quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Projeto Outeiro do Circo no Congresso SOPA 2025

É já amanhã que irá ser apresentada a comunicação "Do projeto artístico que nunca foi, ao projeto de arqueologia comunitária que tem sido. Interações do Projeto Outeiro do Circo com expressões artísticas contemporâneas", no SOPA 25 - XIII Congreso Internacional de Socialización del Patrimonio en el Medio Rural, que se encontra a decorrer em Albuquerque (Extremadura, Espanha). 


Resumo:

DO PROJETO ARTÍSTICO QUE NUNCA FOI, AO PROJETO DE ARQUEOLOGIA COMUNITÁRIA QUE TEM SIDO. INTERAÇÕES DO PROJETO OUTEIRO DO CIRCO COM EXPRESSÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS

Eduardo Porfirio y Miguel Serra_Projecto Outeiro do Circo/PORTUGAL


O programa de educação patrimonial do Projeto Outeiro do Circo (PAOC) tem a sua génese num trabalho académico que pretendia divulgar a investigação arqueológica realizada neste povoado da Idade do Bronze final, então acabada de iniciar, através do envolvimento com formas contemporâneas de expressão artística. Partindo de uma série de residências artísticas a realizar na aldeia de Mombeja que depois seriam apresentadas publicamente, pretendia-se também dinamizar este território rural recorrendo à criação estética baseada em técnicas, tecnologias e motivos arqueológicos e tradicionais. O tempo passou e desde 2008 o PAOC foi-se desenvolvendo ao ritmo de outras iniciativas, objetivos e orientações teóricas, acabando por se afirmar como um projeto de educação patrimonial de forte pendor comunitário apostado na dinamização de um território rural que do esquecimento passou a enfrentar um vasto conjunto de novos desafios entre os quais se contam a agricultura intensiva e as alterações climáticas. No entanto, o pressuposto inicial de trabalhar com um conjunto bastante diversificado de artistas no sentido de divulgar o património arqueológico foi-se materializando numa série de encontros e desencontros envolvendo a arte contemporânea, a arqueologia, o património cultural, a investigação científica e a educação patrimonial. Nesta comunicação faremos um breve resumo do que tem sido a experiência do PAOC com a criação estética contemporânea, envolvendo amadores, artistas e instituições locais, mas também criadores provenientes de paragens extra-europeias. Concluiremos destacando aqueles que achamos serem os principais resultados alcançados, e refletiremos sobre as relações multifacetadas da arte com a arqueologia e a divulgação patrimonial.

#Arqueologia, #Arte, #Património, #Divulgação, #Alentejo


Link para o congresso AQUI 

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Trilhos do Outeiro do Circo 2025

No Domingo, 21 de setembro, realizou-se em Mombeja, a 4ª edição dos Trilhos do Outeiro do Circo, prova desportiva organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja.



Foi a edição mais participada de sempre, que juntou mais de 240 atletas, distribuídos pela caminhada de 10 km, trail sprint de 15 km e trail de 25 km, com passagem pelo Outeiro do Circo.




Os responsáveis científicos do projeto marcaram presença para apoio à organização, quer para prestar explicações sobre o sítio arqueológico no próprio local, quer na logística e na entrega de prémios.



Mais uma vez, a aldeia de Mombeja encheu-se de gente para participar nesta prova, num momento que se constitui como um autêntico embaixador do Projeto Outeiro do Circo.

Parabéns à organização, às entidades parceiras e ao enorme grupo de voluntários que torna possível a realização dos Trilhos do Outeiro do Circo, que ano após ano não para de crescer!

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Apresentação do novo projeto arqueológico do Outeiro do Circo

Decorreu no passado dia 20 de setembro, em Mombeja, uma iniciativa de apresentação de um novo projeto de investigação arqueológica sobre o povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo, integrada nas Jornadas Europeias do Património.

O salão da Junta de Freguesia de Mombeja contou com mais de 50 assistentes, numa sessão que iniciou com as palavras de boas vindas por parte de Sérgio Bravo, presidente da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja.



De seguida procedeu-se a um balanço dos projetos anteriores e das iniciativas de divulgação e envolvimento comunitário do Projeto Outeiro do Circo, a cargo dos anteriores responsáveis científicos, Miguel Serra e Eduardo Porfírio. A última parte da sessão coube a Nelson J. Almeida, professor de Arqueologia na Universidade de Évora, investigador responsável pelo novo projeto, que apresentou os principais objetivos desta nova etapa na investigação do Outeiro do Circo, as entidades envolvidas e parceiras, bem como os elementos da equipa que o irão acompanhar, António Diniz (Univ. Évora) e João Barreira (Museu Rainha Dona Leonor).



Até final do ano, a equipa de investigação irá apresentar a proposta do novo projeto à Câmara Municipal de Beja e, em caso de aprovação, será ainda submetida uma candidatura à apreciação do Património Cultural, I.P., com o objetivo de retomar os trabalhos no terreno no Verão de 2026.

A iniciativa terminou com um momento cultural, da responsabilidade da cooperativa Chão Nosso, através de uma sessão de contos e música dinamizada por Cristina Taquelim e Ana Santos, a quem agradecemos a disponibilidade e apoio.


quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Trilhos do Outeiro do Circo 4ª edição - 21 de Setembro

É já no próximo dia 21 de Setembro que vai decorrer a 4ª edição da prova "Trilhos do Outeiro do Circo", em Mombeja, numa organização do Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja. 



Estão inscritos 232 atletas, que irão participar na caminhada de 10 km, no Trail Sprint de 15 km e no Trail de 25 Km. 

A prova que leva o nome do Outeiro do Circo tem passagem pelo sítio arqueológico, onde os responsáveis científicos do projeto de investigação estarão presentes para explicações sobre este importante povoado da Idade do Bronze e sobre os trabalhos aí desenvolvidos. 

domingo, 14 de setembro de 2025

Apresentação do novo projeto arqueológico do Outeiro do Circo - 20 de Setembro

A aldeia de Mombeja acolhe, no próximo dia 20 de Setembro, a iniciativa de apresentação do novo projeto de investigação arqueológica do povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, no âmbito das Jornadas Europeias do Património

A iniciativa, que terá lugar no edifício da Junta de Freguesia de Mombeja, a partir das 18h30, conta com uma conferência, a cargo de Miguel Serra, Eduardo Porfírio, Nelson J. Almeida e António Diniz, que irá percorrer o historial dos trabalhos e ações de divulgação sobre este importante sítio arqueológico e servirá para apresentar as principais linhas de um novo projeto arqueológico, a iniciar em 2026. 

Após a apresentação segue-se um momento de convívio, a cargo de Cristina Taquelim e Ana Santos, da cooperativa Chão Nosso, com "Contos e Músicas".

A sessão é organizada pela cooperativa O Legado da Terra, em parceria com a Universidade de Évora e o Museu Rainha Dona Leonor, com a colaboração da cooperativa Chão Nosso e o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja.


 

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Projeto Outeiro do Circo marcará presença no SOPA 2025!

 O projeto Outeiro do Circo estará presente no XIII Congresso Internacional de Socialización del Património en el Medio Rural que decorrerá em Albuquerque (Extremadura, Espanha) durante os dias 13 a 19 de Outubro.

Será apresentada uma comunicação intitulada "Do projeto artístico que nunca foi ao projeto de arqueologia comunitária que tem sido. Interações do Projeto Outeiro do Circo com expressões artísticas contemporâneas", da autoria de Eduardo Porfírio e Miguel Serra.

O resumo da comunicação está disponível aqui e mais informações sobre o congresso podem ser obtidas neste link.



sábado, 30 de agosto de 2025

Projeto Outeiro do Circo no congresso da European Association of Archaeologists


O investigador António Diniz (Univ. Évora, CIDEHUS, CHAIA - In2Past), apresenta um poster no 31º Congresso da European Association of Archaeologists (Belgrado, 2-6 de Setembro, em formato online), intitulado "As far as the human eye can see! GIS visibility tools and Late Bronze Age Settlements in Southern Alentejo (Portugal)", que conta com a colaboração do Projeto Outeiro do Circo e tem como co-autores Miguel Serra (Câmara Municipal de Serpa, CEAACP), Nelson J. Almeida (Univ. Évora, CHAIA, In2Past, UNIARQ - Univ. Lisboa) e Enrique Cerrillo Cuenca (Univ. Complutense de Madrid). 

A apresentação terá lugar no dia 6 de Setembro, integrada na sessão "Tracing long-term transformations: multiscale methods for understanding past landscapes".

Programa completo AQUI