quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A Idade do Bronze na região de Beja

imagem
Idade do Bronze em Beja  

12 lugares, 12 meses, 12 histórias: a Idade do Bronze na Região de Beja
imagem
Estela da Pedreirinha (Santa Vitória).Fotos de Abel Viana (1950`s) [cedida por Leonel Borrela] e Francisco Paixão (2015) 

Ao longo de 2016, a Câmara Municipal de Beja em parceria com o Projeto Outeiro do Circo, irá promover um ciclo de atividades em todas as freguesias do concelho destinadas a divulgar o rico património arqueológico da Idade do Bronze no concelho de Beja.

Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos no concelho de Beja nos últimos anos vieram confirmar a importância que era atribuída a esta região durante o período conhecido como Idade do Bronze (2000 a 800 a.C.). Esta época é claramente marcada pela importância dada à exploração dos ricos recursos naturais deste território e pela sua ocupação extensiva como o provam as centenas de sítios arqueológicos atualmente conhecidos. Ao longo da Idade do Bronze as comunidades que habitaram a região de Beja encontravam-se envolvidas num processo transformador de larga escala que abrangeu todo o Ocidente Peninsular e que implicou uma grande abertura destas populações ao exterior.

As atividades a desenvolver pretendem levar o conhecimento produzido sobre a Idade do Bronze às comunidades que hoje ocupam os mesmos espaços. Assim, o principal objetivo passa pela realização de um conjunto de iniciativas de divulgação que irão ao encontro das populações. Será realizada uma conferência, uma exposição e um percurso pedestre em cada freguesia do concelho de Beja com o intuito de dar a conhecer os “seus” vestígios da Idade do Bronze.

A anteceder este programa será realizada uma conferência sobre a Idade do Bronze na região de Beja e que servirá para apresentação do projeto, a ter lugar no dia 12 de Janeiro às 18:30 no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano.
As iniciativas nas freguesias terão início a 15 e 16 de Janeiro na União de Freguesias de Trigaches e São Brissos, seguindo-se novas ações na Freguesia de Beringel a 5 e 6 de Fevereiro e na União de Freguesias de Salvada e Quintos a 18 e 19 de Março. 

domingo, 13 de dezembro de 2015

Volta Solidária de Alqueva

Apesar de só agora ter chegado ao nosso conhecimento que o evento desportivo Volta Solidária de Alqueva incluiu uma passagem pelo Outeiro do Circo no trajecto do presente ano, não podíamos deixar de aqui mencionar esta iniciativa realizada a 26 de Setembro de 2015 em Beringel.
A Volta Solidária de Alqueva, organizada pela EDIA, é um evento desportivo destinado a apoiar instituições de solidariedade do concelho de Beja, tendo sido escolhida este ano a CERCIBEJA.
O trajecto planeado para 2015, num total de 9 km de caminhada e de 13 km em corrida integrou uma passagem pelo povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo.
Aqui deixamos algumas fotos da passagem dos atletas solidários pelo Outeiro do Circo.
Mais informações em: Volta Solidária de Alqueva






sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Fotos aéreas com drone

Apresentamos algumas novas fotos aéreas do Outeiro do Circo, da autoria de Samuel Neves, tiradas com recurso a drone. 
Chama-se a atenção para a última foto onde é possível observar nitidamente o contorno da dupla linha de muralha da curva sudoeste que actualmente já não existe no terreno.


sábado, 5 de dezembro de 2015

Arqueologia experimental - Tiro com arco e flecha e funda

No dia 5 de Dezembro o Outeiro do Circo foi palco de uma pequena experiência sobre poliorcética (arte de defender e atacar uma fortificação).
Através da colaboração do arqueólogo Filipe Pina, a quem desde já expressamos o nosso agradecimento, realizou-se um breve ensaio destinado a medir as distâncias de tiro com arco e flecha e com funda a partir das muralhas do Outeiro do Circo. 
Arco, flechas e funda

As peças utilizadas nesta experiência foram todas fabricadas pelo Filipe Pina que pretendeu criar a maior aproximação possível a algum tipo de armamento simples que pudesse ter sido utilizado na pré e proto-história.
Através da utilização do arco foi possível atingir um alcance máximo de cerca de 100 metros. Outros testes permitiram verificar que a distância máxima de precisão com arco e flecha se cifra nos 25 metros.
Teste de distância máxima com arco e flecha
Teste de distância máxima de precisão com arco e flecha

Também se fizeram alguns testes utilizando a funda que se revelou de menor precisão à mesma distância de 25 metros mas conseguindo atingir um alcance máximo semelhante ao arco e flecha.
Teste de distância máxima de precisão com funda

Estes dados irão ser trabalhados e testados em novas ocasiões de modo a colocar algumas hipóteses sobre a utilização do sistema defensivo.
Linhas de tiro com arco a partir das muralhas do Outeiro do Circo (25 e 100 metros)

sábado, 28 de novembro de 2015

Nova colaboração

Realizou-se no dia 28 de Novembro o levantamento do povoado do Outeiro do Circo com recurso a um drone equipado com câmara fotográfica de alta resolução para criação de um modelo tridimensional do terreno e um mapa georeferenciado da área de estudo.
Os trabalhos foram desenvolvidos por Samuel Neves (http://samuellago7.wix.com/spneg) a quem se agradece desde já a preciosa colaboração.
Em breve daremos mais informações sobre os resultados destes trabalhos.




domingo, 1 de novembro de 2015

Global Archaeology


O Outeiro do Circo foi um dos sítios arqueológicos escolhido para integrar o projeto Global Archaeology, uma iniciativa da arqueóloga canadiana Kate Leonard, que visa a sua participação enquanto voluntária em 12 projectos de investigação ao longo de 12 meses e em 12 países durante o ano de 2016.
Deste modo, o Outeiro do Circo figura entre uma lista que inclui sítios arqueológicos e museus da Austrália, Nova Zelândia, Fiji, México, Hawai, Canadá, África do Sul, Irlanda e Grécia, nos quais a Dr.ª Kate Leonard irá participar, dando o seu contributo, mas também divulgando esta aventura nas redes sociais e ajudando a promover os projectos que integrará. 
O objectivo final será a edição de um livro onde a autora pretenderá contar as diferentes experiências em que se irá envolver e chamar a atenção para a importância da arqueologia na obtenção de conhecimento do nosso passado comum global.
Os interessados poderão apoiar esta iniciativa através de donativos destinados a suportar os custos das viagens e da edição do livro.
A partir de Janeiro de 2016 esta jornada poderá ser acompanhada em: 
Mais informações sobre o projecto Global Archaeology poderão ser obtidos em:


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Arqueologia Sénior!


O Projeto Outeiro do Circo colaborou com a Universidade Sénior de Beja através de duas iniciativas destinadas a dar a conhecer um pouco melhor a Idade do Bronze na região de Beja. Na passada 4ª feira, dia 7 de Outubro, houve lugar uma conferência intitulada "Outeiro do Circo: o guardião da planície" destinada a cerca de 15 alunos da Universidade Sénior de Beja e que teve lugar nas instalações da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja. Esta conferência foi integrada na cadeira de Património Local lecionada por António José Barahona, a quem se agradece o convite para esta colaboração.
No dia 14 foi a vez de uma outra iniciativa que contemplou uma visita guiada ao Museu do Sembrano onde está patente uma exposição temporária dedicada ao Outeiro do Circo, seguida de uma visita às instalações da Casa das Artes/Museu Jorge Vieira onde se encontram em depósito provisório os materiais recolhidos na campanha de escavações de 2015 do Outeiro do Circo, possibilitando assim um contacto mais direto entre os alunos da Universidade Sénior e os materiais arqueológicos da Idade do Bronze.
Em nome da equipa do Projeto Outeiro do Circo resta-nos agradecer a oportunidade proporcionada por esta colaboração que nos permite alargar cada vez mais as ações de Educação Patrimonial que integram o Projeto Outeiro do Circo e agradecer a atenção e interesse dos alunos da Universidade Sénior de Beja.