sábado, 12 de fevereiro de 2011

Outeiro do Circo objecto de trabalhos académicos

Dando seguimento à vertente de divulgação, o Projecto Outeiro do Circo tem sido objecto e também parceiro na realização de tabalhos académicos oriundos de áreas disciplinares diversas. Excluindo por razões óbvias os trabalhos efectuados pelos responsáveis e colaboradores do projecto, damos agora notícia de dois exemplos que abordaram o povoado do Outeiro do Circo e a nossa actividade devidamente inseridos na realidade local:

- Mombeja (Concelho de Beja), realizado por Catarina Lopes, Dora Narciso e Joana Machado, para a cadeira de Geografia do Turismo em Portugal do 3.º ano da Licenciatura em Informação Turística da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Ano Lectivo 2009/2010.

O trabalho conta com uma descrição do contexto histórico e geográfico da freguesia de Mombeja, explorando depois, as potencialidades turísticas do seu território, destacando o projecto Outeiro do Circo e os recursos naturais.




- Parque Cultural e o Desenvolvimento Sustentável, Outeiro do Circo e Mombeja, realizado por Joana Machado no âmbito do Seminário Património e Desenvolvimento Sustentado do Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural da Universidade de Évora.Ano Lectivo 2010/2011.
Partindo de conceitos como "Parque Cultural" e "Desenvolvimento sustentável", o trabalho explora algumas possibilidades de aplicá-los ao povoado do Outeiro do Circo e à aldeia de Mombeja, criando uma oferta turística em que o papel principal é concedido ao património natural e cultural geridos em conjunto com a população.



Esta colaboração é entendida não só como uma oportunidade privilegiada para divulgar as actividades do projecto e o património cultural e arqueológico desta região do concelho de Beja, mas também como um momento de partilha de conhecimentos e de aprendizagem.

Neste sentido, demonstramos a nossa total disponiblidade para futuras colaborações, anunciando desde já, que proximamente teremos oportunidade de contar com a primeira tese de mestrado, dedicada ao estudo das cerâmicas das escavações arqueológicas realizadas até ao momento.