domingo, 7 de outubro de 2018

Arqueologia em Comunidade - Balanço

Decorreu no passado Sábado, dia 6 de Outubro, a iniciativa "Arqueologia em Comunidade", promovida pelo Projecto Outeiro do Circo, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Beja. 
As várias actividades que formaram esta iniciativa decorreram nas belíssimas instalações da Santa Casa da Misericórdia, situadas no Hospital da Misericórdia de Beja.
A primeira sessão contou com a conferência "Arqueologia em Comunidade: do Projecto Outeiro do Circo a Mombeja", apresentada por Eduardo Porfírio, co-coordenador do Projecto Outeiro do Circo, onde se expuseram os conceitos da Arqueologia Comunitária e da Educação Patrimonial subjacentes a este projecto científico, ilustrados com diversos exemplos das acções levadas a cabo junto da população de Mombeja, no âmbito da sensibilização patrimonial e envolvimento comunitário.
No final da apresentação houve lugar a um longo debate com os assistentes, demonstrativo do interesse com que se acompanhou o tema. 





Após esta primeira sessão iniciou-se um jantar convívio que permitiu prolongar a tertúlia por mais algum tempo ao sabor de um prato tradicional alentejano, como as migas, confeccionado e servido pelo Centro Social, Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança, a quem agradecemos toda a dedicação. 

h


Para terminar a jornada, logo após o jantar procedeu-se à exibição do documentário Xaroco e no final da projecção houve lugar à actuação do Grupo Coral de Mombeja, a quem aproveitamos para expressar o nosso agradecimento pela pronta disponibilidade. 


Foi o culminar de uma jornada longa, intensa e participada que demonstrou a capacidade de envolvimento das comunidades locais a partir do trabalho desenvolvido na salvaguarda e divulgação do património arqueológico.
Terminamos com um agradecimento a todos os que participaram nas várias sessões, aos que ajudaram a organizar o evento e um especial agradecimento à Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Beja pelo excelente acolhimento e pelo apoio indispensável. 

Sem comentários: