sexta-feira, 22 de maio de 2020

Outeiro do Circo: campanha arqueológica de 2020

A equipa responsável pelo Projecto Arqueológico Outeiro do Circo informa que se encontra a preparar a campanha de escavações arqueológicas prevista para Agosto de 2020.
Devido às medidas de contenção à propagação do Covid 19 em vigor, está a ser analisada a viabilidade de implementação de determinadas normas de modo a verificar a possibilidade de realização da campanha arqueológica. 
Não estando ainda totalmente definida a hipótese de adiar os trabalhos arqueológicos, contando-se com o apoio da Câmara Municipal de Beja para proceder a eventuais alterações na calendarização, prevêem-se diversas alterações para 2020. Assim, como medidas cautelares, não haverá lugar à realização do campo internacional de arqueologia inicialmente previsto, nem serão realizadas as habituais conferências abertas ao público. Também serão implementadas diversas medidas de protecção para os participantes nos trabalhos arqueológicos e para os visitantes. 
A campanha arqueológica de 2020 está prevista entre 3 e 28 de Agosto, mas a sua confirmação será anunciada nas primeiras semanas de Junho, caso se considere viável a sua realização.
Esta situação é baseada no panorama actual e poderá sofrer alterações em função da evolução dos acontecimentos. 
Os trabalhos em curso no povoado fortificado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, iniciados em 2019, incidem num troço de muralha e no seu prolongamento para o interior do povoado onde se encontram a ser escavados vestígios de contextos domésticos, quer da Idade do Bronze, quer de épocas posteriores. 


Sem comentários: