domingo, 12 de março de 2023

Balanço da participação na missão arqueológica na República do Chade

O Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (PAOC), integrou a equipa internacional que participou no projeto "Registar para proteger a Cultura Sao", que decorreu entre 8 e 22 de Fevereiro na República do Chade. 

Este projeto surgiu no seguimento de um acordo de cooperação, assinado em Dezembro de 2022, entre o Centre National de Recherche pour le Développement (CNRD) - Chade e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) - Portugal, que incluiu também a participação do Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências (IAARS) - Rússia. 

A missão desenvolvida incidiu em três áreas principais de atuação, nomeadamente: 

- Investigação arqueológica de salvaguarda sobre património da Cultura Sao;

- Investigação histórica nos Arquivos Nacionais do Chade;

- Investigação etnobotânica comparada nos ambientes secos do Sael e tropicais. 

O Projeto Outeiro do Circo integrou a componente arqueológica, que contou com colaborações da Câmara Municipal de Serpa e da cooperativa O Legado da Terra (Beja).

Os trabalhos arqueológicos decorreram nas proximidades de N`Djamena, capital da República do Chade, entre 13 e 21 de Fevereiro, com uma equipa constituída por elementos do CNRD, do Museu Nacional do Chade, das Universidades chadianas de Doba e Sarkh, do CEAUP e do IAARS, com arqueólogos portugueses, russos, camaroneses e chadianos. 

Foram realizadas escavações arqueológicas nos sítios de Toukra Dassa 1 e 2. 

Toukra Dassa 1 localiza-se junto à vila de Toukra, um subúrbio a Sul da capital, na margem esquerda do Rio Chari. O sítio é constituído por uma colina artificial com 3 a 4 metros de altura e ocupa uma área de 1,2 hectares. Encontra-se parcialmente destruído devido à exploração de argila para a produção de tijolos de barro. À superfície observa-se uma vasta quantidade de fragmentos cerâmicos.

Foram realizadas duas sondagens que permitiram a identificação de uma camada uniforme com grandes quantidades de material cerâmico, ossos de animais, onde se incluía a presença significativa de peixes, restos carbonizados de sementes.



Toukra Dassa 2 situa-se a 850 metros para leste de Toukra Dassa 1 e encontra-se a cerca de 550 metros do Rio Chari. Os limites do sítio são difíceis de determinar, pois boa parte encontra-se ocupado por casario disperso, tendo sido calculada uma área de dispersão de cerca de 3,2 hectares. Á superfície surgem inúmeros vestígios de fragmentos cerâmicos e barro cozido, destacando-se 11 restos de vasos in situ

A escavação incidiu em duas sondagens que permitiram a recolha de diversos vasos, alguns completos, fornos culinários em barro cozido e uma urna funerária contendo um enterramento infantil. 



Durante os trabalhos promoveram-se ações de formação sobre metodologia de escavação, registo e recolha de amostras.


As comunidades locais acompanharam sempre de perto e com grande interesse o trabalho desenvolvido, o que permitiu algumas breves iniciativas de envolvimento e a insistência junto dos parceiros locais para o desenvolvimento de atividades especificamente dirigidas para as populações, com particular incidência nas comunidades escolares. 


Os trabalhos irão continuar com a análise do conjunto de vestígios arqueológicos, antropológicos e arqueobotânicos recolhidos, na expetativa de obtenção de resultados relevantes para o estudo da Cultura Sao e para a prossecução do projeto em 2024.  


Paralelamente aos trabalhos de campo houve lugar a reuniões de trabalho no CNRD para definição dos objetivos da missão e sessões para enquadramento sobre a Cultura Sao e a tipologia de sítios arqueológicos a analisar, bem como visitas ao Museu Nacional do Chade e ao Museu de Gaoui (antigo palácio do Sultão dos Kotoko). 


O Projeto Arqueológico Outeiro do Circo agradece ao CEAUP a oportunidade de integrar este projeto e a todos os parceiros envolvidos, pela possibilidade de partilha de conhecimentos e de experiências. 

sexta-feira, 10 de março de 2023

Outeiro do Circo referenciado em artigo no The Heritage Education Journal

O Projeto Outeiro do Circo foi referenciado como um dos projetos recomendados (Recommended archaeological activities/curricula/sites to explore) na área da Educação Patrimonial, no âmbito de um artigo intitulado "Why does archaeology matter? Archaeology across different countries and teaching approaches", recentemente publicado no The Heritage Education Journal

O artigo é assinado por autores de diversos países, incluindo Helena Pinto, investigadora do CITCEM - Centro de Investigação Transdiciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Universidade do Porto.

O trabalho analisa como a arqueologia contribui para o ensino da história e para o processo de aprendizagem, os benefícios de aprender da e com a arqueologia, mas também sobre as dificuldades de implementação destas matérias no sistema de ensino. Os exemplos utilizados ao longo do artigo resultam de um grupo de trabalho internacional que inclui países como os Estados Unidos da América, Espanha, Suíça e Portugal. 

O Projeto Outeiro do Circo ficou incluído entre os 18 sítios/projetos selecionados, dos países mencionados, que merecem ser acompanhados, segundo os autores, como experiências que relacionam a arqueologia com a educação. 

O artigo encontra-se acessível, clicando no título no início do texto. 

quarta-feira, 8 de março de 2023

Balanço do worshop sobre cerâmicas

Realizou-se no dia 7 de Março, no Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o segundo workshop do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023.

A sessão, ministrada por Sofia Silva, arqueóloga da AXIS MUNDI - Heritage & Archaeology, contou com a participação de 17 alunos no âmbito da Unidade Curricular do 1º ciclo em Arqueologia de Análise de Materiais Pré e Proto-Históricos, lecionada pela Professora Doutora Raquel Vilaça.

Durante o workshop os participantes tiveram a oportunidade de contactar com as práticas de investigação sobre cerâmicas da Idade do Bronze, nomeadamente de classificação e inventário, quer através de uma sessão teórica de enquadramento, quer através de ações práticas, para as quais se recorreu a cerâmicas provenientes do Outeiro do Circo e de outros sítios do mesmo período do Norte de Portugal, gentilmente cedidos pelo Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga,  a quem agradecemos. 

Esta atividade integra-se no plano educativo do projeto em curso sobre o Outeiro do Circo e foi possível de concretizar devido à parceria com Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, os apoios da empresa Palimpsesto, da AXIS MUNDI, do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e o financiamento da Câmara Municipal de Beja. 

quinta-feira, 2 de março de 2023

Workshop sobre inventário e classificação de cerâmicas

O Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo organiza um workshop sobre inventário e classificação de cerâmicas, em parceria com o Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

A sessão será realizada por Sofia Silva, da AXIS MUNDI - Heritage & Archaeology, e terá lugar em Coimbra, no próximo dia 7 de Março, integrada na Unidade Curricular do 1º ciclo em Arqueologia - Análise de Materiais Pré e Proto-Históricos. 

Trata-se de mais uma atividade do plano educativo do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023, e conta com o apoio da empresa Palimpsesto e o financiamento da Câmara Municipal de Beja.