Durante a 2ª semana da campanha de 2017 do Projecto Outeiro do Circo avançaram os trabalhos de alargamento da sondagem 7, após a limpeza e remoção dos aluimentos dos perfis, que permitiram a detecção do substrato geológico em parte da área escavada, revelando a sua grande potência estratigráfica resultante das escorrências de terras ao longo da encosta.
Na sondagem 8, e após a limpeza para recuperação dos níveis intervencionados no ano anterior, avançou-se com os trabalhos de registo das sucessivas unidades aí detectadas e a prossecução da escavação revelou a existência de uma estrutura formada por grandes blocos de pedra ligados por barro cozido, decidindo-se o alargamento desta sondagem, na zona da estrutura, para uma melhor compreensão destes vestígios.
Durante esta semana registaram-se as primeiras visitas ao Outeiro do Circo, permitindo aos visitantes o contacto directo com a realidade do trabalho de investigação aqui desenvolvido. O programa de visitas incluiu explicações, não só sobre o sítio arqueológico e o respectivo enquadramento arqueológico, mas também algumas actividades mais práticas, como a possibilidade de participar nas escavações, com o apoio dos próprios voluntários que integram a equipa, e manusear alguns materiais e réplicas, que permitem uma melhor aproximação dos visitantes ao conhecimento sobre a Idade do Bronze.
Iniciou-se também o ciclo de conferências de 2017, dedicado ao tema dos "Grandes povoados da Idade do Bronze no Sudoeste", que teve como primeiro orador Rui Mataloto, arqueólogo da Câmara Municipal do Redondo, e que trouxe a Beja uma apresentação sobre o historial da investigação desenvolvida no povoado da Idade do Bronze de Evoramonte, à qual assistiram 24 pessoas, proporcionando um animado debate no final da sessão.
Foram também desenvolvidas algumas actividades paralelas, como a exibição do documentário AltoContrasto, da realizadora Andrea Mendoza, que se encontra em filmagens no Outeiro do Circo e que contou com 37 assistentes no dia 8 de Agosto no Centro UNESCO em Beja.
De destacar ainda o envolvimento do Projecto Outeiro do Circo no Cortejo Histórico de Beja, através da participação de 6 dos voluntários como figurantes integrados na época romana!!!
Para terminar aqui fica o nosso agradecimento aos voluntários que finalizaram a sua participação nesta 1ª quinzena, Juan Batanero, Eduardo Matas, Maria Dolores, e as boas vindas aos que chegam para a 2ª metade da campanha
Sem comentários:
Enviar um comentário