado por Íris Dias, Cleia Detry, Eduardo Porfírio e Miguel Serra.

Esta apresentação insere-se no Bloco 6, dedicado à Proto-História, estando prevista para as 9h30 de dia 21 de Novembro (Sábado), através de emissão online, acessível no canal de youtube da Associação dos Arqueólogos Portugueses em: https://bit.ly/YoutubeAAP

As actas deste encontro serão lançadas durante o congresso, ficando desde logo disponível o artigo relativo à comunicação do Projecto Outeiro do Circo, que aqui partilharemos logo que for possível. 

Site do III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses: 

https://congresso.arqueologos.pt/

domingo, 8 de novembro de 2020

BARferência sobre o Projecto Outeiro do Circo n`A Casa - Oficina "Os Infantes"

O Projecto Outeiro do Circo junta-se à associação Ressurrectos, e aos espaços A Casa - Oficina "Os Infantes" e "A Pracinha", para promover a primeira Barferência, de um ciclo que pretende trazer discussões de temas culturais diversos para fora dos ambientes formais em que normalmente são tratados. 

A Barferência terá lugar n`A Casa - Oficina "Os Infantes", em Beja, no dia 12 de Novembro, a partir das 19h30, e será dedicada a "Arqueologia com/para a Comunidade. Experiências, desafios e insuficiências no Projeto Outeiro do Circo (Mombeja, Beja)", com apresentação a cargo de Miguel Serra, coordenador do Projecto Outeiro do Circo. 

Devido às medidas de proteção em vigor relativamente à pandemia COVID 19, será conveniente fazer reserva através do mail: ressurrectos@gmail.com. 

Apresentação das BARferências

As Barferências são conferências realizadas em ambiente informal, com o objetivo de promover novos espaços de discussão e levar os temas a tratar a públicos diversos e pouco habituais, fora dos auditórios e outros espaços formais. São realizadas em Bares ou Cafés, entendidos como locais de sociabilização adequados para a promoção de um ambiente descontraído mas onde é possível discutir temas pertinentes.

As Barferências n`A Casa - Oficina “Os Infantes” irão incidir sobre temáticas culturais, não só para divulgação, mas sobretudo para gerar espaços de debate, com assuntos tão variados como a História, a Música, o Teatro, entre muitos outros.

Cada Barferência contará com a intervenção de um convidado, especialista no tema a abordar, que dinamizará a sessão, que se espera participativa e animada (com total respeito pelas normas de segurança e proteção relativas à COVID19!).

Em suma, uma Barferência será: discussão, conversa, convívio…enquanto se petisca ou bebe um copo!

sábado, 7 de novembro de 2020

Balanço da audição sobre património cultural e arqueológico

Como aqui foi previamente anunciado, o Projecto Outeiro do Circo foi uma das entidades convidadas a participar na Audição Pública organizada pelo Partido Comunista Português, ontem, na Casa da Cultura de Beja, com a presença da deputado ao Parlamento Europeu, Sandra Pereira.

Entre as muitas preocupações deixadas sobre diversos aspectos deste sector, a intervenção do Projecto Outeiro do Circo centrou-se em dois temas, por um lado a denúncia da falta de apoios à investigação arqueológica por inexistência de um programa nacional destinado a fomentar trabalhos científicos nesta área, sendo proposta a reactivação do antigo Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos, com uma dotação orçamental digna, e por outro lado a preocupação com as destruições arqueológicas associadas à implementação de culturas intensivas e a consequente transformação das paisagens culturais, resultantes do ineficaz quadro legal actual e da incapacidade de actuação preventiva. 

Durante a discussão, em que também intervieram outras entidades convidadas, como a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a Diocese de Beja, a EDIA, a Associação de Defesa do Património de Beja ou o Movimento Chão Nosso, foram também destacados outros assuntos, como a importância das acções de sensibilização junto das populações locais, havendo vários intervenientes que destacaram o papel positivo do Projecto Outeiro do Circo devido às contínuas acções de educação patrimonial, arqueologia comunitária e divulgação generalista do património arqueológico. 







sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Projecto Outeiro do Circo presente em audição pública sobre património

O Projecto Outeiro do Circo foi convidado a estar presente na Audição Pública sobre Património Cultural e Arqueológico, que irá ter lugar hoje, a partir das 18h00 na Casa da Cultura em Beja.

Trata-se de uma inicitiva do Partido Comunista Português, que contará com a presença de Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu. 

O Projecto Outeiro do Circo estará entre as diversas entidades convidadas para serem ouvidas sobre os problemas que afetam este sector, para posterior elaboração de um diagnóstico rigoroso, a transformar em propostas legislativas. 

A participação do Projecto Outeiro do Circo é assegurada pelo seu coordenador científico, Miguel Serra, que irá abordar diversas preocupações sobre a falta de programas de apoio para a investigação arqueológica e sobre as ameaças ao património arqueológico na região, decorrentes da instalação de culturas intensivas. 



terça-feira, 3 de novembro de 2020

Balanço da Participação na Conferência Internacional "Educação Patrimonial em Ação"

Nos passados dias 22 e 23 de outubro, realizou-se a Conferência Internacional “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios”, organizada pelo CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» e pelo DCTP - Departamento de Ciências e Técnicas do Património, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


A conferência realizou-se âmbito do projeto de investigação “Educación Patrimonial para la inteligencia territorial y emocional de la ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño e intervención en la enseñanza obligatoria” e teve como intuito debater e refletir sobre a relação estabelecida entre os museus e as comunidades e o papel que ambos desempenham. Os museus são aqui compreendidos como nó vital para a partilha, a criação, a liderança e a gestão de programas com públicos e comunidades com vista à produção de espaços de educação profundamente relacionais e de encontro entre museus / coleções, educadores e visitantes, potenciadores de novas formas de ver, interpretar e sentir.

Devido à atual situação pandémica que atravessamos, a Conferência realizou-se exclusivamente no formato virtual, com a transmissão online em tempo real no facebook e youtube. Apesar de algumas dificuldades técnicas, foi possível promover partilhas e momentos de interação e discussão ao longo das sessões entre os comunicantes e participantes.   

Subordinado a dois temas principais “Modelos de Prática” e “Transformação e Impactos” a conferência foi divida em 6 sessões e uma mesa redonda, contando com a participação de projetos e investigadores de Portugal, Espanha, Brasil, EUA, Chile e Itália. 

As comunicações apresentadas ao longo dos dois dias permitiram conhecer experiências transformadoras que utilizam o património nas suas diferentes dimensões procurando, nas suas práticas de mediação patrimonial, tecer no tempo relações duradouras e com impacto transformador na comunidade, nomeadamente a escolar, e na sua relação com os museus e com o território. Por outro lado, ao longo de toda a conferência indagou-se sobre as transformações e impactos que a Educação Patrimonial pode ter na comunidade e na sua relação com os museus, em contextos considerados normais ou em contextos como os atuais, de pandemia. 


O Projecto Outeiro do Circo esteve presente, com uma apresentação no dia 22 de outubro, integrada nos - “Modelos de Prática”, onde também foram também apresentados projetos e práticas que enaltecem a relação entre os museus, a escola e com os territórios, de locais como a Espanha ou o Brasil. 

A comunicação do Outeiro do Circo, intitulada “Os objetos arqueológicos como intérpretes do Património: o caso do Projeto Outeiro do Circo” apresenta as inúmeras ações de divulgação e educação patrimonial desenvolvidas no âmbito do Projeto, focando-se nas atividades de manipulação dos objetos arqueológicos como forma de promover aprendizagem e o envolvimento comunitário, indispensável à salvaguarda do património arqueológico. A comunicação iniciou-se com um breve enquadramento sobre a investigação científica desenvolvida no Outeiro do Circo, com especial destaque para o estudo e tratamento do espólio exumado das escavações arqueológicas. Em seguida foi apresentado o projeto de Educação Patrimonial desenvolvido nos últimos anos, com as ações destinadas a promover e a divulgar o sítio arqueológico e o conhecimento científico, destacando as atividades de abordagem multissensorial e de participação ativa do público, como as oficinas de arqueologia experimental ou o “Kit do Visitante”.

Foram ainda apresentadas algumas atividades desenvolvidas nos últimos anos, em parceria com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, centradas na manipulação de objetos arqueológicos da reserva do museu, realizadas em contexto formal e não formal, que permitiram desenvolver estratégias pedagógicas de interpretação do património arqueológico.


A comunicação deu assim a conhecer o plano para a elaboração da Mala Pedagógica do Outeiro do Circo: “Descobrir os objetos do passado” que tem como propósito a divulgação do sítio arqueológico do Outeiro do Circo e do Final da Idade do Bronze do Sudoeste Peninsular. O objetivo da criação deste recurso de divulgação de acesso generalizado, partindo dos objetos arqueológicos, é o de desenvolver ferramentas de aprendizagem do passado, que promovam a descoberta do património arqueológico entre os utilizadores/participantes. 

Tendo em conta a crescente utilização dos objetos arqueológicos como fontes patrimoniais no ensino do passado e na divulgação da arqueologia, como ponto de partida para a elaboração da mala pedagógica, considerou-se essencial a definição de critérios objetivos que proporcionassem uma base sólida de comunicação e de adequada compreensão para os diferentes públicos. A metodologia e as estratégias aplicadas na execução da mala orientaram-se pelo rigor e autenticidade da interpretação do património, bem como pela importância do manuseamento de objetos arqueológicos na comunicação do passado. 

Por último, e partindo da premissa que a observação e manipulação dos objetos arqueológicos possibilitam uma enorme diversidade de experiências educativas, a nossa narrativa de comunicação foi delineada através da biografia das peças. Cada objeto arqueológico é portador de uma biografia única, definida pelo seu processo de produção, uso, troca, estética e contexto permitindo criar diversas narrativas que possibilitam a sensibilização de diferentes públicos para a aprendizagem do património arqueológico.

O nosso objetivo na elaboração deste recurso didático é dar a conhecer os significados dos objetos arqueológicos, a sua história e a sua biografia, através de aprendizagens educativas relevantes aproximando o público da arqueologia. Consideramos que indagar sobre as estratégias de comunicação e de interpretação do património é de crucial importância, sobretudo durante o processo criação dos recursos educativos para o ensino da arqueologia.

Brevemente, a comunicação estará disponível no site do evento e no canal de Youtube do CITCEM

https://educacaopatrimonialemacao.wordpress.com/

https://www.youtube.com/channel/UC2Ia8syabdh1bO6-fCgQnIA/featured