quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A Idade do Bronze na região de Beja

imagem
Idade do Bronze em Beja  

12 lugares, 12 meses, 12 histórias: a Idade do Bronze na Região de Beja
imagem
Estela da Pedreirinha (Santa Vitória).Fotos de Abel Viana (1950`s) [cedida por Leonel Borrela] e Francisco Paixão (2015) 

Ao longo de 2016, a Câmara Municipal de Beja em parceria com o Projeto Outeiro do Circo, irá promover um ciclo de atividades em todas as freguesias do concelho destinadas a divulgar o rico património arqueológico da Idade do Bronze no concelho de Beja.

Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos no concelho de Beja nos últimos anos vieram confirmar a importância que era atribuída a esta região durante o período conhecido como Idade do Bronze (2000 a 800 a.C.). Esta época é claramente marcada pela importância dada à exploração dos ricos recursos naturais deste território e pela sua ocupação extensiva como o provam as centenas de sítios arqueológicos atualmente conhecidos. Ao longo da Idade do Bronze as comunidades que habitaram a região de Beja encontravam-se envolvidas num processo transformador de larga escala que abrangeu todo o Ocidente Peninsular e que implicou uma grande abertura destas populações ao exterior.

As atividades a desenvolver pretendem levar o conhecimento produzido sobre a Idade do Bronze às comunidades que hoje ocupam os mesmos espaços. Assim, o principal objetivo passa pela realização de um conjunto de iniciativas de divulgação que irão ao encontro das populações. Será realizada uma conferência, uma exposição e um percurso pedestre em cada freguesia do concelho de Beja com o intuito de dar a conhecer os “seus” vestígios da Idade do Bronze.

A anteceder este programa será realizada uma conferência sobre a Idade do Bronze na região de Beja e que servirá para apresentação do projeto, a ter lugar no dia 12 de Janeiro às 18:30 no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano.
As iniciativas nas freguesias terão início a 15 e 16 de Janeiro na União de Freguesias de Trigaches e São Brissos, seguindo-se novas ações na Freguesia de Beringel a 5 e 6 de Fevereiro e na União de Freguesias de Salvada e Quintos a 18 e 19 de Março. 

domingo, 13 de dezembro de 2015

Volta Solidária de Alqueva

Apesar de só agora ter chegado ao nosso conhecimento que o evento desportivo Volta Solidária de Alqueva incluiu uma passagem pelo Outeiro do Circo no trajecto do presente ano, não podíamos deixar de aqui mencionar esta iniciativa realizada a 26 de Setembro de 2015 em Beringel.
A Volta Solidária de Alqueva, organizada pela EDIA, é um evento desportivo destinado a apoiar instituições de solidariedade do concelho de Beja, tendo sido escolhida este ano a CERCIBEJA.
O trajecto planeado para 2015, num total de 9 km de caminhada e de 13 km em corrida integrou uma passagem pelo povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo.
Aqui deixamos algumas fotos da passagem dos atletas solidários pelo Outeiro do Circo.
Mais informações em: Volta Solidária de Alqueva






sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Fotos aéreas com drone

Apresentamos algumas novas fotos aéreas do Outeiro do Circo, da autoria de Samuel Neves, tiradas com recurso a drone. 
Chama-se a atenção para a última foto onde é possível observar nitidamente o contorno da dupla linha de muralha da curva sudoeste que actualmente já não existe no terreno.


sábado, 5 de dezembro de 2015

Arqueologia experimental - Tiro com arco e flecha e funda

No dia 5 de Dezembro o Outeiro do Circo foi palco de uma pequena experiência sobre poliorcética (arte de defender e atacar uma fortificação).
Através da colaboração do arqueólogo Filipe Pina, a quem desde já expressamos o nosso agradecimento, realizou-se um breve ensaio destinado a medir as distâncias de tiro com arco e flecha e com funda a partir das muralhas do Outeiro do Circo. 
Arco, flechas e funda

As peças utilizadas nesta experiência foram todas fabricadas pelo Filipe Pina que pretendeu criar a maior aproximação possível a algum tipo de armamento simples que pudesse ter sido utilizado na pré e proto-história.
Através da utilização do arco foi possível atingir um alcance máximo de cerca de 100 metros. Outros testes permitiram verificar que a distância máxima de precisão com arco e flecha se cifra nos 25 metros.
Teste de distância máxima com arco e flecha
Teste de distância máxima de precisão com arco e flecha

Também se fizeram alguns testes utilizando a funda que se revelou de menor precisão à mesma distância de 25 metros mas conseguindo atingir um alcance máximo semelhante ao arco e flecha.
Teste de distância máxima de precisão com funda

Estes dados irão ser trabalhados e testados em novas ocasiões de modo a colocar algumas hipóteses sobre a utilização do sistema defensivo.
Linhas de tiro com arco a partir das muralhas do Outeiro do Circo (25 e 100 metros)