quinta-feira, 28 de abril de 2016

III Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição - Balanço

A participação do Projecto Outeiro do Circo no "III Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição - Estratégias de povoamento" centrou-se na apresentação de uma comunicação de síntese sobre a evolução do povoamento ao longo da Idade do Bronze na região de Beja. Esta região sofreu uma profunda mutação nos últimos 10 anos, fruto das inúmeras intervenções arqueológicas integradas em grandes obras públicas, que revelaram realidades da Idade do Bronze até então desconhecidas e que permitem traçar um novo cenário acerca das estratégias de ocupação do território entre o Bronze Pleno e Final.
O trabalho agora apresentado será brevemente publicado nas actas do congresso de que daremos conhecimento neste espaço.
Povoado do Pé do Castelo, Trindade (foto de Francisco Santos)

quarta-feira, 27 de abril de 2016

III Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição - Estratégias de povoamento. Évora, 28 a 30 de Abril


O Projecto Outeiro do Circo irá estar presente no III Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição dedicado ao tema “Estratégias de Povoamento” e que decorrerá entre os dias 28 e 30 de Abril na Universidade de Évora.
Será apresentada a comunicação intitulada “Estratégias de Povoamento entre o Bronze Pleno e Final na região de Beja”, a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio.

Resumo
A região de Beja foi cenário de inúmeros trabalhos arqueológicos nos últimos 10 anos que têm revolucionado o nosso conhecimento sobre as formas de ocupação deste território durante a pré-história recente.
Os novos dados, maioritariamente oriundos da “arqueologia preventiva”, permitem traçar um cenário mais complexo sobre o povoamento entre o Bronze Pleno e o Bronze Final.

O Bronze Pleno é marcado por ocupações de planície sem preocupações defensivas localizadas em zonas de grande potencial agrícola nas proximidades de cursos de água secundários. No Bronze Final evidencia-se uma hierarquização assente na variabilidade, surgindo povoados fortificados em altura, outros localizados em zonas de controlo de vias fluviais, com ou sem muralhas, e alguns povoados de planície que mantêm as mesmas caraterísticas do período anterior. 

terça-feira, 26 de abril de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - Santa Vitória e Mombeja

A quarta sessão do Projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias" levou-nos ao local onde tudo começou. Tratou-se de um regresso a Mombeja, aldeia actualmente integrada na União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja, onde o Projecto Outeiro do Circo teve o seu arranque e onde se iniciaram diversas acções de divulgação que serviram de base às iniciativas que agora se encontram em curso.
Assim, no dia 22 de Abril realizou-se uma conferência no salão da antiga junta de freguesia de Mombeja, perante um grupo de 25 assistentes, e cujo tema foi centrado na história da investigação da Idade do Bronze neste território, desde as primeiras descobertas de 3 estelas funerárias levadas por José Leite de Vasconcelos para Lisboa até às investigações mais recentes desenvolvidas a partir do estudo do povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo.


No Sábado dia 23 um grupo de 40 resistentes, amantes das caminhadas com história, enfrentou um dia chuvoso e com muita lama ao longo de 9 km de percurso entre a Mina da Juliana e a a popularmente designada "Ilha dos Caracóis" em plena Barragem do Roxo. As más condições climatéricas não permitiram o usufruto pleno da paisagem envolvente nem das surpresas que estavam agendadas para o final do percurso, mas ainda houve lugar a uma breve sessão de "contadores de histórias" que nos remeteram para a importância da oralidade na manutenção das tradições antigas. 



As restantes surpresas programadas foram transferidas para o Centro Social de Santa Vitória onde mais uma vez se apelou à tradição da oralidade, desta vez através da actuação do Grupo Coral Feminino de Santa Vitória que brindou os participantes desta difícil caminhada com diversas modas alentejanas. Como surpresa estava também guardada a estela funerária do Monte do Ulmo, encontrada há um ano atrás durante a realização de um percurso pedestre nesta mesma zona e que assim pôde ser mostrada aos caminheiros que deste modo puderam ter um contacto mais directo com a Idade do Bronze. 
Por fim, a merenda partilhada debaixo de tecto e ao abrigo da chuva que não deu tréguas e não ao ar livre como inicialmente estava previsto, acabou por ser um momento de convívio que haveremos de repetir em futuras iniciativas.



Resta ainda referir que entre a conferência de dia 22 e a jornada de dia 23 houve uma outra iniciativa que apesar de não fazer parte deste projecto merece no entanto uma menção especial neste espaço de divulgação. Referimo-nos à colaboração com a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, parceiro do Projecto Outeiro do Circo desde o ano passado, e que resultou na organização do último de 4 passeios de Lua Cheia na cidade de Beja, onde foi possível dar a conhecer alguns vestígios arqueológicos descobertos na área urbana e que assim ajudaram a contar a ocupação deste território desde o calcolítico, do qual se conhecem materiais arqueológicos surgidos na Rua do Sembrano até aos vestígios de épocas mais recentes, alguns dos quais ainda em curso de escavação no Parque Vista Alegre ou na Rua General Teófilo Trindade, realçando-se também o facto de não se conhecerem vestígios da Idade do Bronze em Beja, época durante a qual terá sido o Outeiro do Circo a assumir o protagonismo nesta região para depois esse papel ser transferido para Beja desde a Idade do Ferro até à actualidade.


Resta-nos agradecer aos participantes de todas as iniciativas por terem saído à rua num dia assim...e aos restantes membros da organização, técnicos da Câmara Municipal de Beja e das freguesias mencionadas pelo seu constante envolvimento em iniciativas que cada vez mais são de todos.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Congresso Internacional RESCATE - Balanço

O Projecto Outeiro do Circo participou na semana transacta no congresso internacional RESCATE em Córdoba (Espanha) onde teve a oportunidade de apresentar um poster dedicado ao programa de Educação Patrimonial levado a cabo desde 2008 no âmbito das escavações arqueológicas desenvolvidas no povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo.
Este encontro que se centrou essencialmente no debate sobre a sustentabilidade e promoção do património arqueológico terá um volume monográfico a ser publicado até final do ano e que seguramente contará com o contributo do Projecto Outeiro do Circo entre as muitas experiências apresentadas.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Congresso Internacional RESCATE - Córdoba/Puente Genil, Espanha

O Projecto Outeiro do Circo irá participar no Congresso Internacional RESCATE - Del registro estratigráfico a la sociedad del conocimiento: el patrimonio arqueológico como agente de desarrollo sostenible (Ciudad y Territorio), que vai decorrer em Córdoba e Puente Genil (Espanha) entre os dias 11 e 14 de Abril.
Trata-se de um congresso centrado em aspectos ligados à dinamização económica e cultural do conhecimento produzido pela investigação arqueológica abordando formas inovadoras e imaginativas de sustentabilidade do património arqueológico. Pretende-se discutir ao longo destes dias as formas de transformar a arqueologia num motor de conhecimento, de crescimento económico e de criação de emprego.
Serão abordadas temáticas como Arqueologia e Profissão; Comunicação e Divulgação Científica; Investigação e Didáctica; Museus e Espaços Patrimoniais; Novas Tecnologias; Sociedade e Industria Cultural.
O Projeto Outeiro do Circo irá apresentar um poster intitulado "Experimentar Arqueologia! O programa de educação patrimonial do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal)", da autoria de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, onde será dado destaque à promoção de iniciativas de envolvimento comunitário na investigação arqueológica realizada neste povoado do Bronze Final da região de Beja, sobretudo direccionadas para jovens em férias.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

II Congresso Oleiros do Sul - Balanço

O Projecto Outeiro do Circo esteve presente da 2ª edição do Congresso Oleiros do Sul que decorreu em Beringel (Beja) no dia 1 de Abril, iniciativa integrada no festival Sabores do Barro que se prolonga até dia 3 de Abril.
Esta participação, incluída na sessão dedicada à "Olaria utilitária na História do Homem" contou com a presença de Ana Osório, colaboradora do Projeto Outeiro do Circo, sob o título "A investigação e divulgação de cerâmicas arqueológicas: do estudo arqueométrico ao Projecto faCta no Outeiro do Circo".