segunda-feira, 30 de junho de 2025

Novo artigo sobre Educação Patrimonial

Apesar de já ter data de 2022, só recentemente ficou disponível o artigo "Os objetos arqueológicos como intérpretes do património: o caso do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal)", que foi um dos trabalhos selecionados para integrar o livro "Educação Patrimonial em Ação: tecendo relações entre museus, escolas e território", na sequência da conferência internacional com o mesmo título, realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2020. 

O trabalho, assinado por Sofia Silva, co-responsável científica do Projeto Outeiro do Circo e Maria José Sousa, do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), foi em grande parte motivado pelo protocolo de colaboração estabelecido em 2017 entre o projeto e o museu e está centrado num projeto de conceção de uma mala pedagógica para o Projeto Outeiro do Circo, para além de percorrer cenários e experiências relacionados com a utilização dos objetos para a interpretação do património arqueológico. 

O artigo encontra-se disponível AQUI e na página de Bibliografia do blogue. 











sexta-feira, 27 de junho de 2025

Novo projeto em preparação


No passado Domingo, 22 de Junho, realizou-se uma reunião de trabalho no Outeiro do Circo com o objetivo de preparar um novo projeto de investigação para 2026.

Efetuou-se uma visita ao sítio, com destaque para as áreas anteriormente intervencionadas, para definição das prioridades de atuações futuras. 


Brevemente será apresentado ao público o programa geral do novo projeto. 



quinta-feira, 19 de junho de 2025

Arqueologia no concelho de Beja

O Projeto Outeiro do Circo foi convidado para participar na exposição inaugural de uma nova iniciativa da Câmara Municipal de Beja, intitulada "Arqueologia do concelho de Beja - Peça em destaque".

A primeira exposição é dedicada aos elementos de foice recolhidos nas escavações arqueológicas no Outeiro do Circo, que remetem para a importância da atividade agrícola nas comunidades que habitaram o Outeiro do Circo há cerca de 3000 anos.

A mostra integra alguns denticulados em pedra, uma réplica de foice e o texto de enquadramento sobre o tema, que está patente ao público no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja. 

domingo, 15 de junho de 2025

Projeto Outeiro do Circo nas Jornadas Europeias de Arqueologia

A sessão de filmes e debates “O mundo inteiro do passado, contigo no presente: o conhecimento milenar das tapeçarias, arquiteturas e educação” decorreu a 13 de junho, em Évora. Organizada pela Heritales e Laboratório de Arqueologia Pinho Monteiro (Univ. Évora), a iniciativa contou com a parceria do Núcleo de Estudantes de História, Arqueologia e Património Cultural da Univ. Évora e o apoio do Projeto Outeiro do Circo e da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável.

Em duas sessões, foram visualizados filmes sobre conhecimentos materiais e imateriais da Líbia, Irão, Paquistão e Tunísia. Cada sessão contou com um momento de debate, coordenado por Nelson J. Almeida (professor da Univ. Évora e membro do Projeto Outeiro do Circo) e por Maria Zozaya (investigadora principal do CIDEHUS-UÉ). Partindo de questões suscitadas pelos filmes e desde perspetivas multidisciplinares, os participantes envolveram-se em interessantes discussões, criando pontes entre o património no passado e na atualidade e partilhando inquietações sobre os seus futuros.






Fotografias de Nelson J. Almeida e Maria Zozaya

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Projeto Outeiro do Circo com nova colaboração com o Festival Heritales

O Festival Heritales organiza, no próximo dia 13 de junho, uma sessão de filmes e debates sobre temas relacionados com os conhecimentos materiais e imateriais e a manutenção sustentável das comunidades.

A iniciativa decorre na Universidade de Évora, mais precisamente no Laboratório de Arqueologia Pinho Monteiro, entidade coorganizadora, contando com a colaboração do Projeto Outeiro do Circo.

Serão exibidos filmes da Líbia, Irão, Paquistão e Tunísia, repartidos por duas sessões, seguidas de debates sob a moderação de Nelson J. Almeida (professor auxiliar da Universidade de Évora e membro da equipa do Projeto Outeiro do Circo) e Maria Zozaya (investigadora principal no CIDEHUS, Universidade de Évora).

 

Mais informações em: 

https://journees-archeologie.eu/c-2025/lg-pt/Portugal/Programa/fiche-initiative/23658/Films-de-cinema-sobre-patrimonio-Heritales-com-o-Laborator-2d28a314260d3fb8c50f1e6e0dd40245-76713600

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Colaboração na Grande Caminhada da Primavera, Baleizão

O Projeto Outeiro do Circo colaborou na iniciativa da Câmara Municipal de Beja, "Por esses campos fora", no passado dia 1 de Junho, com a Grande Caminhada da Primavera, num percurso de 15 km entre Baleizão e o Rio Guadiana. 

O percurso foi acompanhado por Miguel Serra, do Projeto Outeiro do Circo, para dar a conhecer aos cerca de 20 participantes o sítio arqueológico dos Castelos, um grande povoado fortificado do Bronze Final, sobranceiro ao Rio Guadiana. 
Este sítio, conhecido desde os anos 90, foi recentemente objeto de levantamento com recurso a tecnologia LiDAR no âmbito do Projeto Odyssey, que possibilitou um conjunto extraordinário de novos dados, verificando-se que a área total do sítio se cifra em cerca de 45 hectares rodeados por várias linhas de muralhas, uma entrada protegida por dois grandes bastiões e outros elementos (para saber mais ver AQUI).
Aqui fica o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Beja e à Junta de Freguesia de Baleizão pela organização da iniciativa. 


domingo, 8 de junho de 2025

O projecto Outeiro do Circo na entrega dos prémios do Heritales - International Heritage Film Festival

O projecto Outeiro do Circo esteve presente na entrega dos prémios do Heritales - International Heritage Film Festival que decorreu no dia 6 de junho às 18h na Biblioteca da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) no Campus de Caparica (Almada).
 
O evento foi acolhido pelo professor José J. G. Moura (FCT-NOVA) e para além das entidades já mencionadas contou também com o apoio da Associação Internacional de Educação Formação e InovaçãoAlmada Mundo.
 
Estiveram presentes alguns dos realizadores premiados provenientes de Alemanha, Brasil e Paquistão, sendo que a esmagadora maioria fez-se representar virtualmente. Uma referência especial para Vera Andrade, Miranda Winter, Kasia Lendzion e Igor Minin, jovens artistas do Mestrado de Ciência e Arte do Vidro e da Cerâmica VICARTE (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) que elaboraram as peças artísticas correspondentes aos prémios.
 
Os prémios estiveram expostos no primeiro piso da Biblioteca da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Caparica, numa exposição com a curadoria da professora Helena Elias (FBAUL-VICARTE), da professora Marta Castelo (FBAUL-VICARTE) e do professor Fernando Quintas (FBAUL-VICARTE).