O Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (PAOC), integrou a equipa internacional que participou no projeto "Registar para proteger a Cultura Sao", que decorreu entre 8 e 22 de Fevereiro na República do Chade.
Este projeto surgiu no seguimento de um acordo de cooperação, assinado em Dezembro de 2022, entre o Centre National de Recherche pour le Développement (CNRD) - Chade e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) - Portugal, que incluiu também a participação do Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências (IAARS) - Rússia.
A missão desenvolvida incidiu em três áreas principais de atuação, nomeadamente:
- Investigação arqueológica de salvaguarda sobre património da Cultura Sao;
- Investigação histórica nos Arquivos Nacionais do Chade;
- Investigação etnobotânica comparada nos ambientes secos do Sael e tropicais.
O Projeto Outeiro do Circo integrou a componente arqueológica, que contou com colaborações da Câmara Municipal de Serpa e da cooperativa O Legado da Terra (Beja).
Os trabalhos arqueológicos decorreram nas proximidades de N`Djamena, capital da República do Chade, entre 13 e 21 de Fevereiro, com uma equipa constituída por elementos do CNRD, do Museu Nacional do Chade, das Universidades chadianas de Doba e Sarkh, do CEAUP e do IAARS, com arqueólogos portugueses, russos, camaroneses e chadianos.
Foram realizadas escavações arqueológicas nos sítios de Toukra Dassa 1 e 2.
Toukra Dassa 1 localiza-se junto à vila de Toukra, um subúrbio a Sul da capital, na margem esquerda do Rio Chari. O sítio é constituído por uma colina artificial com 3 a 4 metros de altura e ocupa uma área de 1,2 hectares. Encontra-se parcialmente destruído devido à exploração de argila para a produção de tijolos de barro. À superfície observa-se uma vasta quantidade de fragmentos cerâmicos.
Foram realizadas duas sondagens que permitiram a identificação de uma camada uniforme com grandes quantidades de material cerâmico, ossos de animais, onde se incluía a presença significativa de peixes, restos carbonizados de sementes.
Toukra Dassa 2 situa-se a 850 metros para leste de Toukra Dassa 1 e encontra-se a cerca de 550 metros do Rio Chari. Os limites do sítio são difíceis de determinar, pois boa parte encontra-se ocupado por casario disperso, tendo sido calculada uma área de dispersão de cerca de 3,2 hectares. Á superfície surgem inúmeros vestígios de fragmentos cerâmicos e barro cozido, destacando-se 11 restos de vasos in situ.
A escavação incidiu em duas sondagens que permitiram a recolha de diversos vasos, alguns completos, fornos culinários em barro cozido e uma urna funerária contendo um enterramento infantil.
Durante os trabalhos promoveram-se ações de formação sobre metodologia de escavação, registo e recolha de amostras.
As comunidades locais acompanharam sempre de perto e com grande interesse o trabalho desenvolvido, o que permitiu algumas breves iniciativas de envolvimento e a insistência junto dos parceiros locais para o desenvolvimento de atividades especificamente dirigidas para as populações, com particular incidência nas comunidades escolares.
Os trabalhos irão continuar com a análise do conjunto de vestígios arqueológicos, antropológicos e arqueobotânicos recolhidos, na expetativa de obtenção de resultados relevantes para o estudo da Cultura Sao e para a prossecução do projeto em 2024.
Paralelamente aos trabalhos de campo houve lugar a reuniões de trabalho no CNRD para definição dos objetivos da missão e sessões para enquadramento sobre a Cultura Sao e a tipologia de sítios arqueológicos a analisar, bem como visitas ao Museu Nacional do Chade e ao Museu de Gaoui (antigo palácio do Sultão dos Kotoko).
O Projeto Arqueológico Outeiro do Circo agradece ao CEAUP a oportunidade de integrar este projeto e a todos os parceiros envolvidos, pela possibilidade de partilha de conhecimentos e de experiências.