terça-feira, 31 de maio de 2016

Passeio em Mombeja

Realizou-se no passado dia 29 de Maio um passeio pedestre pelo território de Mombeja incluído nas actividades da Semana Cultural e da Juventude, organizada pela União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja. 

O Projecto Outeiro do Circo associou-se pelo segundo ano consecutivo a esta iniciativa através da colaboração na organização do percurso que desta vez levou os cerca de 50 caminhantes pelos terrenos da planície ondulada a Este da aldeia de Mombeja onde foi prestada informação sobre diversos sítios arqueológicos aí intervencionados recentemente como o povoado aberto de planície da Idade do Bronze de Arroteia 6, entre outros. 
Para além dos dados referentes aos vestígios arqueológicos também houve espaço para conhecer algumas lendas e histórias mais recentes.
No final dos 9 km de percurso ainda houve lugar a um excelente momento de convívio em Mombeja à volta da mesa e com muito boa disposição.

Mais uma vez aqui fica o nosso agradecimento à organização e a todos os participantes.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Artigo do Jornal Público

Um artigo do jornal Público, assinado por Carlos Dias, destaca a importância dos novos dados arqueológicos, entre os quais os da Idade do Bronze, surgidos no contexto das intervenções realizadas ao longo de 20 anos de obras do empreendimento de Alqueva. 
A reportagem contou com a colaboração de Miguel Serra, coordenador no Projecto Outeiro do Circo.
Aceda à reportagem integral aqui

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Archaeology Field School - Bronze Age - Outeiro do Circo (Beja, Portugal)

Archaeology Field School - Late Bronze Age Fortified Settlement of Outeiro do Circo (Beja, Portugal)


Location: Beja, Portugal
Season: 
Session 1: 1 to 12 August 2016
Session 2: 16 to 26 August 2016

Website
www.outeirodocirco.blogspot.com

Program Type
Field school
Affiliation:
Palimpsesto, Inc. / Beja Municipality
Project Directors:
Dr. Miguel Serra (Palimpsesto) and Dr. Eduardo Porfírio (Palimpsesto)

Project Description
The Outeiro do Circo is a large fortified settlement from the Late Bronze Age (1250-850 BC) located in the district of Beja in the Alentejo plain. It occupies an elongated hill, with a maximum height of 276 m, bounded on the north and west by other small elevations. The southern border is dominated by the plain. Surrounding terrains are made up of a fertile agricultural soils called "Black Clays", where numerous archaeological sites, dating from the II and the beginning of I millennium BC, where discovered. The element that gives greater emphasis to this settlement is an impressive wall that borders it almost entirely, setting an occupied area of about 17 hectares and making it one of the largest settlements of this period in the Iberian Peninsula. The wall reveals a complex defensive system, with double walls, bastions and moats. The excavation works took place between 2008 and 2013 and led to the discovery of a wall section consisting of a top small wall, a system of ramps and platforms and an exterior retaining wall built on a disused ditch. Currently the archaeological work it`s being developed in the inside area of the settlement in order to achieve a better knowledge of the daily life aspects of the Outeiro do Circo`s inhabitants.

Period(s) of Occupation: Late Bronze Age
Project size: 
1-10 participants

Minimum Length of Stay for Volunteers: 2 weeks
Minimum age: 
18
Experience required: 
None

Room and Board Arrangement
Accommodation will at the Beja Municipality apartments located near the town center at a 15 minute-drive from the site. Participants will share rooms divided by gender with two beds (no more than 2 students per room). Participants have to bring sleeping bags The apartments have a well-equipped meal room (microwave, refrigerator,…) where breakfast may take place. Lunch and dinner meals are included and will take place at a local restaurant. 

Cost: 
No costs
Academic Credit
No credits available

Contact Information
- Miguel Serra (Palimpsesto): miguel.antonio.serra@gmail.com

Recommended Bibliography: 
Online: https://independent.academia.edu/ProjectoOuteiroDoCirco



quinta-feira, 19 de maio de 2016

Campanha arqueológica de 2016 no Outeiro do Circo (Beja)

O Projecto Outeiro do Circo anuncia a realização de uma nova campanha de escavações arqueológicas a realizar durante o mês de Agosto de 2016. 

Os trabalhos a desenvolver irão centrar-se na escavação de diversas sondagens no espaço interior do povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo na sequência das acções realizadas nas campanhas de 2014 e 2015. 

Aceitam-se voluntários para participação na campanha deste ano com um período mínimo de estadia de duas semanas. 

Em simultâneo com as escavações arqueológicas irá decorrer um ciclo de conferências sobre a evolução da ocupação humana na região de Beja ao longo da Pré-história e Proto-história destinado aos participantes do projecto e ao público em geral e cujo programa será anunciado brevemente. 

Durante os trabalhos haverá a oportunidade de qualquer interessado visitar o local das escavações entre as 9:00 e as 12:00 nos dias úteis entre 1 e 26 de Agosto. 

O Projecto Outeiro do Circo é financiado pela Câmara Municipal de Beja e conta com o apoio da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e da empresa de arqueologia Palimpsesto.



Voluntariado no Outeiro do Circo (Beja):
Nome do projeto: O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)
1ª Campanha: 1 de Agosto a 12 de Agosto
2ª Campanha: 16 de Agosto a 26 de Agosto

Coordenação de projeto: Miguel Serra e Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP)
Direção científica: Miguel Serra, Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP), Sofia Silva (Palimpsesto)
Consultoria científica: Raquel Vilaça (Univ. Coimbra/CEAACP), Virgílio Correia (Museu Monográfico de Conímbriga/CEAACP), Rui Parreira (DRC Algarve/UNIARQ), Sofia Soares (ESTIG-IPB/GEOBIOTEC)

Apoios: Câmara Municipal de Beja / União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista / Palimpsesto, Lda.

Contactos:
Telefone: 916981548 (Miguel Serra), 916981549 (Eduardo Porfírio), 914927882 (Sofia Silva)

Informações gerais:
Local: União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja/ Junta de Freguesia de Beringel (distrito de Beja)
Período: Bronze Final
Tipo de Estação: Povoado fortificado

No final os participantes recebem um certificado de participação.  

Descrição da campanha:
Os trabalhos previstos para 2016 serão centrados na conclusão de uma das áreas de sondagem intervencionada em 2014 e 2015, na qual se identificou uma estrutura negativa colmatada com materiais do Bronze Final e fauna diversa. Também serão iniciadas duas novas áreas de escavação junto à muralha, no espaço interior do povoado.
Pretende-se dar continuidade ao estudo do espaço habitacional do Outeiro do Circo, uma vez que os trabalhos arqueológicos anteriores incidiram na escavação de um troço de muralha.
Para além da escavação a realizar na área habitacional irão ter lugar campanhas de prospecção em todo o espaço interior do povoado e serão realizados trabalhos de tratamento de espólio.
A campanha de 2016 integra também a realização de diversas acções de formação e palestras sobre evolução da ocupação humana no território do Baixo Alentejo entre o Calcolítico e a Idade do Ferro.
Também serão realizadas visitas guiadas a museus e monumentos do centro histórico de Beja.
Mais informações em: http://outeirodocirco.blogspot.com

Chegada: deverão chegar no Domingo anterior ao início da respectiva campanha em que estão inscritos. Deverão comunicar a hora de chegada (quer em transporte público quer em viatura própria), tentando se possível chegar antes das 20:30. Está  assegurado o transporte desde a Rodoviária e da Estação de Comboios até ao local de estadia. Se alguém chegar mais tarde em transporte público deverá avisar os responsáveis do projecto para assegurarmos o seu transporte até ao local de estadia. Quem vier em viatura própria deverá contactar os responsáveis do projecto.

Alojamento: Apartamentos na cidade de Beja. Deverão levar saco cama.

Alimentação: em restaurante na cidade de Beja (inclui pequeno almoço, lanche para levar para o campo, almoço e jantar). Está incluído o jantar no dia de chegada.

Transporte: as deslocações para o local de trabalho serão asseguradas por transporte cedido pela União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e pela Câmara Municipal de Beja.

Conselhos: levar chapéu, cantil, luvas, protector solar.

Horário de trabalho: 7:00 – 13:00 (no campo) e das 17:00 – 19:00 (tratamento de espólio e acções de formação)

sábado, 7 de maio de 2016

Global Archaeology

O Projecto Global Archaeology da arqueóloga canadiana Kate Leonard continua o seu périplo pelo globo, com passagens já efectuadas pela Nova Zelândia, Austrália (Tasmânia), Ilhas Fiji e México, estando a sua presença em Portugal, no Outeiro do Circo, assegurada para o mês de Agosto.
A participação em diversos projectos arqueológicos pelo mundo fora pode ser acompanhada no blog da autora e na revista online Popular Archaeology.
Aqui fica a descrição sobre o Projecto Outeiro do Circo no site do Global Archaeology onde Kate Leonard destaca o envolvimento comunitário e a agenda social associados às intervenções arqueológicas.
Durante a sua participação na campanha de 2016 do Outeiro do Circo, Kate Leonard irá proferir uma conferência sobre o Global Archaeology onde haverá oportunidade para conhecer um pouco da sua participação em cenários tão distintos por todo o mundo.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - Albernôa e Trindade - Cancelamento

Lamentamos informar que as iniciativas do projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja" previstas para os dias 6 e 7 de Maio na União de Freguesias de Albernôa e Trindade foram canceladas devido às condições meteorológicas adversas.
Na impossibilidade das iniciativas serem realizadas em outras datas durante o mês de Maio por dificuldades de agenda estas serão adiadas para datas a anunciar oportunamente.
O todos os participantes e interessados pedimos as nossas desculpas e lamentamos qualquer incómodo causado.
Aproveitamos para informar que as próximas actividades irão decorrer na União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista nos dias 17 e 18 de Junho.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Exposição "Outeiro do Circo: o guardião da planície"

A exposição "Outeiro do Circo: o guardião da planície" esteve patente ao público no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Beja desde 28 de Setembro de 2012 até 2 de Maio de 2016.
Tratando-se de uma exposição temporária, suplantou todas as expectativas ao permanecer acessível ao público durante quase 4 anos.
Durante este período muitas foram as visitas aí realizadas, quer por quem visitava os vestígios arqueológicos integrados no próprio museu, quer em iniciativas organizadas propositadamente para conhecer a história do povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo.
A sua permanência permitiu criar diversas iniciativas onde também se explorou a relação com a exposição permanente, dedicada aos vestígios encontrados no próprio local e contando assim a história da evolução da ocupação humana no território de Beja ao longo dos tempos.
Após cumprir integralmente o papel de divulgação do Outeiro do Circo, a exposição agora finalizada irá ser readaptada de modo a poder ser utilizada em outros espaços num futuro próximo.


domingo, 1 de maio de 2016

A Idade do Bronze em Beja em destaque no jornal Público

O jornal Público destaca na sua edição de 1 de Maio uma notícia sobre a importância e particularidade das estelas da Idade de Bronze da região de Beja, a partir do achado recente da estela do Monte do Ulmo (Santa Vitória) e na qual também é referido o projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias" que consiste na promoção deste período, numa organização da Câmara Municipal de Beja e da empresa Palimpsesto com o apoio das juntas de freguesia do concelho.

Resultado de imagem para Público

Descoberta mais uma estela alentejana com uma enigmática figura ainda por interpretar