terça-feira, 27 de maio de 2014

Centro Hércules investiga Povoado da Idade do Bronze na região de Beja

O Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo estabeleceu uma parceria com o Centro Hércules da Universidade de Évora para o desenvolvimento de prospeções geofísicas, a realizar no início de Julho, no povoado do Outeiro do Circo (Beja).
Os trabalhos consistem na aplicação de vários métodos não intrusivos (eletromagnética, magnetometria e georadar) para analisar a distribuição espacial de vestígios arqueológicos ocultos no subsolo deste povoado fortificado da Idade do Bronze Final (1200 – 800 a.C.), principalmente para avaliação da existência de estruturas relacionadas com o espaço habitacional interno, o perímetro das muralhas e a zona da principal entrada do povoado.
A realização deste tipo de trabalhos permitirá a obtenção de dados de extrema importância para auxiliar futuras escavações arqueológicas, mas também para conseguir uma melhor definição das estruturas arqueológicas soterradas em zonas onde já não subsistem vestígios à superfície.
 
As prospeções geofísicas, que serão integradas num novo projeto de investigação em curso de apreciação, irão ser coordenadas pelos geofísicos Bento Caldeira e José Borges do Centro de Geofísica de Évora e pelos arqueólogos Miguel Serra e Eduardo Porfírio da empresa Palimpsesto e do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra, responsáveis pela investigação em curso no Outeiro do Circo e contarão com o auxílio de dois bolseiros de investigação, também da Universidade de Évora.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Summer School "Inside the Bronze Age"

The Polytechnic Institute of Beja is promoting the IPBEJA SUMMER SCHOOL 2014. IPBeja has a close relationship with the region, and looks to make use of its influences and the authentic countenance of the Alentejo, of its landscape, its people and its traditions. Accordingly, the values and characteristics of the Alentejo region are the basis for the three courses that IPBeja Summer School is proposing for this year: - “Alentejo Time”, Intangible Heritage: 21st to 25th July – 2 ECTS; -“ Inside the Bronze Age” – Archaeology: 27th July to 1st August – 2 ECTS; - “Message in a Bottle”, Enotourism, “more than wine”: 15th to 19th September – 2 ECTS.

More Information:
 
Application form:
-----------------

O Instituto Politécnico de Beja organiza em colaboração com a empresa Palimpsesto uma Escola de Verão Internacional de Arqueologia no âmbito de um novo projeto de investigação, em fase de avaliação, centrado no estudo do povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, e que terá lugar entre 28 de julho e 1 de agosto de 2014.
Esta iniciativa é sobretudo dirigida para estudantes de arqueologia de universidades estrangeiras, mas também poderão participar profissionais de diversas áreas ligadas ao património cultural, mediante inscrição disponibilizada no site do Instituto Politécnico de Beja:

https://www.ipbeja.pt/servicos/gmc/Documents/Application_Form_summer_school_IPBeja.pdf
 
Também poderá ser consultada informação sobre outras escolas de Verão disponíveis:

https://www.ipbeja.pt/servicos/gmc/Documents/IPBEJA_SUMMER_SCHOOL_2014.pdf

O programa será anunciado em breve, mas, desde já ficam aqui enunciadas algumas das principais informações para os eventuais interessados.






segunda-feira, 19 de maio de 2014

Tese de Doutoramento

Informa-se que Ana Bica Dias Osório, colaboradora do Projeto Outeiro do Circo, irá defender a sua dissertação de doutoramento no dia 13 de Junho de 2014 às 14:30 na Sala dos Capelos na Reitoria da Universidade de Coimbra.
A dissertação, intitulada "Gestos e Materiais: uma abordagem interdisciplinar sobre cerâmicas com decoração brunida do Bronze Final / I Idade do Ferro" foi orientada por Raquel Vilaça e Teresa Vieira e estuda cerâmicas de várias estações arqueológicas, entre as quais algumas do Outeiro do Circo, recorrendo a uma metodologia arqueológica, arqueométrica e de arqueologia experimental.
Recorde-se ainda que Ana Osório esteve presente em diversas campanhas de escavação e tratamento de materiais do Outeiro do Circo, tendo coordenado diversas atividades e projetos de Arqueologia Experimental sobre cerâmicas relacionadas com este projeto e, é uma das principais autoras de vários artigos sobre o tema do espólio cerâmico recolhido no Outeiro do Circo, alguns já publicados e que podem ser consultados na página da bibliografia deste blogue e outros ainda em preparação.

sábado, 17 de maio de 2014

Estágio no Projeto Outeiro do Circo

Encontra-se na fase final o estágio curricular de João Chinita, aluno do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, centrado na criação de ilustrações didáticas sobre alguns aspetos do povoado do Outeiro do Circo e na criação de um web site sobre o projeto arqueológico que investiga este importante sítio da Idade do Bronze.
Em breve será apresentado o resultado final, bem como o site mencionado.


 

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mesa redonda: A Idade do Bronze em Portugal: os dados e os problemas

O Projeto Outeiro do Circo esteve presente na mesa redonda "A Idade do Bronze em Portugal: os dados e os problemas", realizada em Abrantes nos dias 28 e 29 de Abril, com a apresentação de uma comunicação, a cargo de Miguel Serra, intitulada "Os senhores da planície. A ocupação da Idade do Bronze nos Barros de Beja (Baixo Alentejo, Portugal)".
O tema abordado centrou-se inicialmente nas perspetivas de investigação de finais do século XX sobre este período para em seguida mostrar as alterações produzidas pelo impacto das inúmeras novidades surgidas sobretudo no âmbito da arqueologia comercial. 
Procurou-se também mostrar de que forma o Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo se articula com os dados produzidos pelas várias equipas de arqueologia que atuam nesta região.
O foco principal centrou-se na questão das arquiteturas no Bronze Médio e Final, demonstrando as mudanças de investimento construtivo, inicialmente centradas no âmbito funerário para em seguida a prioridade ser colocada ao serviço dos espaços habitados, nomeadamente dos sistemas defensivos.