domingo, 19 de novembro de 2017

Balanço do Congresso Internacional "Fortifications of the Metal Ages in Europe"

O Projecto Outeiro do Circo participou no congresso "Fortifications of the Metal Ages in Europe" realizado entre os dias 10 e 12 de Novembro em Guimarães. Tratou-se de uma organização da Comission Metal Ages in Europe da UISPP e da Sociedade Martins Sarmento que juntou diversos especialistas europeus em dois dias de congresso e mais um dedicado a visitas a diversos sítios arqueológicos. 
A apresentação sobre o Outeiro do Circo centrou-se numa análise poliorcética às muralhas deste povoado, sendo também abordados aspectos relacionados com as técnicas construtivas e com a simbologia e o significado que esta impressionante estrutura representaria.
Após uma breve introdução destinada a apresentar em traços gerais os antecedentes do Projecto Outeiro do Circo, destacaram-se os principais objectivos e resultados dos dois projectos de investigação realizados entre 2008 e 2017, para de seguida se entrar na análise propriamente dita. 
Foto: Sociedade Martins Sarmento
Foto: Sociedade Martins Sarmento
Foto: Sociedade Martins Sarmento

A análise poliorcética às muralhas do Outeiro do Circo teve em conta diversos elementos como a extensão da área protegida, as dimensões da muralha, as características dos dois sistemas defensivos existentes (dupla linha de muralha a Sudeste e linha única a Noroeste), a existência de reforços defensivos como os bastiões de entrada e a própria orografia interna e da envolvente ao povoado. Foram também mostrados alguns resultados obtidos através de acções de arqueologia experimental com recurso a arco e flecha e funda para testar os alcances de tiro máximo e efectivo a partir das muralhas (trabalho feito em colaboração com Filipe Pina a quem agradecemos). Posteriormente foram abordados os aspectos relacionados com as técnicas construtivas observadas na área onde se escavou um troço da muralha, nomeadamente na conjugação dos vários elementos constituintes, como a rampa de barro cozido e as plataformas de terra compactada sobrepostas e a sua relação com os muros superior e inferior para além do fosso exterior. De modo muito breve e para finalizar a apresentação sinalizaram-se alguns dos aspectos simbólicos desta estrutura, como a sua grande visibilidade numa área de vasta planície e o impacto que poderia ter quer sobre as comunidades que a construíram, quer sobre os eventuais inimigos ou forasteiros. 

Resta-nos partilhar a imensa honra que foi participar num encontro de nível tão elevado onde pudemos assistir a conferências sobre fortificações de diversos pontos da Europa, pois para além dos colegas portugueses, estiveram presentes casos de Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Roménia, destacando-se alguns sítios e projectos emblemáticos como Los Millares (Espanha), Coppa Nevigata (Itália), Manching (Alemanha) e o extraordinário projecto em curso em Heuneburg (Alemanha) que envolve um valor superior a 8 milhões de euros (!!!), revelador de uma aposta no património arqueológico muito diferente da praticada aquém fronteiras!
Foto: Sociedade Martins Sarmento
Foto: Sociedade Martins Sarmento

Por fim, deixamos aqui os nossos agradecimentos à organização pela oportunidade que nos foi concedida e ao extraordinário acolhimento por parte dos responsáveis pela Sociedade Martins Sarmento. 



quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Congresso Internacional "Fortifications of the Metal Ages in Europe: Defensive, Symbolic and Territorial Aspects"

Como já anunciado anteriormente, o Projecto Outeiro do Circo vai estar presente no congresso internacional "Fortifications of the Metal Ages in Europe: Defensive, Symbolic and Territorial Aspects" a ter lugar em Guimarães entre 10 e 12 de Novembro.
Trata-se de uma organização da UISPP (Union Internationale des Sciences Préhistoriques et Protohistoriques) - Comission Metal Ages in Europe, em conjunto com a Sociedade Martins Sarmento, que conta com um vasto programa incidindo em temas como a Teoria sobre fortificações na Pré e Proto-História Europeias e com apresentações de diversos casos de estudo agrupados em blocos cronológicos desde o Calcolítico, passando pela Idade do Bronze até à Idade do Ferro. 
O Projecto Outeiro do Circo apresentará a conferência "Uma muralha no meio da planície. Análise poliorcética, técnica e simbólica da muralha do povoado fortificado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja, Portugal).
Esta será sem dúvida uma grande oportunidade de divulgação do trabalho desenvolvido desde 2008 neste emblemático povoado da Idade do Bronze da região de Beja e de afirmação da sua importância científica num congresso onde haverá lugar a apresentações sobre alguns dos mais importantes povoados fortificados europeus com destaque para o de Heuneburg na Alemanha, entre muitos outros exemplos de Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, Roménia e de outras regiões europeias. 
A comparação do trabalho desenvolvido no Outeiro do Circo com alguns dos grandes projectos europeus nesta matéria servirá também de mote para a discussão a iniciar em breve sobre as condições futuras para o desenvolvimento de um novo projecto para este sítio.
Aqui fica o programa final do encontro.