segunda-feira, 30 de abril de 2018

Balanço de conferência sobre a Idade do Bronze

No passado dia 19 de Abril teve lugar, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Beja, a conferência "Um mundo em mudança. Transformação e diversidade nas sociedades da Idade do Bronze do Sudoeste", a cargo de Miguel Serra, coordenador do Projecto Outeiro do Circo. 
A iniciativa integrou a exposição "Sob a Terra e as Águas - 20 anos de arqueologia entre o Guadiana e o Sado", que de 3 em 3 meses promove o destaque de um dos períodos crono-culturais representados, através de uma pequena mostra de artefactos, e que este caso foi dedicada à Idade do Bronze sob o título "Um novo brilho".
A conferência propriamente dita centrou-se na apresentação do paradigma interpretativo sobre a Idade do Bronze do Sudoeste antes e depois dos trabalhos proporcionados pelo Projecto Alqueva e o seu enorme contributo para a revolução do conhecimento científico sobre este período.
Os cerca de 30 assistentes colocaram diversas questões no final da conferência, permitindo um animado debate onde se procurou complementar os dados expostos, a que se seguiu uma visita à exposição, comentada pelo orador e por Valdemar Canhão, arqueólogo da EDIA, S.A.













sexta-feira, 27 de abril de 2018

Documentário Xaroco

O documentário "Xaroco", realizado por Andrea Mendoza, no Outeiro do Circo encontra-se na fase final do processo de edição.
Em breve esperamos anunciar o local e data da estreia.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Apresentação do livro "Ferreira 5000 anos de história"

Decorreu ontem, 25 de Abril, a apresentação do livro, "Ferreira 5000 anos de história", editado pelo Município de Ferreira do Alentejo.
Durante a sessão registaram-se as intervenções dos autores dos vários capítulos, numa abordagem centrada na evolução do povoamento do território de Ferreira do Alentejo desde a Idade do Cobre até à Época Contemporânea.
O Projecto Outeiro do Circo participou na iniciativa, após convite endereçado aos responsáveis científicos, Miguel Serra e Eduardo Porfírio, com o capítulo intitulado "A Idade do Bronze pelas planícies de Ferreira do Alentejo", no qual se procurou fazer uma síntese da história da investigação deste período na região em análise e caracterizar as várias etapas dentro da Idade do Bronze.
Aqui deixamos as nossas felicitações à Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo pela obra agora editada e um particular agradecimento a Maria João Pina e Sara Ramos por todo o esforço e dedicação ao longo deste processo. E por fim um agradecimento à Professora Raquel Vilaça, consultora científica do Projecto Outeiro do Circo, pela revisão científica deste trabalho.



 

quarta-feira, 25 de abril de 2018

2Archis Plataforma on-line de registo de dados arqueológicos


No passado dia 18 de Abril o Projecto Outeiro do Circo, na pessoa de Sofia Silva, participou numa sessão de trabalho: 2Archis Plataforma on-line de registo de dados arqueológicos, realizada na Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM). Esta plataforma, desenvolvida pela referida instituição, estará brevemente, disponível para utilização pelos responsáveis de escavações arqueológicas, através de um registo prévio para garantir o sigilo e o acesso personalizado aos dados.

Na primeira parte da sessão foram apresentadas as características da aplicação, nomeadamente para o registo de Sondagens, Unidades Estratigráficas e Materiais Arqueológicos, bem como a criação de listagens orientadas para a elaboração dos relatórios técnicos de escavação. 

A segunda parte da sessão foi essencialmente prática, tendo os participantes  a oportunidade de usar a aplicação num pequeno caso de estudo.




sexta-feira, 20 de abril de 2018

Livro "Ferreira 5000 anos de história"

No próximo dia 25 de Abril será lançado o livro "Ferreira 5000 anos de história", uma edição da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo destinada a celebrar os 500 anos do foral manuelino desta localidade.
A obra serviu de pretexto para revisitar a história da ocupação humana deste território desde a pré-história até à época contemporânea.
O Projecto Outeiro do Circo colaborou na edição, após convite do município de Ferreira do Alentejo, através de um artigo intitulado "A Idade do Bronze pelas planícies de Ferreira do Alentejo, assinado por Miguel Serra e Eduardo Porfírio.
A cerimónia terá lugar, às 17h30, no auditório do núcleo sede do Museu Municipal.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Conferência sobre a Idade do Bronze em Beja

Conferência sobre a Idade do Bronze do Sudoeste, no âmbito do ciclo expositivo "Um novo brilho. A Idade do Bronze", integrado na exposição "Sob a terra e as águas - 20 anos de arqueologia entre o Guadiana e o Sado", organizada em conjunto pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, EDIA, S.A. e Câmara Municipal de Beja.
A conferência, intitulada "Um mundo em mudança. Transformação e diversidade nas sociedades da Idade do Bronze do Sudoeste", será proferida por Miguel Serra, coordenador científico do Projecto Outeiro do Circo. 
Mais informações no cartaz e resumo:



sexta-feira, 13 de abril de 2018

Projecto Outeiro do Circo participa em publicação da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo

O Projecto Outeiro do Circo participou, a convite da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, na publicação da obra "Ferreira: 5000 anos de História", com um artigo intitulado "A Idade do Bronze pelas planícies de Ferreira do Alentejo", da autoria de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, coordenadores do projecto.  
A apresentação pública terá lugar no dia 25 de Abril, às 17h30, no auditório do núcleo sede do Museu Municipal.

Machado de alvado da Idade do Bronze Final do Museu Municipal de Ferreira do Alentejo (foto de Dinis Cortes)

terça-feira, 10 de abril de 2018

O Outeiro do Circo ao longe

Foto de Francisco Santos "As cores do Alentejo" com o Outeiro do Circo ao fundo como figura tutelar sobre a planície verdejante. 

O nosso agradecimento ao Francisco Santos pela autorização de utilização da foto. 

domingo, 8 de abril de 2018

Prémio de Arqueologia Eduardo da Cunha Serrão - 4ª Edição

Foi com grande prazer que soubemos que André Santos, que em tempos colaborou com o Projeto Outeiro do Circo, recebeu o prémio Eduardo da Cunha Serrão de 2018 (da responsabilidade da Associação dos Arqueólogos Portugueses) pela sua tese de doutoramento "A arte paleolítica ao ar livre da bacia do Douro à margem direita do Tejo: uma abordagem de conjunto".

Os nossos sinceros parabéns ao André pelo reconhecimento da qualidade do seu trabalho.


terça-feira, 3 de abril de 2018

Outeiro do Circo representado em exposição fotográfica de Arte Pré-Histórica

Inaugurou no passado dia 23 de Março, no Centro UNESCO em Beja, a exposição fotográfica "In nomine hominis...pro memoria artis", da autoria de Dinis Cortes, dedicada à Arte Pré-Histórica Portuguesa.
Entre as várias fotos, que retratam diversos aspectos da arte Pré-Histórica de Norte a Sul do país, desde o Paleolítico até à Idade do Ferro, encontra-se uma foto de um fragmento decorado com ornatos brunidos recolhido nas escavações arqueológicas no Outeiro do Circo e que ilustra uma das manifestações artísticas das comunidades da Idade do Bronze.
A exposição pode ainda ser visitada até dia 23 de Abril, em dias úteis, das 9h30 às 18h30.