quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A ocupação do território 13


Pisões 5 (Santiago Maior e São João Baptista) - povoado de fossas do Bronze Final

Pequeno povoado aberto localizado próximo da Villa romana de Pisões e identificado no âmbito de trabalhos do Projeto Alqueva. 
Foram detetadas estruturas de diversas fases cronológicas, datadas do Neolítico, Calcolítico, Bronze Final, II Idade do Ferro e época romana. 
Do Bronze Final surgiram evidências numa das estruturas negativas que continha diversas cerâmicas entre as quais se destacavam fragmentos com decoração de ornatos brunidos. 
Esta cronologia haveria de ser confirmada através de uma data de radiocarbono obtida a partir de uma amostra de fauna mamalógica. A estrutura enquadrável no Bronze Final poderá corresponder a um fundo de cabana, tal como sugerido pela sua configuração e pela presença de um buraco de poste (Bargão e Soares 2016: 72-75).


Localização do sítio de Pisões 5 na CMP 521

Vista para o sítio de Pisões 5 a partir da Villa de Pisões. 

Cerâmicas de ornatos brunidos de Pisões 5 (retirado de Bargão e Soares 2016: 74)

Bibliografia:

BARGÃO, P. e SOARES, A. M. (2016) – Pisões 5: um sitio de fossas nos barros de Beja. In MEDINA ROSALES, N. (ed), Actas del VII Encuentro de Arqueología del Suroeste Peninsular. Aroche-Serpa, p. 65-87.
SERRA, M. e PORFÍRIO, E. (2017)  Estratégias de povoamento entre o Bronze Pleno e Final na região de Beja. Scientia Antiquitatis, vol. 1, n.º 1. Actas do III Congresso Internacional de Arqueologia de Transição - Estratégias de Povoamento: da Pré-história à Proto-história, p. 209-232. 


Sem comentários: