quinta-feira, 28 de junho de 2018

Documentário "Xaroco" estreia em Beja a 13 de Julho

O documentário de Andrea Mendoza, "Xaroco", estreia no Cine-Teatro Pax Julia em Beja, no próximo dia 13 de Julho às 21h30. 
A entrada é gratuita, mas os interessados deverão levantar o bilhete previamente.
A estreia contará com a participação da realizadora, do grupo Cantadores do Desassossego, que colaboraram na rodagem, dos coordenadores científicos do Projecto Outeiro do Circo que serviu de inspiração e base ao documentário e com a presença de muitos dos intervenientes neste trabalho. 


Sinopse:
Há um vento que acaricia as planícies únicas de Portugal, varrendo camadas e camadas de pó em escavações arqueológicas. Este vento chama-se Xaroco e é testemunha da longa jornada da civilização humana, mas não tem sido um vento de mudança pois a nossa teimosa civilização tende a não mudar.
O filme é uma questão aberta numa era de incerteza, mas também, uma ferramenta para escavar e encontrar a riqueza das tradições portuguesas e o seu futuro.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Xaroco

Documentário de Andrea Mendoza, produzido pela Palimpsesto em associação com a Gazpacho Films, sob coordenação científica de Miguel Serra e Eduardo Porfírio (Projecto Outeiro do Circo), com o apoio da Câmara Municipal de Beja.
Rodado no Verão de 2017 durante a campanha arqueológica do Outeiro do Circo, este não é um documentário sobre arqueologia, mas antes sobre um vento que varre a planície transportando vozes e histórias de outros tempos.
Xaroco leva-nos a percorrer o tempo e o espaço onde se cultiva o cereal e se amassa o pão, onde o Cante desafia a força do vento, onde ossos e pedras relevam histórias esquecidas na terra, onde permanece a incerteza...






domingo, 17 de junho de 2018

Balanço da Mesa Redonda "Arqueologia, Museu(s) e Comunidade(s)"

O Projecto Outeiro do Circo participou na Mesa Redonda "Arqueologia, Museu(s), Comunidade(s), que decorreu nos dias 15 e 16 de Junho no Fundão, com uma apresentação a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio intitulada "Conta-me como foi! Educação Patrimonial num projecto arqueológico (...perdido nas terras do interior)".
Esta iniciativa decorreu num espírito de partilha de experiências e diálogo entre os participantes que possibilitou a criação de novos laços e o compromisso de criação de uma maior união entre entidades que desenvolvem projectos de arqueologia e museologia comunitária e participativa em ambos os lados da fronteira. 
A apresentação do Projecto Outeiro do Circo pretendeu dar a conhecer o Programa de Educação Patrimonial aí desenvolvido desde 2008, centrando-se em aspectos como a inter-relação entre a Arqueologia e a Comunidade, as questões da memória e identidade e a criação de novas relações entre as comunidades e o sítio arqueológico.
Parabéns ao Município do Fundão e à associação RIBACVDANA pela escolha da temática, pela excelente organização e pela magnifica recepção com que brindaram os participantes. 



Foto de RIBACVDANA.

Foto de Miguel Serra.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Projecto Outeiro do Circo na Mesa Redonda "Arqueologia, Museu(s) e Comunidade(s)"

O Projecto Outeiro do Circo irá participar na Mesa Redonda "Arqueologia, Museu(s) e Comunidade(s)", onde se irão debater temas centrados na Arqueologia e Museologia Comunitárias e que decorrerá nos próximos dias 15 e 16 de Junho no Fundão e Barroca do Zêzere, numa organização conjunta do Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro - Município do Fundão e da associação RIBACVDANA.
A participação nesta iniciativa ficará a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, coordenadores científicos do projecto, com uma apresentação intitulada "Conta-me como foi! Educação Patrimonial num projecto arqueológico (...perdido nas terras do interior)", que terá lugar no dia 15 de Junho integrada na sessão "Arqueologia, Museus, Território e Comunidades".


terça-feira, 5 de junho de 2018

Balanço da caminhada "Do alto destas muralhas trinta séculos vos contemplam" - Mombeja, 2 de Junho

O passado dia 2 de Junho foi o momento de revisitar o Outeiro do Circo através de uma iniciativa integrada na Semana Cultural de Santa Vitória e Mombeja, organizada pela junta de freguesia, e que propôs uma caminhada entre a aldeia de Mombeja e este sítio arqueológico. 
O percurso em si contou com a organização do Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja, que recebeu os cerca de 50 caminheiros os orientou ao longo de 10 km, com partida de Mombeja, seguida de paragem no Outeiro do Circo para uma breve explicação a cargo dos coordenadores do projecto de investigação que entre 2008 e 2017 se debruçou sobre este sítio e a região envolvente. Após este momento os participantes seguiram através do Olival de Corta Vento em direcção a Mombeja, podendo apreciar campos floridos e paisagens verdejantes e variadas (olival tradicional, galerias ripícolas, campos de cereal, montado...), cada vez mais raras na região. 
À chegada a Mombeja, a organização brindou os caminheiros com um almoço convívio a que se juntaram mais umas dezenas de inscritos.
Da parte da equipa do Projecto Outeiro do Circo aqui fica o agradecimento a todos os participantes, ao Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja e à União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja, com o desejo de que haja mais "regressos" em breve!
Foto de Miguel Serra.
Outeiro do Circo
Foto de Miguel Serra.
Subida ao Outeiro do Circo
Foto de Miguel Serra.
Explicação sobre o Outeiro do Circo
Foto de Miguel Serra.
Olival de Corta Vento
Foto de Miguel Serra.
Almoço convívio em Mombeja