terça-feira, 24 de setembro de 2013

Projeto Outeiro do Circo no programa Verão Total

O Projeto Outeiro do Circo foi um dos muitos assuntos em destaque no programa da RTP "Verão Total" do passado dia 13 de Setembro, com emissão dedicada ao concelho de Beja.

Pode ver a entrevista na totalidade no seguinte link (a partir do minuto 16:59): http://www.rtp.pt/play/p1251/e128398/verao-total-2013/313662

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Jornadas Europeias do Património 2013

No passado dia 21 de Setembro o Projeto Outeiro do Circo participou nas Jornadas Europeias do Património em Beja com duas iniciativas.
A primeira consistiu num roteiro sobre diverso património da cidade e concelho de Beja, intitulado "15 minutos com o património" que levou os participantes a um périplo pelo centro histórico destacando diversos pontos de interesse no Museu Jorge Vieira, nas escavações da Rua da Moeda, na Igreja dos Prazeres, no Hospital da Misericórdia, nas ruas da antiga Judiaria, terminando no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano.
Neste último local falou-se de muralhas antigas e de como se procedeu à "transferência" de poder entre o Outeiro do Circo na Idade do Bronze para a cidade de Beja a partir da Idade do Ferro.
Mais tarde foi a vez do Museu Jorge Vieira acolher uma conferência subordinada ao tema da arqueologia experimental, para tentar responder à questão de como é possível chegar ao oleiro (e à sociedade onde está inserido) através das cerâmicas arqueológicas e dos processos de experimentação.
 
Apesar do pouco público presente, num dia com muita oferta cultural em simultâneo na cidade, a conferência decorreu num ritmo animado mais ao jeito de uma conversa só possível pelo interesse e curiosidade dos presentes.
 
 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Notas de campo (3) - Campanha de 2013

O dia 14 de Setembro de 2013 assinala o fim dos trabalhos de campo do Projeto Outeiro do Circo iniciado em Agosto de 2008.
Foram quatro anos de campanhas de escavação, às quais se seguiu um ano de interregno, para em 2013 se voltar a atuar no terreno, desta vez numa perspetiva de minimização e salvaguarda.
Espera-se, naturalmente, que os resultados obtidos, bem como o impacto gerado por este projeto, sejam suficientes para merecer a continuidade nos anos vindouros, com novos objetivos e ambições.
Paralelamente aos trabalhos de campo desenvolveram-se inúmeras atividades de divulgação e procedeu-se à publicação científica dos resultados. Estas irão seguramente continuar nos próximos tempos, havendo já agendadas participações em congressos nacionais e internacionais, bem como algumas iniciativas de caracter mais generalista que esperamos poder dar continuidade em 2014.
Aguardemos então o que o futuro nos reserva com expetativa de voltar ao terreno já no próximo ano.
Até lá, iremos continuar a dinamizar este blog sempre que houver iniciativas associadas ao Projeto Outeiro do Circo que mereçam ser destacadas.
Para finalizar resta-nos agradecer a ajuda indispensável do Sr. José Raposo que nos cedeu a maquinaria necessária aos trabalhos de selagem, bem como ao nosso amigo Orlando Lopes que se voluntariou para ajudar nesses mesmos trabalhos.
De modo a que este texto não pareça uma despedida, deixaremos os restantes agradecimentos para outras notícias a publicar brevemente.
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Jornadas Europeias do Património 2013

O Projeto Outeiro do Circo estará mais uma vez presente nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, com duas iniciativas a decorrerem na cidade de Beja.
A primeira terá lugar no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano às 17:40, a cargo de Miguel Serra e consistirá numa breve conferência sobre a muralha da Idade do Ferro da cidade de Beja e a muralha da Idade do Bronze do Outeiro do Circo. Esta apresentação enquadra-se numa iniciativa mais abrangente designada "15 minutos com o património".
A segunda iniciativa, que decorrerá no Museu Jorge Vieira às 21:30, consiste numa conferência subordinada ao tema da Arqueologia Experimental e estará a cargo de Ana Osório, Sofia Silva e Diana Fernandes. Trata-se de uma temática desenvolvida no âmbito do Projeto Outeiro do Circo, nomeadamente no estudo de cerâmicas da Idade do Bronze, mas que abordará outros assuntos mais vastos.
 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Notas de campo (2) - Campanha de 2013

Durante a segunda semana de trabalhos no Outeiro do Circo concluíram-se todas ações agendadas e ainda foi possível realizar mais algumas atividades extras.
Efetuou-se a regularização dos perfis abatidos para consolidação da área de selagem e foi ainda possível proceder ao registo gráfico do perfil Este.
No topo da sondagem 1, junto ao perfil Oeste procedeu-se à abertura de uma micro-sondagem de 2 x 1 metros para deteção do substrato geológico.
No decurso dos trabalhos de campo foi ainda possível fazer uma breve ação de formação sobre topografia, pelo que se agradece a Ana Baltasar da Câmara Municipal de Beja a sua disponibilidade.
Previamente ao início dos trabalhos de campo foi endereçado um convite a todas as candidaturas à Câmara Municipal de Beja, para visitarem o Outeiro do Circo e para conhecerem as perspetivas de futuro do projeto de investigação. As visitas agendadas para 11, 12 e 13 de Setembro apenas contaram com a participação de uma candidatura.
Para além dos trabalhos de campo efetuou-se o tratamento de todos os materiais recolhidos na limpeza da sondagem 1, bem como ao seu inventário para integração no relatório final.
As atividades paralelas consistiram num passeio de uma tarde a Beja para visitar a exposição temporária do Outeiro do Circo no Museu do Sembrano (bem como o próprio espaço em si), o Museu Regional Rainha Dona Leonor, com destaque para a coleção do Bronze do Sudoeste e ao Castelo.
Por fim, na 6ª feira procedeu-se à colocação de geotêxtil em toda a área da sondagem 1 para se proceder à sua selagem definitiva.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dia Aberto no Outeiro do Circo

No passado dia 7 de Setembro realizou-se um dia aberto no âmbito do projeto arqueológico do Outeiro do Circo, que consistiu numa visita guiada à exposição temporária patente no Núcleo Museológico do Sembrano, seguida de uma visita ao local das escavações realizadas entre 2008 e 2011.
A iniciativa contou com cerca de 25 participantes que revelaram o seu entusiasmo com as muitas questões que colocaram sobre diversos temas (com grande curiosidade por parte dos mais novos!).
A deslocação ao Outeiro do Circo acabou por se revelar uma boa oportunidade para mostrar um sítio arqueológico ainda em fase de estudo e não valorizado, o que requer uma certa leitura no terreno, complementada com a integração na paisagem envolvente, que mais uma vez constituiu um cenário surpreendente para os visitantes devido à imensa visibilidade para a planície sobranceira.
A todos os que participaram neste Dia Aberto resta-nos agradecer o vosso genuíno interesse, que constitui motivo extra para retomar a iniciativa em ocasiões futuras.
Os responsáveis pelo Projeto Outeiro do Circo agradecem ainda a disponibilidade do vereador Miguel Góis para receber os participantes e de Maria João Macedo, chefe da divisão de Turismo e Património Cultural pelo seu empenho e dinamismo em mais uma atividade.




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Grupo Coral de Mombeja


Já havia sido aqui anunciada a comemoração do 11º aniversário do Grupo Coral de Mombeja, assinalada com a criação de uma peça cerâmica alusiva ao Outeiro do Circo.
No passado dia 6 de Setembro foi entregue aos responsáveis do Projeto Outeiro do Circo um exemplar, contanto com a presença de vários membros do Grupo Coral de Mombeja.
A eles aqui fica expresso o nosso sincero agradecimento por terem escolhido o Outeiro do Circo como imagem dessa comemoração e os desejos das maiores felicidades.

domingo, 8 de setembro de 2013

Notas de campo (1) - Campanha 2013

A primeira semana de trabalhos no Outeiro do Circo encontra-se concluída, após a limpeza da sondagem 1, que se apresentava em muito mau estado devido ao abatimento de vários cortes e às escorrências de terras ao longo da encosta, que a título de exemplo provocaram o enchimento total da zona do fosso, com cerca de 2 m de profundidade.
Iniciou-se a regularização dos perfis de modo a criar condições de estabilidade antes da fase de selagem.
Para além dos danos causados pela queda dos cortes, também há a registar alguns estragos ao nível do solo, nomeadamente os provocados pela força das águas que criaram diversas fendas, algumas com cerca de 20 cm de profundidade.
Estes últimos danos tiveram no entanto um aspeto positivo, já que os sulcos abertos pela água colocaram à vista em algumas zonas o substrato geológico, justificando a realização de uma pequena sondagem que permita o seu registo e integração nos cortes estratigráficos já desenhados.


Paralelamente a estes trabalhos de salvaguarda foram também realizados os trabalhos de topografia que incidiram no levantamento da totalidade dos taludes da muralha (interior e exterior), georreferenciação de um afloramento gravado e planimetria de toda a área interior. Estes trabalhos foram realizados por Ana Baltasar da CM Beja e contaram também com o apoio da EDIA.