Foi publicado em Maio um artigo científico que aborda a questão da deterioração climática e a economia de subsistência no Sul da Península Ibérica durante a Pré-história, que conta com dados relativos ao povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo.
O trabalho, publicado na revista internacional Environmental Research Letters, n.º 19, é assinado por Julian Schirrmacher, da Universidade de Kiel (Alemanha), Nelson J. Almeida, da Universidade de Évora e membro da equipa do Projeto Outeiro do Circo, Hans-Peter Stika, da Universidade de Hohenheim (Alemanha) e Mara Weinelt, da Universidade de Kiel.
O estudo apresentado assenta na possibilidade de análise das espécies vegetais cultivadas e dos animais de criação, na pré-história, poderem ajudar a decifrar o impacto da deterioração climática nas sociedades do Sul da Península Ibérica da época.
A abordagem incide sobre duas grandes regiões, o Sudoeste e o Sudeste peninsulares, num vasto período compreendido entre o Neolítico e o início da Idade do Ferro. Os dados relativos ao estudo das faunas para a Idade do Bronze na zona Sudoeste, baseiam-se nos resultados publicados para dois sítios, o Castro de Ratinhos (Moura) e o Outeiro do Circo (Beja), tendo este último sido estudado por Nelson J. Almeida, um dos autores do trabalho agora dado a conhecer.
Link para o artigo: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/ad4fa3