O Projeto Outeiro do Circo marcou presença nas Jornadas Internacionais de Arqueologia "Fazer o lume, fazer a luz. Arqueologia do Fogo", realizadas em Palmela entre os dias 22 e 25 de junho.
No primeiro dia das jornadas teve lugar a apresentação intitulada "Firewall(s). O elemento fogo nos processos construtivos da muralha do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)", a cargo de Eduardo Porfírio e Miguel Serra, que também inclui as colaborações dos investigadores Sofia Silva, Sofia Soares, João Barreira e Nelson J. Almeida.
A comunicação centrou atenções no sistema defensivo do Outeiro do Circo, com particular destaque para a rampa de barro cozido que ocupa o espaço de talude delimitado pelos dois alinhamentos de pedras que compõem a muralha.
No espaço reservado ao debate houve ainda oportunidade para desenvolver algumas questões sobre a intencionalidade e a funcionalidade deste dispositivo.
Durante as jornadas procedeu-se também ao lançamento do livro "Amanhar a terra. Arqueologia da Agricultura", que reúne os contributos das primeiras Jornadas Internacionais de Arqueologia de Palmela, realizadas em 2021, incluindo a participação do Projeto Outeiro do Circo com o artigo "Campos, pastos e bosques. Comunidades agro-pastoris do Bronze Final no Outeiro do Circo (Mombeja, Beja, Portugal)", que brevemente disponibilizaremos ao público.