quinta-feira, 30 de junho de 2011

Inscrições para voluntariado no Outeiro do Circo 2011

Inscrições para voluntariado no Outeiro do Circo

Nome do projecto: A transição Bronze Final/Iª Idade do Ferro no Sul de Portugal. O caso do Outeiro do Circo (Beja)


1ª Campanha
Datas: 1 de Agosto a 12 de Agosto
Vagas: 5

2ª Campanha
Datas: 16 de Agosto a 26 de Agosto
Vagas: 5




Nota: dá-se preferência a quem se inscrever para o mês todo

Coordenação de Projecto: Miguel Serra e Eduardo Porfírio (Palimpsesto, Lda. / CEAUCP-CAM)

Informações: e-mail: miguel.antonio.serra@gmail.com ou para o telem. 916981548

Apoios: Câmara Municipal de Beja / Junta de Freguesia de Mombeja / Palimpsesto, Lda.

Informações gerais:
Local: Mombeja/Beringel (distrito de Beja)
Período: Bronze Final / Iª Idade do Ferro
Tipo de Estação: Povoado muralhado

No final os participantes recebem um certificado de participação.

Breve descrição do sítio:
O Outeiro do Circo é um grande povoado muralhado proto-histórico situado numa pequena mas destacada elevação em plenos Barros de Beja.
Possui cerca de 17 hectares intra-muralhas, mas pouco se sabe da sua dinâmica interna, apesar de se reconhecerem alguns vestígios da Idade do Bronze Final, nomeadamente cerâmicas brunidas e taças carenadas entre outros.
A área a intervencionar corresponde a uma secção da muralha, numa zona onde o talude observável tem cerca de 5 metros de altura por 8 de largura (com áreas de derrube) e onde se pretenderá continuar a realização de um corte na muralha, de forma a caracterizá-la e a atribuir-lhe uma cronologia mais precisa. Esta zona começou a ser intervencionada na campanha de 2008, apenas tendo sido registados níveis de revolvimento de época histórica relacionados com o aproveitamento da pedra para reutilização em construção, apesar da presença de bastante material cerâmico proto-histórico. Na campanha de 2009 detectou-se uma estrutura em barro delimitada por alinhamentos pétreos, formando uma rampa, que deverá integrar um complexo sistema defensivo. Esta estrutura era totalmente coberta por níveis selados que documentam a fase de abandono do sítio durante o Bronze Final. Na campanha de 2010 os trabalhos efectuados permitiram uma melhor definição desta estrutura compósita que integra um muro superior interno, a já mencionada rampa de barro e um muro de contenção inserido num pequeno fosso. Foi ainda escavada uma pequena sondagem de avaliação noutro sector do povoado, sem resultados assinaláveis.
Os trabalhos previstos para 2011 pretendem terminar a intervenção na muralha, contemplando a escavação do fosso, do muro superior e o fim da remoção da rampa de barro. Para além destas acções irão decorrer outras actividades nomeadamente de prospecção em redor da cintura de muralha e trabalhos de tratamento de espólio.


Para mais informações ver:

Osório, A., Serra, M. e Porfírio, E. (2011), Material questions over a reddish layer in the Outeiro do Circo wall slope (Beja, Portugal), poster apresentado nas IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (Faro 11 a 13 de Maio de 2011), in http://outeirodocirco.blogspot.com/2011/05/jia-2011-poster.html

Serra, M. (no prelo), O povoamento fortificado do Bronze Final no sudoeste. Caso de estudo: o sítio do Outeiro do Circo (Beja), comunicação apresentada nas II Jornadas de Pré e Proto-História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: A Idade do Bronze do Sudoeste: novas perspectivas sobre uma velha problemática (Coimbra 15 de Abril de 2011), in http://outeirodocirco.blogspot.com/2011/04/ii-jornadas-de-pre-e-proto-historia-da.html

Serra, M. e Porfírio, E (no prelo), O Bronze Final nos “Barros de Beja”. Novas perspectivas de investigação, comunicação apresentada no V Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular (Almodôvar 18 a 20 de Novembro de 2010), in http://outeirodocirco.blogspot.com/2011/01/v-encontro-de-arqueologia-do-sudoeste.html

Poderão aceder a mais informações em http://outeirodocirco.blogspot.com/

Chegada: por transporte público (até Beja) ou viatura própria (até Mombeja). O local e a hora de encontro serão previamente combinados com os inscritos, devendo estes chegar no Domingo anterior ao início da campanha.

Alojamento: instalações da Escola Primária de Mombeja. Deverão levar saco cama.

Alimentação: nas instalações da Associação de Solidariedade Mombejense (inclui pequeno almoço, almoço e jantar)

Transporte: as deslocações para o local de trabalho serão asseguradas por transporte cedido pela Junta de Freguesia de Mombeja

Conselhos: levar chapéu, cantil, luvas, protector solar.

Horário de trabalho: 7:00 – 12:00 e das 17:00 – 19:00 (poderá ainda ser ajustado durante a campanha em função das condições climatéricas)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Outeiro do Circo alvo de trabalhos académicos - parte 3



Caracterização mineralógica das cerâmicas provenientes do Outeiro do Circo (Beja).
Uma análise por difracção de raios X.







O presente trabalho, integrado no Seminário de Métodos e Técnicas em Arqueometria do 2º Ciclo de Arqueologia e Território, teve como objectivo a caracterização arqueométrica de três fragmentos cerâmicos provenientes de escavações, na zona da muralha, levadas a cabo no povoado do Outeiro do Circo (Beja).
Deste modo, pretendeu-se efectuar a identificação dos componentes mineralógicos das amostras, através da Difracção de Raios-X, de modo a perceber se a mineralogia é ou não compatível com o substrato geológico regional.
Uma vez que os materiais cerâmicos são claramente heterogéneos, os resultados obtidos são ainda insuficientes para se proceder a uma completa caracterização mineralógica das amostras. Assim sendo, o estudo qualitativo efectuado necessita ainda de uma análise mais pormenorizada dos difractogramas de forma a obterem-se respostas mais conclusivas.
Considera-se ainda que será necessária uma amostra mais representativa e a utilização de outros métodos de análise que complementem a difracção de raio-X.
A análise aqui apresentada deve ser entendida como preâmbulo da dissertação de mestrado sobre o estudo das cerâmicas das escavações realizadas no Outeiro do Circo.