segunda-feira, 30 de junho de 2025

Novo artigo sobre Educação Patrimonial

Apesar de já ter data de 2022, só recentemente ficou disponível o artigo "Os objetos arqueológicos como intérpretes do património: o caso do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal)", que foi um dos trabalhos selecionados para integrar o livro "Educação Patrimonial em Ação: tecendo relações entre museus, escolas e território", na sequência da conferência internacional com o mesmo título, realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2020. 

O trabalho, assinado por Sofia Silva, co-responsável científica do Projeto Outeiro do Circo e Maria José Sousa, do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), foi em grande parte motivado pelo protocolo de colaboração estabelecido em 2017 entre o projeto e o museu e está centrado num projeto de conceção de uma mala pedagógica para o Projeto Outeiro do Circo, para além de percorrer cenários e experiências relacionados com a utilização dos objetos para a interpretação do património arqueológico. 

O artigo encontra-se disponível AQUI e na página de Bibliografia do blogue. 











sexta-feira, 27 de junho de 2025

Novo projeto em preparação


No passado Domingo, 22 de Junho, realizou-se uma reunião de trabalho no Outeiro do Circo com o objetivo de preparar um novo projeto de investigação para 2026.

Efetuou-se uma visita ao sítio, com destaque para as áreas anteriormente intervencionadas, para definição das prioridades de atuações futuras. 


Brevemente será apresentado ao público o programa geral do novo projeto. 



quinta-feira, 19 de junho de 2025

Arqueologia no concelho de Beja

O Projeto Outeiro do Circo foi convidado para participar na exposição inaugural de uma nova iniciativa da Câmara Municipal de Beja, intitulada "Arqueologia do concelho de Beja - Peça em destaque".

A primeira exposição é dedicada aos elementos de foice recolhidos nas escavações arqueológicas no Outeiro do Circo, que remetem para a importância da atividade agrícola nas comunidades que habitaram o Outeiro do Circo há cerca de 3000 anos.

A mostra integra alguns denticulados em pedra, uma réplica de foice e o texto de enquadramento sobre o tema, que está patente ao público no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja. 

domingo, 15 de junho de 2025

Projeto Outeiro do Circo nas Jornadas Europeias de Arqueologia

A sessão de filmes e debates “O mundo inteiro do passado, contigo no presente: o conhecimento milenar das tapeçarias, arquiteturas e educação” decorreu a 13 de junho, em Évora. Organizada pela Heritales e Laboratório de Arqueologia Pinho Monteiro (Univ. Évora), a iniciativa contou com a parceria do Núcleo de Estudantes de História, Arqueologia e Património Cultural da Univ. Évora e o apoio do Projeto Outeiro do Circo e da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável.

Em duas sessões, foram visualizados filmes sobre conhecimentos materiais e imateriais da Líbia, Irão, Paquistão e Tunísia. Cada sessão contou com um momento de debate, coordenado por Nelson J. Almeida (professor da Univ. Évora e membro do Projeto Outeiro do Circo) e por Maria Zozaya (investigadora principal do CIDEHUS-UÉ). Partindo de questões suscitadas pelos filmes e desde perspetivas multidisciplinares, os participantes envolveram-se em interessantes discussões, criando pontes entre o património no passado e na atualidade e partilhando inquietações sobre os seus futuros.






Fotografias de Nelson J. Almeida e Maria Zozaya

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Projeto Outeiro do Circo com nova colaboração com o Festival Heritales

O Festival Heritales organiza, no próximo dia 13 de junho, uma sessão de filmes e debates sobre temas relacionados com os conhecimentos materiais e imateriais e a manutenção sustentável das comunidades.

A iniciativa decorre na Universidade de Évora, mais precisamente no Laboratório de Arqueologia Pinho Monteiro, entidade coorganizadora, contando com a colaboração do Projeto Outeiro do Circo.

Serão exibidos filmes da Líbia, Irão, Paquistão e Tunísia, repartidos por duas sessões, seguidas de debates sob a moderação de Nelson J. Almeida (professor auxiliar da Universidade de Évora e membro da equipa do Projeto Outeiro do Circo) e Maria Zozaya (investigadora principal no CIDEHUS, Universidade de Évora).

 

Mais informações em: 

https://journees-archeologie.eu/c-2025/lg-pt/Portugal/Programa/fiche-initiative/23658/Films-de-cinema-sobre-patrimonio-Heritales-com-o-Laborator-2d28a314260d3fb8c50f1e6e0dd40245-76713600

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Colaboração na Grande Caminhada da Primavera, Baleizão

O Projeto Outeiro do Circo colaborou na iniciativa da Câmara Municipal de Beja, "Por esses campos fora", no passado dia 1 de Junho, com a Grande Caminhada da Primavera, num percurso de 15 km entre Baleizão e o Rio Guadiana. 

O percurso foi acompanhado por Miguel Serra, do Projeto Outeiro do Circo, para dar a conhecer aos cerca de 20 participantes o sítio arqueológico dos Castelos, um grande povoado fortificado do Bronze Final, sobranceiro ao Rio Guadiana. 
Este sítio, conhecido desde os anos 90, foi recentemente objeto de levantamento com recurso a tecnologia LiDAR no âmbito do Projeto Odyssey, que possibilitou um conjunto extraordinário de novos dados, verificando-se que a área total do sítio se cifra em cerca de 45 hectares rodeados por várias linhas de muralhas, uma entrada protegida por dois grandes bastiões e outros elementos (para saber mais ver AQUI).
Aqui fica o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Beja e à Junta de Freguesia de Baleizão pela organização da iniciativa. 


domingo, 8 de junho de 2025

O projecto Outeiro do Circo na entrega dos prémios do Heritales - International Heritage Film Festival

O projecto Outeiro do Circo esteve presente na entrega dos prémios do Heritales - International Heritage Film Festival que decorreu no dia 6 de junho às 18h na Biblioteca da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) no Campus de Caparica (Almada).
 
O evento foi acolhido pelo professor José J. G. Moura (FCT-NOVA) e para além das entidades já mencionadas contou também com o apoio da Associação Internacional de Educação Formação e InovaçãoAlmada Mundo.
 
Estiveram presentes alguns dos realizadores premiados provenientes de Alemanha, Brasil e Paquistão, sendo que a esmagadora maioria fez-se representar virtualmente. Uma referência especial para Vera Andrade, Miranda Winter, Kasia Lendzion e Igor Minin, jovens artistas do Mestrado de Ciência e Arte do Vidro e da Cerâmica VICARTE (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) que elaboraram as peças artísticas correspondentes aos prémios.
 
Os prémios estiveram expostos no primeiro piso da Biblioteca da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Caparica, numa exposição com a curadoria da professora Helena Elias (FBAUL-VICARTE), da professora Marta Castelo (FBAUL-VICARTE) e do professor Fernando Quintas (FBAUL-VICARTE).
 

 

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Projeto Outeiro do Circo no ArqueoRurales III (Guareña, Badajoz)

O Projeto Outeiro do Circo vai participar entre hoje, dia 28 de Maio, e 6ª feira, 30 de Maio, na 3.ª edição do ArqueoRurales - Jornadas sobre Arqueología y Comunidad Rural, que vai decorrer na localidade de Guareña (Badajoz). 


A edição do ano passado, dedicada ao tema "Educação Patrimonial", também contou com a participação do Projeto Outeiro do Circo, de que resultou um artigo de reflexão sobre o passado, presente e futuro do projeto (AQUI). 

O tema deste ano foca-se na "Ciência Cidadã" e a equipa do Outeiro do Circo irá apresentar uma comunicação sobre a Arqueologia Experimental e a participação comunitária (Resumo AQUI).

Programa completo do ArqueoRurales III AQUI

terça-feira, 27 de maio de 2025

Projeto Outeiro do Circo nos Encontros de Pré-história do Alentejo

O Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo marcou presença na 1.ª edição dos Encontros de Pré-história do Alentejo, que decorreram no passado dia 24 de Maio, em Serpa. 


A comunicação "I can see cleary now: o uso de ferramentas SIG para a compreensão de relações de povoamento da Idade do Bronze Final, entre os concelhos de Beja e Serpa", resulta do projeto de doutoramento de António Diniz, que apresentou os resultados, e contou com a colaboração do Projeto Outeiro do Circo, num trabalho assinado em conjunto com Miguel Serra, Nelson J. Almeida e Enrique Cerrillo Cuenca. 


A apresentou consistiu no levantamento do conjunto de sítios do Bronze Final nos concelhos de Beja e Serpa, para aplicação de ferramentas de visibilidade (SIG), com o intuito de aferir possíveis relações entre os sítios, o território e os recursos. 



Os resultados serão publicados nas actas do I EPHA - Encontros de Pré-história do Alentejo, que deverão ser apresentadas na edição de 2026, a realizar em Beja. 

quarta-feira, 21 de maio de 2025

O Projeto Outeiro do Circo no Let`s Rock - Um podcast da Idade da Pedra


O Projeto Outeiro do Circo foi convidado para participar no Let`s Rock - Um podcast da Idade da Pedra, numa conversa com Sara Cura

Miguel Serra, um dos responsáveis do projecto falou sobre a investigação realizada neste importante povoado da Idade do Bronze, mas o foco principal incidiu na componente comunitária e educativa do projeto, terminando com uma reflexão sobre o papel social e cultural da arqueologia. 

Para ouvir AQUI ou AQUI 

Para saber mais sobre o trabalho da Sara Cura no "Comunicar arqueologia", onde também se pode aceder às restantes emissões do Let`s Rock: AQUI 

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Comunicação nos Encontros de Pré-história do Alentejo, Serpa, 24 de Maio

No próximo Sábado, 24 de Maio, Serpa acolhe a primeira edição dos EPHA - Encontros de Pré-história do Alentejo

A comunicação de António Diniz (Univ. Évora, CHAIA, IN2PAST), Miguel Serra (CM Serpa. CEAACP), Nelson J. Almeida (Univ. Évora, CHAIA, IN2PAST, UNIARQ) e Enrique Cerrillo Cuenca (Univ. Complutense), intitulada "I can see clearly now: o uso de ferramentas SIG para a compreensão de relações no povoamento da Idade do Bronze Final, entre os concelhos de Beja e Serpa" conta com a colaboração do Projeto Outeiro do Circo. 

Aqui fica o resumo da comunicação: 


A Idade do Bronze na região do Alentejo tem sido alvo de atenção desde as primeiras descobertas casuais no final do séc. XIX, seguidas de trabalhos pontuais entre as décadas de 40 a 50 do século passado e alguns projectos de investigação dos anos 80 até aos nossos dias. Os problemas de investigação agravaram-se com a construção da Barragem de Alqueva, que gerou uma grande produção científica como forma de preservação da informação. É neste contexto que se insere o presente estudo, centrado nas formas de implantação dos sítios da Idade do Bronze Final entre os territórios de Beja e Serpa, região separada pelo curso do rio Guadiana. Através dos SIG e de ferramentas de visibilidade, pretendemos caracterizar possíveis correlações entre os sítios identificados e enquadrar estes resultados na discussão dos padrões de povoamento na Idade do Bronze Final.


domingo, 18 de maio de 2025

Conferência sobre o Bronze do Sudoeste na Universidade de Évora

Realizou-se no passado dia 15 de Maio uma conferência sobre a Idade do Bronze do Sudoeste, na Universidade de Évora, apresentada por Miguel Serra, coresponsável do Projeto Outeiro do Circo. 

A iniciativa surgiu a convite de Nelson J. Almeida, professor auxiliar na Universidade de Évora, e foi integrada na Unidade Curricular Arqueologia das Sociedades Pré e Proto-históricas, do 1º ano da licenciatura em História e Arqueologia. 

A apresentação serviu para uma caraterização geral da Idade do Bronze do Sudoeste, desde os seus antecedentes, à formulação do conceito "Cultura do Bronze do Sudoeste", até aos dados mais recentes. 



Fotos: Nelson J. Almeida

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Comunicação do Projeto Outeiro do Circo no ArqueoRurales III

Resumo da comunicação do Projeto Outeiro do Circo no ArqueoRurales - III Jornadas sobre Arqueologia y Comunidad Rural, a ser apresentada no dia 29 de Maio em Guareña, Badajoz:

De la Arqueología Experimental sobre cerámicas de la Edad del Bronce a la participación comunitaria en el Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal).

En el poblado del Bronce Final del Outeiro do Circo (Beja, Portugal) la investigación arqueológica llevó a acciones paralelas que combinaron cuestiones cientificas con la participación activa de las comunidades en su resolución. Una de las problemáticas involucró los procesos de fabricación cerámica, a través de actividades de arqueología experimental para la comprensión de las prácticas de las comunidades antiguas. La implicación de la comunidad actual en las cuestiones científicas se inició con el proyecto faCta (fuego, agua, Cerámica, tierra, aire) para la exploración de las técnicas de manufactura y cocción de cerámicas. Los resultados fueron conciliados con estudios analíticos, alimentando la producción científica con un desarrollo más profundizado en una tesis doctoral. El proyecto fue adaptado para talleres universitarios y actividades para público infantil o transgeneracional, constituyéndose como embajador del Proyecto Outeiro do Circo a través de la conciliación entre producción científica y la estrategia de divulgación/educación. 

Programa completo AQUI

segunda-feira, 5 de maio de 2025

ArqueoRurales III - Guareña, Badajoz - 28-31 de Maio

O Projeto Outeiro do Circo foi um dos selecionados para participar novamente no encontro ArqueoRurales, este ano com as 3ªs Jornadas sobre Arqueologia e Comunidade Rural a serem dedicadas ao tema Ciência Cidadã

As jornadas vão decorrer na localidade de Guareña (Badajoz), entre os dias 28 e 31 de Maio e a apresentação sobre o Outeiro do Circo tem lugar no dia 29, com o título "Da Arqueologia Experimental sobre cerâmicas da Idade do Bronze à participação comunitária no Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal)". 

Programa completo AQUI

domingo, 27 de abril de 2025

Balanço da caminhada "Paisagens Ocultas"

Realizou-se hoje, 27 de Abril, a caminhada "Paisagens Ocultas", organizada pela Câmara Municipal de Moura, em colaboração com a Junta de Freguesia de Póvoa de São Miguel, que contou com a participação do arqueólogo Miguel Serra, em representação do Projeto Outeiro do Circo. 

O percurso, de cerca de 10 km, pela Herdade das Tojeiras Brancas, levou os cerca de 30 participantes pelos cerros nas margens do Rio Ardila, onde se falou sobre as estratégias de ocupação humana deste território desde as primeiras comunidades de agricultores e pastores, aos primeiros metalurgistas e até à chegada dos romanos. 




sábado, 26 de abril de 2025

Conferência sobre estelas no Algarve - balanço

O Projeto Outeiro do Circo participou numa conferência dedicada ao tema das estelas da Idade do Bronze e da Idade no Ferro no Baixo Alentejo, que decorreu no passado dia 1 de Abril no Algarve.

A iniciativa surgiu a convite da Associação Arqueológica do Algarve e teve dupla sessão no Museu do Traje, em São Brás de Alportel e no Convento de São José, em Lagoa. 

A conferência ficou a cargo de Miguel Serra e Samuel Melro, com foco principal na coleção de estelas do Museu Rainha D. Leonor, em Beja, o seu enquadramento com a história da arqueologia na região, os contextos sócio-culturais a que pertendem e os principais sítios arqueológicos a que estavam associadas. 

Estiveram presentes 60 assistentes, 33 em São Brás de Alportel e 27 em Lagoa. 




Fotos: Jane Robertson (Associação Arqueológica do Algarve)

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Caminhada "Paisagens Ocultas" - Moura - 27 de Abril

O Projeto Outeiro do Circo colabora com a Câmara Municipal de Moura numa caminhada temática a ter lugar no próximo dia 27 de Abril. 

"Paisagens Ocultas" é o tema para uma caminhada de 10 km, integrada no programa "Pelos Campos de Salúquia", promovida pelo setor de Turismo da Câmara Municipal de Moura, em colaboração com a Junta de Freguesia de de Póvoa de São Miguel. 

O percurso será guiado pelo arqueólogo Miguel Serra, pela Herdade das Tojeiras Brancas, ao longo do Rio Ardila, com interpretação sobre a ocupação humana deste território desde a Pré-história ao Período Romano. 

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Projeto Outeiro do Circo nos Encontros de Pré-história do Alentejo

O Projeto Outeiro do Circo vai marcar presença na primeira edição dos Encontros de Pré-história do Alentejo, que decorrerá em Serpa no dia 24 de Maio. 

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Serpa e pelo CIPHBA - Coletivo de Investigação da Pré-história Recente do Baixo Alentejo e pretende fomentar o debate entre diversos investigadores que se dedicam ao estudo da pré-história no Alentejo, de forma regular, criando um encontro anual e itinerante pela região. 

O Projeto Outeiro do Circo colabora numa comunicação com António Diniz, Nelson J. Almeida e Enrique Cerrillo Cuenca, dedicada ao uso de ferramentas SIG no estudo do povoamento da Idade do Bronze Final nos concelhos de Beja e Serpa

Brevemente será aqui disponibilizado o resumo da comunicação. 

domingo, 30 de março de 2025

Conferência sobre estelas - 1 de Abril

No próximo dia 1 de Abril, São Brás de Alportel e Lagoa acolhem, em dose dupla, uma conferência sobre  Estelas da Idade do Bronze do Ferro no Baixo Alentejo, a cargo de Miguel Serra e Samuel Melro. 

A iniciativa é organizada pela Associação Arqueológica do Algarve e conta com a colaboração do Projeto Outeiro do Circo. 

A revisão do programa museológico do Museu Rainha Dona Leonor constitui a oportunidade para esta apresentação, centrada nas coleções de estelas da Idade do Bronze do Ferro do museu. 

Mais informações: AQUI

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Trabalhos sobre o Outeiro do Circo na exposição "Da Antiguidade à Contemporaneidade - uma interpretação da história da cerâmica na região de Beja"

Inaugurou no dia 5 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago e irá ficar patente ao público até 1 de Março, a exposição "Da Antiguidade à Contemporaneidade - uma interpretação da história da cerâmica na região de Beja", organizada pela Associação de Defesa do Património de Beja e Escola Mário Beirão

A mostra apresenta trabalhos de alunos dos Cursos de Educação e Formação de Pintura e Decoração Cerâmica da Escola Mário Beirão - Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja, inspirados em cerâmicas arqueológicas de várias épocas da região de Beja, que geraram réplicas, interpretações e produção artística contemporânea. 

Entre os diversos trabalhos incluem-se as produções resultantes do workshop de cerâmica da Idade do Bronze realizado pelo Projeto Outeiro do Circo, que resultaram na elaboração de réplicas de fragmentos cerâmicos recolhidos no Outeiro do Circo e na recriação de outras peças da Idade do Bronze da região.







terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Exposição "Da Antiguidade à Contemporaneidade - uma interpretação da história da cerâmica na região de Beja"

Partilhamos a nota de imprensa da Associação de Defesa do Património de Beja sobre a exposição "Da Antiguidade à Contemporaneidade - uma interpretação da história da cerâmica na rgião de Beja", que vai estar patente ao público na Cafetaria da Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, entre 5 de Fevereiro e 1 de Março. 

A exposição conta com diversas réplicas relativas à Idade do Bronze, algumas das quais manufaturadas no âmbito dos workshops do Projeto Outeiro do Circo (ver AQUI)