sexta-feira, 29 de maio de 2020

Turismo Arqueológico e o Outeiro do Circo

942!
Este é o número de visitantes que passaram pelo Outeiro do Circo nas diversas iniciativas promovidas pelo projecto de investigação arqueológica no âmbito da sua componente de divulgação.
Outros ali visitaram o sítio fora do horário de trabalho da equipa do projecto durante as escavações realizadas durante o Verão e muitos mais ali se deslocaram em outras ocasiões que não coincidiram com a presença da equipa e que por isso não fazem parte dos nossos registos.
A estes haverá ainda que acrescentar os 620 participantes nas iniciativas de um outro projecto de divulgação sobre a Idade do Bronze que abrangeu todo o concelho de Beja (ver AQUI).
Por fim há ainda que contar com os 356 participantes em diversos percursos pedestres dedicados a temas arqueológicos, mas que decorreram noutros locais próximos.
Ao todo, as acções de divulgação com base em visitas ao Outeiro do Circo e a outros locais relacionados com a Idade do Bronze, juntaram 1918 pessoas. Pode parecer um número insignificante para um trabalho desenvolvido ao longo de 12 anos, desde 2008, mas não nos podemos esquecer que se tratam de actividades sazonais e centradas em sítios que não são visitáveis, ou sequer perceptíveis sem recurso ao auxílio da interpretação.
Dos números de visitantes mencionados há que ter em conta que muitos não se enquadram na definição de Turista, e que a maior parte destas iniciativas foi dirigida às comunidades locais, mas é de destacar a sua presença motivada pelas escavações arqueológicas que se não existissem não teriam constituído motivo para ali se deslocarem.
A área do Turismo não foi assumida como uma área importante do trabalho desenvolvido no Outeiro do Circo mas esteve sempre presente nas preocupações dos responsáveis científicos, sendo vista como área de grande potencial futuro para uma região que anseia por oportunidades. Sempre que a ocasião o permitiu foram concebidas iniciativas destinadas a promover o turismo ligado a um nicho tão específico como a arqueologia.
E não foi uma área prioritária porque julgamos que ainda há um longo caminho a percorrer para criar motivos mais apelativos e uma estrutura capaz de acolher quem nos queira visitar.
A estratégia de promoção das visitas ao Outeiro do Circo assentou na abertura total ao público de todos os aspectos relacionados com este projecto, para satisfazer a curiosidade dos interessados e tentar criar uma motivação para conhecerem o local de forma presencial.
As campanhas arqueológicas, conduzidas normalmente nos meses de Agosto em cada ano, são totalmente abertas a todos os que queiram fazer uma visita para conhecer o sítio, o trabalho que se desenvolve e a paisagem em volta, para a qual o Outeiro do Circo funciona como um miradouro e autêntico "Guardião da Planície". 
À falta de estruturas arqueológicas visíveis, que "encham o olho" do visitante, utilizam-se outras formas de captar a atenção. Visitas personalizadas conduzidas pelos elementos da equipa, utilização de recursos variados como réplicas ou ilustrações e a possibilidade de terminar a visita com uma participação activa na própria escavação, numa atitude imersiva destinada a criar memórias de um dia passado de modo diferente.
Outras acções foram especificamente concebidas por solicitação de grupos com interesse em visitar o Outeiro do Circo e permitiram integrar outros patrimónios locais, como a Natureza, a Gastronomia, o Artesanato, ou o Cante Alentejano, num trabalho em rede que deverá ser a regra para acções futuras. 
De tudo isto e muito mais se irá falar hoje às 16h00, a convite do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Gustave Eiffel da Amadora, num webinar dedicado a vários nichos de Turismo e que ficará posteriormente disponível ao público no youtube e de que daremos conta assim que for publicado.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Dia d@ Ceramista

Hoje assinalou-se o Dia d@ Ceramista!
Aqui prestamos a nossa homenagem às ceramistas do Projecto Outeiro do Circo.
Ana Osório
 
Sofia Silva
Diana Fernandes




segunda-feira, 25 de maio de 2020

Pouca caça e que seja na brasa! A gestão de recursos animais no Bronze Final do Outeiro do Circo - Conferência online dia 30 de Maio


Pouca caça e que seja na brasa! A gestão de recursos animais no Bronze Final do Outeiro do Circo

As campanhas de 2013 a 2017 no Outeiro do Circo (Mombeja) permitiram recolher 633 restos de fauna. Nesta breve sessão são apresentados os objectivos, as metodologias adoptadas e os resultados preliminares do estudo destes materiais. Cerca de 15% do conjunto foi passível de identificação demonstrando uma economia baseada na exploração de ovelhas e cabras, gado bovino e suíno, com as práticas cinegéticas a serem comparativamente menos expressivas. Foi possível registar indicadores de processamento das carcaças como marcas de corte e fracturação para extracção de tutano, destacando-se os restos queimados.

Conferência online (plataforma Zoom) apresentada por Nelson J. Almeida (Uniarq).
Assista e participe!
Dia 30 de Maio (Sábado) às 18h00.
Os interessados poderão aceder e participar através do link:
ou através de:
Meeting ID: 721 7009 0405
Password: 5RMeiH

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Outeiro do Circo: campanha arqueológica de 2020

A equipa responsável pelo Projecto Arqueológico Outeiro do Circo informa que se encontra a preparar a campanha de escavações arqueológicas prevista para Agosto de 2020.
Devido às medidas de contenção à propagação do Covid 19 em vigor, está a ser analisada a viabilidade de implementação de determinadas normas de modo a verificar a possibilidade de realização da campanha arqueológica. 
Não estando ainda totalmente definida a hipótese de adiar os trabalhos arqueológicos, contando-se com o apoio da Câmara Municipal de Beja para proceder a eventuais alterações na calendarização, prevêem-se diversas alterações para 2020. Assim, como medidas cautelares, não haverá lugar à realização do campo internacional de arqueologia inicialmente previsto, nem serão realizadas as habituais conferências abertas ao público. Também serão implementadas diversas medidas de protecção para os participantes nos trabalhos arqueológicos e para os visitantes. 
A campanha arqueológica de 2020 está prevista entre 3 e 28 de Agosto, mas a sua confirmação será anunciada nas primeiras semanas de Junho, caso se considere viável a sua realização.
Esta situação é baseada no panorama actual e poderá sofrer alterações em função da evolução dos acontecimentos. 
Os trabalhos em curso no povoado fortificado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, iniciados em 2019, incidem num troço de muralha e no seu prolongamento para o interior do povoado onde se encontram a ser escavados vestígios de contextos domésticos, quer da Idade do Bronze, quer de épocas posteriores. 


segunda-feira, 18 de maio de 2020

Disponibilização do vídeo da conferência online: As cerâmicas do Outeiro do Circo: Da Investigação à Divulgação Comunitária

No canal de Youtube do Projecto Outeiro do Circo foi adicionado o vídeo da conferência de Sofia Silva que ocorreu no passado dia 16  de Maio. Infelizmente e  devido a problemas na conexão de internet não nos foi possível gravar na íntegra o interessante debate que se seguiu.

Link directo: https://www.youtube.com/watch?v=8nbLZ77Y3eA



sexta-feira, 15 de maio de 2020

Outeiro do Circo em seminário sobre Turismo, 29 de Maio

O Projecto Outeiro do Circo irá participar no Seminário WEBINAR, organizado pelo Curso Profissional de Técnico de Turismo EPGE da Amadora Centro, com uma apresentação a cargo de Miguel Serra, centrada na vertente do Turismo Arqueológico, a ter lugar no dia 29 de Maio às 16h00. 

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Comunicação no TAG Ibérico 2020 disponível

Tal como anunciado anteriormente, disponibilizamos mais uma apresentação do Projecto Outeiro do Circo, desta vez inserida no TAG Ibérico 2020, realizado em Lisboa nos dias 13 e 14 de Fevereiro do presente ano.
O TAGi é um congresso dedicado à teoria arqueológica na Península Ibérica cuja edição de 2020 decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Museu Arqueológico do Carmo.
A comunicação, a cargo de Eduardo Porfírio, intitulada "Investigação arqueológica e divulgação junto da comunidade. Algumas considerações tendo como base o caso prático do Projecto Outeiro do Circo", integrou a sessão "No todo es lo que parece: repensando la educación pública y la divulgación en la Arqueologís y en la gestión del Patrimonio de la Península Ibérica, coordenada pelos arqueólogos Laura Coltofean e Tiago Gil.


Pode aceder-se ao power point da apresentação, em formato vídeo, através da seguinte ligação: https://www.youtube.com/watch?v=j1w_KPP4FcM

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Projecto Outeiro do Circo colabora com o Congresso SOPA 2020

O Projecto Outeiro do Circo anuncia que será uma das entidades colaboradoras do Congresso SOPA 2020 - VIII Congresso Internacional de Socialização do Património no Meio Rural, que terá lugar entre os dias 12 e 17 de Outubro de 2020 no Fundão e na Serra da Gardunha.

"El objetivo del SOPA es educar en lo común, contactar, facilitar el acceso y la transmisión al patrimonio en el medio rural y propiciar una verdadera democracia cultural. Trabajar el sentimiento colectivo con gente que quiere comprometerse con la comunidad, que quiere cambiar las formas de relacionarnos con nuestra cultura. Emancipar el conocimiento mediante la expanión de los saberes y la co-creación de contenidos y metodologías. De este modo conoceremos las distintas forma de ver, tratar y considerar al patrimonio rural como generador de riqueza, posibilitando a los agentes locales el desarrollo de iniciativas culturales y económicas innovadoras y sostenibles dentro de su propio territorio."

Saiba mais sobre este congresso através das seguintes ligações:
https://www.facebook.com/SOPACONGRESO/
https://sopa20portugal.blogspot.com/p/sopa-20_7.html

E conheça as actas dos congressos anteriores na revista La Descomunal
Nenhuma descrição de foto disponível.


domingo, 3 de maio de 2020

Artigos do Jornal de Mombeja disponíveis

Durante o ano de 2010 o Projecto Outeiro do Circo encetou uma parceria com a Associação Juvenil e Cultural que Mombeja para publicar alguns conteúdos sobre arqueologia no Jornal de Mombeja, projecto lançado por esta associação.
De Janeiro a Julho de 2010, enquanto durou o jornal, os responsáveis científicos do Projecto Outeiro do Circo publicaram um rubrica intitulada "Viagens pela História da Arqueologia de Mombeja", para dar a conhecer à comunidade local o trajecto e as histórias da investigação arqueológica neste freguesia, para além de outras notícias relacionadas com o projecto. 
Passados 10 anos resolvemos disponibilizar ao público os vários artigos publicados no jornal, que ficarão alojados numa nova secção do perfil do Projecto Outeiro do Circo em academia.edu, dedicada a textos jornalísticos e que também poderão ser acedidos através da página de bibliografia do blogue. 
Artigos:

Aproveitamos para deixar o nosso agradecimento ao Nelson Salvador, grande dinamizador do Jornal de Mombeja e da Associação Juvenil e Cultural de Mombeja, e a todos os que colaboraram e contribuíram para estes projectos. 

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Foto de Francisco Santos

Foto de Francisco Santos com o Outeiro do Circo ao fundo (lado esquerdo) numa paisagem em transformação

O nosso agradecimento ao Francisco Santos pela autorização de utilização da foto.