terça-feira, 30 de julho de 2019

Campanha arqueológica 2019 - Vagas para voluntários


O Projecto Outeiro do Circo informa da abertura de 4 vagas para trabalho voluntário durante a primeira quinzena da campanha de 2019, prevista para 5 a 16 de Agosto, e de 1 vaga para a segunda quinzena entre 19 e 30 de Agosto. 

Projecto: PAOC-Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja).
Localização: Mombeja, Beja
Tipo de sítio: Povoado fortificado
Cronologia: Idade do Bronze Final

Condições oferecidas:
- Alojamento (em casa equipada, situada em Mombeja a 18 km de Beja)
- Alimentação (em restaurante)
- Transporte do local de alojamento para o local de escavação e transporte desde Beja (para chegadas em transportes públicos) até Mombeja.
- Certificado de participação 

Direcção científica:
Miguel Serra (Câmara Municipal de Serpa, Projecto Outeiro do Circo, CEAACP-UC)
Eduardo Porfírio (Palimpsesto, Projecto Outeiro do Circo, CEAACP-UC)
Sofia Silva (Palimpsesto, Projecto Outeiro do Circo)

Candidaturas para: miguel.antonio.serra@gmail.com

Nota: chegada por transporte público (até Beja) ou viatura própria (até Mombeja). Os voluntários aceites deverão informar da hora e local de chegada, devendo esta ocorrer no Domingo anterior ao início de cada campanha.

Conselhos: trazer chapéu, cantil, luvas, protector solar, saco cama.

Horário de trabalho: 7h00 - 13h00 (escavação arqueológica) e 15h00 - 17h00 (tratamento de materiais)

Outros: o programa de trabalhos incluirá a assistência a uma conferência (em cada quinzena) e visitas guiadas a património histórico da cidade de Beja (programa a combinar com os voluntários)


sábado, 27 de julho de 2019

Novo artigo sobre Educação Patrimonial

Já se encontra disponível um novo artigo do projecto Outeiro do Circo sobre Educação Patrimonial, publicado na revista Al Madan Online, 22,4
Da autoria de Miguel Serra, coordenador do Projecto Outeiro do Circo, este novo trabalho é dedicado a um projecto desenvolvido em 2016 para a Câmara Municipal de Beja, com o intuito de divulgar o conhecimento sobre a Idade do Bronze no concelho de Beja.
Com o título "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias. A Idade do Bronze na região de Beja", o artigo faz o balanço deste projecto que percorreu todas as freguesias de Beja, realizando conferências, percursos pedestres e pequenas exposições sobre os vestígios da Idade do Bronze conhecidos no território de cada localidade, aproximando as comunidades locais ao seu património. 

O artigo encontra acessível através da página de bibliografia deste blogue e no perfil do Projecto Outeiro do Circo em academia.edu: 




quarta-feira, 24 de julho de 2019

Dia Internacional da Arqueologia

24 de Julho - Dia Internacional da Arqueologia.
Em breve o Projecto Outeiro do Circo irá apresentar o programa de actividades para a campanha de 2019, que incluirá visitas guiadas às escavações arqueológicas, exposições, conferências e outras novidades.


quarta-feira, 10 de julho de 2019

Nova parceria do Projecto Outeiro do Circo

O Projecto Outeiro do Circo associa-se ao Projecto de Investigação do Castelo de Monforte de Ribacôa - PICMOR (Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda), no âmbito do desenvolvimento comum de acções de Arqueologia Comunitária.
Este projecto, da responsabilidade da RIBACVDANA - Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário, centra-se no estudo arqueológico do Castelo medieval de Monforte de Ribacôa, mas procura alargar o seu alcance à população que habita o seu entorno, através de metodologias participativas, integrando a comunidade em todo o processo de investigação, valorização e dinamização do sítio.
O projecto PICMOR é coordenado pelos arqueólogos José Paulo Francisco (membro do Grup d`Arqueología Pública i Patrimoni da Universidade de Barcelona), Tiago Gil e Tiago Ramos e conta com a parceria de diversos projectos e associações, para além do Projecto Outeiro do Circo, como os projectos Castro de San Lourenzo, Arqueología en comunidade en Cereixa; Cambedo 1946, Arqueologia da Resistência na Raia Galego-Portuguesa; Congreso SOPA; Underground / Arqueología, Patrimonio & Gente; Terra Levis, Arqueología en comunidade e Castelo de Lobarzán. É assim formada uma rede informal de parceiros no âmbito da Arqueologia Comunitária, tal como havia sido sugerido durante o encontro Fazer com Tod@s - Arqueologia, Museus e Comunidade(s), realizado em Vila Nova de Foz Côa no passado mês de Abril.