domingo, 6 de maio de 2018

A ocupação do território 12

Monte do Mosteiro (Salvada/Quintos) - povoado fortificado do Bronze Final

O Monte do Mosteiro é um povoado fortificado situado sobre um meandro pronunciado que remata numa zona de encosta escarpada sobre a Ribeira de Terges. Reconheceu-se a existência de uma possível linha de muralha no acesso norte, apesar de não se conhecer a sua planta. Pelo tipo de implantação atribui-se-lhe uma cronologia entre o Bronze Final e a I Idade do Ferro, apesar de não se terem recolhido materiais, situação que necessitará da necessária comprovação arqueológica futura. A plataforma passível de ter sofrido ocupação possui cerca de 4 hectares. 
Será sem dúvida precipitado tecer mais considerações sobre este sítio devido ao parco estado dos conhecimentos, mas não podemos deixar de notar mais uma vez a importância da sua localização para o controlo de uma zona de passagem situada na Ribeira de Terges (Barros, 2012: 222; Serra e Porfírio, 2017; Serra, 2014). 

Bibliografia:
BARROS, P. (2012), O Bronze Final na região de Mértola. In, JIMÉNEZ ÁVILA, J. (ed.), Sidereum Ana II – El río Guadiana en el Bronce Final. Mérida: Anejos de AEspA, LXII, pp. 215-227. 
SERRA, M. e PORFÍRIO, E. (2017), Estratégias de povoamento entre o Bronze Pleno e Final na região de Beja. Scientia Antiquitatis, 1, p. 209-232
SERRA, M. (2014), Muralhas, Território, Poder. O papel do povoado do Outeiro do Circo (Beja) durante o Bronze Final. In VILAÇA, R. e SERRA, M. (coord), Idade do Bronze do Sudoeste - Novas perspetivas sobre uma velha problemática. Coimbra [http://www.uc.pt/fluc/iarq/pub_online/], p. 75-99.

Localização do Monte do Mosteiro (Salvada / Quintos) na CMP 541
Localização do Monte do Mosteiro (Salvada / Quintos) no Google Earth
Localização do Monte do Mosteiro (Salvada / Quintos) no Google Earth


Sem comentários: