sábado, 29 de agosto de 2020

Notas de campo (4) - Campanha de 2020

Terminou a 4ª e última semana da campanha arqueológica de 2020 no Outeiro do Circo.
Durante esta semana a equipa esteve ocupada com os registos finais de campo e com a conclusão da escavação de algumas das estruturas detectadas. 



Foi possível colocar à vista a zona da muralha, que revelou um troço bem preservado com cerca de 2,5 metros de largura composto por dois alinhamentos de pedras de maior dimensão, com preenchimento interior de pedra de menor dimensão e uma camada de terra esbranquiçada, de onde se recolheu grande quantidade de fragmentos cerâmicos e restos faunísticos, que serão devidamente estudados ao longo dos próximos meses. 
A escavação do talude da muralha avançou até à detecção de níveis de rampas de terras compactadas e de barro cozido, bem como o topo do fosso exterior. 


Na zona mais interior delimitou-se a totalidade de um muro paralelo à muralha e que deveria servir como reforço desta estrutura. Também foi possível verificar a continuidade de uma área de combustão, assinalada pela presença de uma mancha de barro cozido adossada ao longo do referido muro. 
Na restante área procedeu-se à escavação de mais alguns níveis do Bronze Final, que permitiram a recolha de grande quantidade de materiais cerâmicos, alguns restos faunísticos e artefactos em pedra como mós e denticulados de foice, para além de diversos elementos em liga de cobre, desde agulhas, punções, hastes indeterminadas ou pequenos pedaços disformes e nódulos de fundição. 
Durante esta semana registaram-se também as visitas às escavações por parte dos técnicos da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Beja, do executivo da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e do vereador Vítor Picado, da Câmara Municipal de Beja, e de alguns populares que puderam conhecer em primeira mão os principais resultados desta campanha.
É de recordar que este ano não se promoveram as habituais visitas guiadas durante as escavações, mas mesmo assim houve diversos interessados que quiseram visitar o local, num total de 33 visitantes. 

No último dia procedeu-se à limpeza, cobertura e selagem de toda a área escavada, de modo a assegurar a conservação dos vestígios detectados, cuja escavação será concluída na campanha de 2021. 


A meio da semana houve lugar à última Barferência deste ano, que contou com uma apresentação de Carlos Pedro, antropólogo e técnico superior na Direcção Regional de Cultura do Alentejo, que trouxe um tema relacionado com a caracterização das práticas agrícolas na região mais interior do Baixo Alentejo e as alterações provocadas na paisagem rural nos últimos 100 anos. 

Antes do encerramento da campanha organizou-se, com o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja, uma sessão de apresentação pública dos principais resultados dos trabalhos e que contou com a participação de todos os voluntários desta última quinzena, que ficaram encarregues de apresentar à população alguns dos artefactos recolhidos e as informações que estes nos podem proporcionar, para além de partilharem as suas experiências de participação nos trabalhos. Estiverem presentes cerca de 40 assistentes, que colocaram diversas questões ao longo da sessão, permitindo uma grande dinâmica. É de referir ainda que esta iniciativa decorreu ao ar livre e num espaço que permitiu garantir o distanciamento social recomendado, para além de todos os intervenientes e assistentes se terem feito acompanhar de máscaras. 


Aproveitamos para deixar o nosso agradecimento aos voluntários que participaram nesta 2ª quinzena: Rita Pereira, Maria Inês Santos, Pedro Caria, Hugo Martins, Bruno Gambinhas, Joana Marques, Luísa Silva e Arnaldo Teixeira. 
Deixaremos os restantes agradecimentos para uma posterior publicação mais desenvolvida sobre o balanço total da campanha de 2020. 


Sem comentários: