domingo, 27 de abril de 2025

Balanço da caminhada "Paisagens Ocultas"

Realizou-se hoje, 27 de Abril, a caminhada "Paisagens Ocultas", organizada pela Câmara Municipal de Moura, em colaboração com a Junta de Freguesia de Póvoa de São Miguel, que contou com a participação do arqueólogo Miguel Serra, em representação do Projeto Outeiro do Circo. 

O percurso, de cerca de 10 km, pela Herdade das Tojeiras Brancas, levou os cerca de 30 participantes pelos cerros nas margens do Rio Ardila, onde se falou sobre as estratégias de ocupação humana deste território desde as primeiras comunidades de agricultores e pastores, aos primeiros metalurgistas e até à chegada dos romanos. 




sábado, 26 de abril de 2025

Conferência sobre estelas no Algarve - balanço

O Projeto Outeiro do Circo participou numa conferência dedicada ao tema das estelas da Idade do Bronze e da Idade no Ferro no Baixo Alentejo, que decorreu no passado dia 1 de Abril no Algarve.

A iniciativa surgiu a convite da Associação Arqueológica do Algarve e teve dupla sessão no Museu do Traje, em São Brás de Alportel e no Convento de São José, em Lagoa. 

A conferência ficou a cargo de Miguel Serra e Samuel Melro, com foco principal na coleção de estelas do Museu Rainha D. Leonor, em Beja, o seu enquadramento com a história da arqueologia na região, os contextos sócio-culturais a que pertendem e os principais sítios arqueológicos a que estavam associadas. 

Estiveram presentes 60 assistentes, 33 em São Brás de Alportel e 27 em Lagoa. 




Fotos: Jane Robertson (Associação Arqueológica do Algarve)

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Caminhada "Paisagens Ocultas" - Moura - 27 de Abril

O Projeto Outeiro do Circo colabora com a Câmara Municipal de Moura numa caminhada temática a ter lugar no próximo dia 27 de Abril. 

"Paisagens Ocultas" é o tema para uma caminhada de 10 km, integrada no programa "Pelos Campos de Salúquia", promovida pelo setor de Turismo da Câmara Municipal de Moura, em colaboração com a Junta de Freguesia de de Póvoa de São Miguel. 

O percurso será guiado pelo arqueólogo Miguel Serra, pela Herdade das Tojeiras Brancas, ao longo do Rio Ardila, com interpretação sobre a ocupação humana deste território desde a Pré-história ao Período Romano. 

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Projeto Outeiro do Circo nos Encontros de Pré-história do Alentejo

O Projeto Outeiro do Circo vai marcar presença na primeira edição dos Encontros de Pré-história do Alentejo, que decorrerá em Serpa no dia 24 de Maio. 

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Serpa e pelo CIPHBA - Coletivo de Investigação da Pré-história Recente do Baixo Alentejo e pretende fomentar o debate entre diversos investigadores que se dedicam ao estudo da pré-história no Alentejo, de forma regular, criando um encontro anual e itinerante pela região. 

O Projeto Outeiro do Circo colabora numa comunicação com António Diniz, Nelson J. Almeida e Enrique Cerrillo Cuenca, dedicada ao uso de ferramentas SIG no estudo do povoamento da Idade do Bronze Final nos concelhos de Beja e Serpa

Brevemente será aqui disponibilizado o resumo da comunicação.