segunda-feira, 30 de julho de 2018

Novo projecto para o Outeiro do Circo submetido à CM Beja

Foi entregue à Câmara Municipal de Beja, para apreciação, um novo projecto de investigação para o Outeiro do Circo a iniciar em 2019.
Os principais objectivos em termos de intervenção no terreno voltam a centrar-se na área habitacional do Outeiro do Circo, através da escavação arqueológica numa área de 150 m2 junto à linha de muralha intervencionada em campanhas anteriores, com a qual se pretende documentar com maior pormenor o quotidiano das populações que ocuparam o Outeiro do Circo durante a Idade do Bronze. 
Para além da componente de investigação, este novo projecto, incorpora um programa de Educação Patrimonial e de Arqueologia Comunitária mais vasto, com o intuito de consolidar as dinâmicas alcançadas nestas vertentes. 
Aguarda-se a decisão da Câmara Municipal de Beja em relação ao presente pedido de apoio para aferir das condições de retomar este projecto. 



sábado, 28 de julho de 2018

Novo projecto para o Outeiro do Circo em preparação

Encontra-se em fase de conclusão um novo projecto científico relativo à continuidade da investigação arqueológica no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, que brevemente será apresentado à Câmara Municipal de Beja para apreciação.
Este novo projecto pretende decorrer entre 2019 e 2022, concretizando-se através de campanhas de escavação arqueológica em área próxima à muralha, prevendo-se o alargamento de uma sondagem anterior onde foram detectados vestígios relacionados com a área habitacional do povoado. Para além desta componente também é objectivo do presente projecto o incremento das actividades de divulgação patrimonial e potenciar um maior envolvimento comunitário.
Em breve será apresentada uma síntese mais completa do projecto a submeter.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Balanço da apresentação do Projecto Outeiro do Circo em Vale Venteiro, Tomar

Cumprida mais uma acção de divulgação do Projecto Outeiro do Circo através da participação no ciclo de conferências organizado pelo Projecto Meandro_CVR, que teve lugar no dia 26 de Julho em Vale Venteiro. 
A conferência a cargo de Miguel Serra, coordenador do Projecto Outeiro do Circo, teve como objectivo fazer uma síntese das várias vertentes deste projecto de investigação, desde os resultados obtidos com os trabalhos realizados entre 2008 e 2017, passando pelas actividades referentes ao Programa de Educação Patrimonial e de envolvimento comunitário e as estratégias de divulgação científica e generalista desenvolvidas. 
O debate, com a participação de elementos da equipa do Projecto Meandro_CVR, de membros da comunidade local e de visitantes que nesse dia foram conhecer os trabalhos desenvolvidos na Gruta do Morgado Superior, demonstrou diversos pontos comuns entre ambos os projectos, nomeadamente no objectivo de envolver a comunidade local de forma activa nas investigações realizadas.
Aqui fica o nosso agradecimento à Ana Cruz, coordenadora do Projecto Meandro_CVR e à sua equipa, quer pelo convite, quer pelo excelente acolhimento.



sexta-feira, 20 de julho de 2018

Projecto Outeiro do Circo presente em Tomar

O Projecto Outeiro do Circo vai estar presente, para uma conferência a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, em Vale Venteiro, no concelho de Tomar, a convite do Projecto Meandro_CVR.
A apresentação, com o título "Projecto Outeiro do Circo (Beja): Arqueologia, Comunidades e Educação Patrimonial", enquadra-se no ciclo de conferências desenvolvido pelo Projecto Meandro_CVR durante o período de realização de trabalhos de campo em curso.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Estreia do documentário XAROCO

Dia 13 de Julho estreou no Cine-Teatro Pax Julia, em Beja, o documentário XAROCO de Andrea Mendoza. 
A estreia contou com uma boa moldura humana, atraindo cerca de 200 interessados, entre os quais se encontravam diversos elementos que participaram ou colaboraram na rodagem e da produção.
No final, e após a ovação, houve um momento surpresa, protagonizado pelos Cantadores do Desassossego que presentearam a audiência com uma actuação ao vivo da música "Alentejo, Alentejo", que também interpretam no XAROCO e que foi gravada no Outeiro do Circo. 
Seguiram-se as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, e da realizadora Andrea Mendoza, que serviu de mote para uma breve conversa com o público.
Para o Projecto Outeiro do Circo e para a sua equipa científica foi uma honra termos sido escolhidos pela Andrea Mendoza para o desenvolvimento deste trabalho que, colocando o foco na importância da Memória, ilustra bem o alcance e a relevância da Arqueologia Comunitária e do grau de envolvimento e de integração que este projecto tem criado com as comunidades locais. 
Resta-nos agradecer a todos os que que se envolveram, de modo absolutamente gracioso, nesta produção e apesar da injustiça de não mencionar todos os envolvidos, há que destacar em particular o papel do Rui Gaibino, produtor executivo e grande responsável pela criação desta oportunidade, ao Alexandre Catarino dos Tango Paris pela total disponibilidade em colaborar na banda sonora, à Ana Ademar por emprestar a voz à narração, pela cedência do espaço para filmagens e pelo acolhimento nas pausas do trabalho e aos Cantadores do Desassossego por nos "desassossegarem" com as suas vozes e atitude de elevação do Cante. 
Uma palavra de agradecimento também pelos apoios prestados ao Projecto Outeiro do Circo durante a rodagem do XAROCO por parte da Câmara Municipal de Beja e da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e pelo apoio do município para garantir as condições para realizar a estreia em Beja. 
O XAROCO irá rumar a outras paragens, certos de que regressará novamente...




segunda-feira, 16 de julho de 2018

Novo artigo

Encontra-se disponível para descarregar um novo artigo surgido na sequência da participação do Projecto Outeiro do Circo na mesa-redonda "Arqueologia, Museu(s) e Comunidade(s), realizada nos dias 15 e 16 de Junho do presente ano.
Não se trata de um trabalho directamente relacionado com as actividades desenvolvidas no Outeiro do Circo, mas antes uma apreciação global a esta mesa-redonda, na sequência de convite endereçado por Jorge Raposo, director da revista Al-Madan, onde foi publicado no número 22, tomo 2 da sua versão online.
Recorde-se que o tema desta mesa-redonda versava sobre a arqueologia e a museologia comunitárias, âmbito onde se inseriu a comunicação do Projecto Outeiro do Circo dedicada ao programa de Educação Patrimonial aí desenvolvido, e que serviu para troca de experiências sobre esta vertente em âmbitos muitos distintos.

Foto de RIBACVDANA.

domingo, 15 de julho de 2018

Mosaico XAROCO

Mosaico alusivo ao documentário XAROCO.
Produzido para o Projecto Outeiro do Circo por Mosaicos d`Alcaria.
Com o nosso agradecimento à Ana Carla Faísco.


terça-feira, 10 de julho de 2018

Momentos do documentário Xaroco

Alguns fotogramas e momentos do documentário Xaroco (cedidos por Andrea Mendoza). 
Estreia dia 13, às 21h30, no Cine-Teatro Pax Julia, em Beja. 










domingo, 8 de julho de 2018

Balanço do projecto 2014-2017

Enquanto se aguarda pelo retomar das conversações com a Câmara Municipal de Beja para aferir das condições para apoio a um novo projecto de investigação para o Outeiro do Circo, adiado para 2019, chega a oportunidade de fazer um breve balanço dos resultados e impactos da investigação desenvolvida entre 2014 e 2017 no âmbito do projecto "O povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)" - Projecto de Investigação Plurianual de Arqueologia 2014-2017.
Este projecto, aprovado em 2014 pelo Painel Nacional de Investigação criado pela Direcção Geral do Património Cultural, tinha como objectivo central a investigação da área interior/habitacional do povoado da Idade do Bronze Final do Outeiro do Circo, que se encontrava escassamente estudada em intervenções anteriores. 
Para o efeito, contava-se com a realização de prospecções geofísicas, que serviriam para orientar a localização das áreas de escavação arqueológica e para averiguar o potencial de outras zonas do povoado que de momento não poderiam ser alvo de escavações arqueológicas face ao uso actual do terreno. 
As escavações em área centravam-se sobretudo na zona mais alta do povoado e nas encostas próximas, com o intuito de documentar eventuais vestígios habitacionais que nos permitissem compreender de modo mais aprofundado as estratégias de vivência diária destas comunidades. 
Para além dos objectivos de carácter mais científico pretendia-se também manter e aumentar a dinâmica do programa de Educação Patrimonial através da realização de maior número de iniciativas e pretendendo o aumento do seu alcance territorial e temporal. 
Os trabalhos de campo iniciaram-se no Verão de 2014 com a realização de prospecções geofísicas, sob a responsabilidade do Centro de Geofísica da Universidade de Évora, obtendo-se resultados acerca de eventuais estruturas habitacionais no interior do Outeiro do Circo que conduziram à marcação das primeiras áreas de escavação deste novo projecto. 
As escavações arqueológicas contemplaram 4 campanhas, com um mês de duração cada, sempre durante o mês de Agosto de cada ano do projecto. A equipa, que contou com a presença dos coordenadores, Miguel Serra e Eduardo Porfírio, e das directoras científicas do projecto, Sofia Silva e Diana Fernandes, integrou cerca de 60 voluntários ao longo destes 4 anos, provenientes de várias localidades portuguesas e com  participantes estrangeiros vindos do Canadá, Bulgária e Espanha, incluindo estudantes e profissionais de arqueologia, mas também de outras áreas científicas. 
Este novo projecto contemplava também a realização de ciclos de conferências com o duplo objectivo de servirem para o plano de formação dos participantes e ao mesmo tempo constituírem-se como iniciativas para o público em geral que permitiam conhecer a investigação produzida no Outeiro do Circo e em outras realidades mais abrangentes. Ao todo foram realizadas 22 conferências da autoria de um variado conjunto de investigadores nacionais e internacionais e que também juntaram colaboradores e voluntários do projecto. Estas conferências, que durante os 4 anos do projecto foram realizadas em lugares distintos da cidade, contabilizaram cerca 350 assistentes no total.  
Os trabalhos de campo consistiram na escavação de uma área total de 262 m2, superando claramente os objectivos iniciais que rondavam os 88 m2. Os resultados obtidos ficaram longe das expectativas, uma vez que os vestígios habitacionais no interior do povoado dificilmente se encontrarão preservados nas zonas mais altas devido à escassa potência de solo e ao impacto aí produzido pela agricultura mecanizada e pela erosão dos solos. 

No entanto, foi possível documentar materiais arqueológicos relacionados com ocupações posteriores, nomeadamente da Idade do Ferro, Época Romana e dos períodos medieval e moderno que parecem ser de natureza muito pontual e restringidas ao topo. Nessa área, a única estrutura habitacional preservada, correspondia a uma fossa de tipo silo, repleta de materiais cerâmicos enquadráveis no Bronze Final e restos de fauna, que revelam a existência de zonas de armazenagem, apesar dos vestígios de habitações não se encontrarem preservados. Em duas outras áreas de escavação realizadas junto à muralha, demonstrou-se a existência de uma potência de solo que atinge em alguns pontos quase 2 metros de profundidade e surgiram evidências de uma possível estrutura em pedra ligada por barro cozido, que não foi possível escavar na íntegra. Será porventura nestas áreas que ainda poderão subsistir vestígios relacionados com os espaços habitacionais do Outeiro do Circo e que importará averiguar em futuras acções de investigação.


Como já é hábito, desde o início do Projecto Outeiro do Circo, as escavações arqueológicas encontravam-se totalmente abertas ao público, realizando-se diversas visitas guiadas que incluíam uma componente de participação activa dos visitantes nas tarefas de escavação arqueológica e que levaram cerca de 300 pessoas ao Outeiro do Circo durante os períodos das campanhas. 

Para além dos trabalhos durante as campanhas de Verão, o Projecto Outeiro do Circo desenvolveu uma série de outras iniciativas de divulgação, como por exemplo a realização de percursos pedestres temáticos que contaram com cerca de 450 caminheiros no Outeiro do Circo ou em outros locais relacionados com a temática da Idade do Bronze no concelho de Beja.
Foi também no âmbito do Projecto Outeiro do Circo que se desenvolveu um projecto de divulgação paralelo, entre Janeiro de 2016 e Janeiro de 2017, intitulado "12 Lugares, 12 Meses,12 Histórias. A Idade do Bronze na região de Beja" e que percorreu as 12 freguesias do concelho de Beja para promover o conhecimento sobre a Idade do Bronze, através da realização de conferências generalistas em todas as freguesias, seguidas de percursos pedestres a alguns sítios da Idade do Bronze e que culminavam com a inauguração de pequenas exposições e mostras de materiais arqueológicos no final de cada percurso. Este projecto, financiado pela Câmara Municipal de Beja e que contou com a colaboração e apoio de todas as juntas de freguesia, contou com um total de 242 assistentes às conferências e 620 participantes nas caminhadas que somaram 112 km e a visita a 21 sítios arqueológicos da Idade do Bronze!


A divulgação do Projecto Outeiro do Circo conheceu ainda uma forte presença através da participação em 13 encontros científicos nacionais e internacionais com apresentação de comunicações orais e posters. Ao todo foram publicados 15 artigos científicos, havendo ainda vários no prelo e muitos mais em fase de conclusão. Foram ainda realizadas 10 conferências destinadas a públicos generalistas, centradas sobretudo no concelho de Beja, às quais assistiram 210 interessados. 
Muitas mais foram as iniciativas e colaborações resultantes destes 4 anos de projecto que passaram por actividades tão distintas como a realização de Ateliers de Verão, actividades para ATL`s, workshops sobre cerâmicas pré-históricas, exposições de diverso tipo, produção de documentários, redacção de artigos generalistas entre outras. 

Os impactos gerados pelo Projecto Outeiro do Circo não se esgotam nos exemplos destacados e não se resumem à frieza dos números, mas de momento este é o balanço possível de 4 anos de intensa actividade e entusiasmo.  

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Segundo trailer do documentário "Xaroco"

Novo trailer do documentário "Xaroco", que estreia dia 13 de Julho em Beja, às 21h30 no Cine-Teatro Pax Julia. 
Também disponível nos canais youtube e vimeo, onde se podem encontrar outros vídeos sobre o Projecto Outeiro do Circo.