A penúltima sessão do projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja" decorreu nos dias 4 e 5 de Novembro na freguesia de São Matias. O primeiro dia foi dedicado à realização de uma conferência onde se pretendeu destacar os três sítios arqueológicos da Idade do Bronze conhecidos neste território. Na Casa do Povo de São Matias, onde decorreu a apresentação, estiveram presentes 14 pessoas que proporcionaram um debate bastante participado.
No segundo dia foi a vez do habitual percurso pedestre que propunha uma caminhada de 9 km, iniciada no concelho da Cuba e finalizada na aldeia de São Matias no concelho de Beja.
Os 47 participantes puderam assim atravessar um território pontuado por diversas ribeiras e barrancos, devidamente preenchidas com água que caiu nos dias anteriores, que quebram um pouco a monotonia de uma paisagem essencialmente plana.
No Monte da Apariça houve lugar a uma breve explicação sobre a natureza dos sítios arqueológicos descobertos neste território, descrevendo-se os vestígios existentes nos povoados abertos da Idade do Bronze de Monte da Apariça 3, São Matias e Covas 1.
Em seguida retomou-se o caminho em direcção a São Matias onde nos foi proporcionado um momento de são convívio entre um repasto oferecido pela junta de freguesia na Casa do Povo onde também se pôde apreciar os painéis expositivos relativos ao tema abordado.
Aqui fica o nosso agradecimento à Junta de Freguesia de São Matias pelo acolhimento e apoio prestados e à Câmara Municipal de Beja por garantir o sucesso de mais uma edição deste projecto.
Em Dezembro será a vez da freguesia de Nossa Senhora das Neves que acolherá a sessão final deste projecto iniciado em Janeiro de 2016 e que assim chegará ao fim do seu périplo de 12 meses.