domingo, 11 de julho de 2021

Nota de imprensa - Campanha arqueológica de 2021 no Outeiro do Circo

Durante o mês de Agosto, entre o dia 2 e 27, irá decorrer a última campanha de trabalhos arqueológicos do PAOC - Projecto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja) - PIPA 2019-2021.

A campanha de 2021 pretende concluir os trabalhos desenvolvidos desde 2019, que permitiram a descoberta de um troço da muralha da Idade do Bronze e novos dados relacionados com a ocupação do sítio durante a Idade do Ferro. 
As escavações arqueológicas irão incidir numa área da muralha que revelou um bom estado de conservação, detetando-se um muro em pedra, rampas de barro cozido e um possível fosso, e que permitiu a recolha de grande quantidade de cerâmicas e restos faunísticos da Idade do Bronze Final. 
Esta campanha será a última do presente projecto, dando-se por terminado um ciclo de investigação sobre o Outeiro do Circo e que incluirá a realização de um colóquio em Beja de balanço e encerramento dos trabalhos realizados ao longo dos últimos 13 anos e que terá lugar até final do ano. 
A equipa científica, coordenada pelos arqueólogos Miguel Serra, Eduardo Porfírio e Sofia Silva, contará com estudantes de arqueologia das universidades de Coimbra, Évora e Santiago de Compostela, para além de participantes de outras áreas de formação e arqueólogos profissionais. 
Devido à situação pandémica que continuamos a atravessar, a equipa do Projecto Outeiro do Circo decidiu não realizar o ciclo de conferências que habitualmente organiza nestas datas, mas irá manter as acções de formação destinados aos voluntários. De igual forma não serão desenvolvidas as actividades de Educação Patrimonial dirigidas a grupos de jovens em férias, mas haverá a possibilidade de receber pequenos grupos em visitas guiadas aos trabalhos arqueológicos, sendo asseguradas todas as medidas de protecção necessárias. 
O Projecto Outeiro do Circo conta com o financiamento da Câmara Municipal de Beja e com o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto. 


sábado, 10 de julho de 2021

Balanço do XXI Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos

No passado dia 8 de Julho o Projecto Outeiro do Circo participou no XXI Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos, dedicado às Novas Fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento

O Projecto Outeiro do Circo integrou o Painel 5, centrado nas temáticas Património, patrimonialização, memórias, com uma apresentação intitulada "Projecto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja, Portugal): educação patrimonial e envolvimento comunitário", e que fez um percurso pelos 13 anos deste projecto, a partir do programa de Arqueologia Comunitária, onde se deu especial atenção às atividades desenvolvidas com a população da aldeia de Mombeja. 

A comunicação abordou questões como a antiga relação entre as populações locais com o sítio arqueológico a partir de lendas existentes desde o século XVIII, à perda de memória colectiva nos tempos mais recentes e aos esforços de recuperação dessa memória e de criação de novos laços entre as comunidades e a investigação arqueológica em curso. 


A sessão contou ainda com diversas intervenções com temas muito distintos, desde a identidade cultural em territórios de fronteira, a partir de tradições populares de música e dança, à questão do apagamento da memória de um parque arqueológico no Brasil, a temas de museologia participada e comunitária. 

Agradecemos ao Centro de Estudos Ibéricos o convite para participar no Curso de Verão e a oportunidade de apresentarmos o Projecto Outeiro do Circo a um público tão vasto e diversificado. 

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Outeiro do Circo no XXI Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos

O Projecto Outeiro do Circo fará hoje a sua participação no XXI Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), através da presença de Miguel Serra, com a comunicação "Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja, Portugal): educação patrimonial e envolvimento comunitário", integrada no painel dedicado aos temas Património, patrimonialização, memória.

O curso, que tem como tema principal as Novas Fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento, é organizado pelo CEI, para promover uma plataforma de intercâmbio, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios e as culturas ibéricas, sendo coordenado por Rui Jacinto (Univ. Coimbra) e Maria Isabel Martín Jiménez (Univ. Salamanca) e é creditado pela Universidade de Salamanca. 

A apresentação sobre o Outeiro do Circo irá incidir numa síntese sobre o percurso das acções de Educação Patrimonial e Envolvimento Comunitário deste projeto desde 2008 até à actualidade.