À velocidade a que se disseminam as más notícias, soubemos hoje do falecimento de Pedro Reina. Colaborador do Projecto Outeiro do Circo para a área da topografia, que apoiou o projecto, desde o início, de um modo desinteressado, realizando a georeferenciação dos trabalhos arqueológicos e o seu posterior tratamento em gabinete. Como o estado de choque ainda nos embarga a voz, aqui lhe prestamos uma sincera homenagem.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Poster do Projeto Outeiro do Circo no VII Encontro de Arqueologia do Sudoeste
Apresenta-se o poster da autoria de Sofia Silva a apresentar ao VII Encontro de Arqueologia do Sudoeste (Aroche - Serpa, 29, 30 Novembro e 1 Dezembro), dedicado ao estudo da componente cerâmica do povoado e recentemente alvo de tese de mestrado defendida pela autora na Universidade de Coimbra.
domingo, 24 de novembro de 2013
Arqueologia em Portugal 150 anos
Foram editadas as atas do I Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, realizado entre os dias 21 e 24 de Novembro em Lisboa, nas quais consta um artigo relativo ao Projeto Outeiro do Circo intitulado "Estudo de metais e vestígios de produção do povoado fortificado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)" da autoria de Pedro Valério, António Monge Soares, Maria Fátima Araújo, Rui Silva, Eduardo Porfírio e Miguel Serra
Resumo:
Artefactos e vestígios de produção metalúrgica do Outeiro do Circo foram objecto de caracterização elementar e microestrutural. A datação pelo radiocarbono dos contextos dos materiais indicou uma cronologia do ultimo quartel do II Milénio a.C. Um cadinho encontra-se associado à produção de ouro e dois nódulos metálicos relacionam-se com operações primárias de produção de bronze. Um cone de fundição atesta o vazamento de um bronze de composição semelhante à dos restantes artefactos metálicos, com excepção de um exemplar, cujo reduzido teor em estanho será devido a utilização de sucata. As cadeias operatórias dos artefactos incluiram operações de martelagem e recozimento. Os materiais analisados enquadram-se na metalurgia coeva do sul de Portugal, caracterizada por bronzes binários com teores apropriados de estanho.
O artigo completo pode ser descarregado em:
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Poster - Estudo de Metais e vestigíos de produção do Outeiro do Circo
Está já disponível na página do I Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses o poster dedicado ao estudo dos metais e dos vestigíos de produção do Outeiro do Circo. Este trabalho resultou duma colaboração com o C2TN - Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico e com o CENIMAT/I3N - Departamento de Ciências dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
VII Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular
O Projeto Outeiro do Circo participará mais uma vez nos Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, cuja sétima edição irá decorrer em Aroche (Espanha) nos dias 29 e 30 de Novembro e em Serpa no dia 1 de Dezembro do corrente ano.
Será apresentado um poster com o título "As cerâmicas do Outeiro do Circo (Beja): das tipologias ao estudo do povoamento" da autoria de Sofia Silva.
Resumo:
As escavações arqueológicas desenvolvidas num
troço da muralha do Outeiro do Circo (Beja) entre 2008 e 2011 permitiram a
definição de um complexo sistema defensivo atribuído ao final da Idade do
Bronze. O estudo do conjunto cerâmico proveniente da Sondagem 1 viabilizou a
aquisição de importantes elementos relacionados com as principais
características morfológicas, tecnológicas e decorativas que caracterizam a
produção oleira deste povoado.
Apresenta-se
a tabela tipológica do conjunto cerâmico que reúne os distintos tipos de
recipientes utilizados pelas comunidades que habitaram o Outeiro do Circo,
evidenciando-se as particularidades formais das cerâmicas exumadas. Através da
sua análise e com base nos resultados obtidos foi possível relacionar e
integrar o sítio no povoamento coevo do Sudoeste Peninsular.
Subscrever:
Mensagens (Atom)