sábado, 22 de junho de 2019

Assinado contrato para novo projecto no Outeiro do Circo

A empresa Palimpsesto, Estudo e Preservação do Património Cultural, Lda. e a Câmara Municipal de Beja assinaram um contrato no valor de 7.766,66€ (+ IVA) por ano para o desenvolvimento do projecto de investigação "PAOC-Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja)" entre 2019 e 2021. 
Este contrato permite o retomar dos trabalhos arqueológicos no povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Mombeja/Beringel) depois de um ano de interrupção motivado pela rejeição da proposta anteriormente apresentada à Câmara Municipal de Beja. 
Prevê-se a realização dos trabalhos de campo no Outeiro do Circo nos meses de Agosto de 2019, 2020 e 2021, estando a primeira campanha agendada para o período entre 5 e 30 de Agosto deste ano. 
A Câmara Municipal de Beja, para além do financiamento referido, assegura também a realização de apoio topográfico, desmatação prévia do local de intervenção e cedência de maquinaria para eventual selagem final das áreas de escavação arqueológica. 
A verba acordada com a Palimpsesto incluirá o custos com alimentação, transporte e alojamento dos participantes no projecto, a contratação de uma arqueóloga para apoio à direcção científica dos trabalhos e a disponibilização de todos os meios logísticos e equipamentos necessários para a correcta execução dos trabalhos de campo e gabinete.
A União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja também se associa ao projecto através de apoios logísticos para a concretização de diversas acções de divulgação. 
O Projecto Outeiro do Circo é coordenado pelos arqueólogos Miguel Serra (Câmara Municipal de Serpa/CEAACP-UC) e Eduardo Porfírio (Palimpsesto/CEAACP-UC) e contará com a direcção científica de Sofia Silva e a participação de 6 voluntários por cada campanha de escavações. 
A equipa integra ainda os consultores científicos Raquel Vilaça (Universidade de Coimbra) e Sofia Soares (Instituto Politécnico de Beja). 
Este novo projecto foi apresentado à Câmara Municipal de Beja em Junho de 2018, sendo comunicada a sua aprovação em Dezembro de 2018. No entanto, a assinatura de contrato só se efectivou em Maio de 2019, pelo que só após essa data é que foi possível proceder ao seu envio à Direcção Geral do Património Cultural, encontrando-se neste momento em fase de apreciação. 


terça-feira, 18 de junho de 2019

Adeus Capitan...

Lamentamos informar do falecimento de Rui Gaibino, amigo e colaborador do Projecto Outeiro do Circo. 
O Rui, para além de ser um verdadeiro divulgador do projecto, assumiu-se como um elemento de referência entre os nossos colaboradores quando em 2017 nos proporcionou uma oportunidade única, através do contacto com a realizadora colombiana Andrea Mendoza, sua amiga de longa data, que haveria de resultar na realização do documentário XAROCO, inspirado no Projecto Outeiro do Circo. 
O seu papel não ficaria pela intermediação e tornou-se no "produtor executivo" do documentário, mas seria muito mais do que isso. Foi ele o agente motivador, sempre disponível a discutir e a propor novas ideias para o documentário e para o projecto, mas também foi o verdadeiro elo de ligação entre toda a equipa de participantes, responsável também pelos momentos de lazer partilhados à sua mesa, onde o espírito de comensalidade entre a equipa foi decisivo para as ideias fluírem e concretizarem-se muitas decisões. 
Vamos sentir a falta da discussão e dos desafios com que o Rui nos brindava....e sobretudo da amizade.
Adeus Capitan...



domingo, 9 de junho de 2019

Outeiro do Circo no roteiro "Pelos Campos de Beja"

A Câmara Municipal de Beja lançou no passado dia 6 de Junho, no Centro UNESCO, o roteiro "Pelos Campos de Beja - Histórias que convidam à visita", com textos de Marcos Pereira e André Tomé, ilustrado por Susa Monteiro. 
Trata-se de um roteiro pelas freguesias rurais do concelho de Beja, mas que também pode ser lido como um livro que reúne várias histórias e apontamentos ou curiosidades sobre cada uma das aldeias. 
Sobre Mombeja escrevem os autores que: "É precisamente nos montes em seu redor que se pode sentir a história e o passado vibrante da região. A pouca distância da aldeia encontramos o Outeiro do Circo, povoado antigo da Idade do Bronze, de grandes dimensões a partir do qual homens e mulheres terão dominado a planície há cerca de três mil anos atrás". 
Fica aqui o convite para desfrutar deste roteiro e aproveitar as sugestões dos autores para agendar uma visita até à aldeia de Mombeja, com passagem pelo Outeiro do Circo. 


Pereira, M. e Tomé, A. (2019), Pelos Campos de Beja - Histórias que convidam à visita. Câmara Municipal de Beja.