Páginas

sábado, 10 de março de 2018

Outeiro do Circo no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa em Braga

No âmbito do protocolo assinado entre os responsáveis do Projecto Outeiro do Circo e a direcção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa em Braga, no passado mês de Julho (noticiado AQUI), iniciaram-se este mês os trabalhos de tratamento do espólio arqueológico resultante da campanha de 2017.
Os trabalhos que decorrem sob a responsabilidade de Sofia Silva, colaboradora do projecto, contam com a colaboração do arqueólogo Arnaldo Teixeira, a quem agradecemos a disponibilidade, e desenvolvem-se no laboratório de conservação e restauro do museu. 
Nos primeiros dias de trabalho houve lugar à visita do Clube do Património da Escola EB 2/3 de São Torcato (Guimarães), coordenada pela Doutora Helena Pinto, que puderam assistir a uma breve apresentação sobre o Outeiro do Circo a cargo de Maria José Sousa, Conservadora/Curadora do museu e observar de perto o tratamento dos materiais. A equipa do Projecto Outeiro do Circo preparou alguns materiais de divulgação sobre o Outeiro do Circo que ficam à disposição do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa enquanto aí decorrerem os trabalhos de tratamento de materiais, de modo a serem utilizados nas acções abertas ao público.
Nestes primeiros dias também se contou com a disponibilidade da equipa de conservadores/restauradores do museu (Vítor Hugo Torres, Isabel Marques e Carolina Branco) para observar alguns materiais do Outeiro do Circo através de microscópio, revelando diversos detalhes sobre algumas peças, ampliando assim o conhecimento sobre os materiais cerâmicos e líticos recolhidos.
A toda a equipa e responsáveis do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa aqui fica o nosso agradecimento pelo apoio e pela fantástica recepção dada aos nossos colaboradores.


Sofia Silva
Arnaldo Teixeira
Denticulado de foice
Maria José Sousa com o Clube do Património EB 2/3, S. Torcato (Guimarães)
Vítor Hugo Torres, Isabel Marques e Carolina Branco

Denticulado de foice observado ao microscópio 





Sem comentários:

Enviar um comentário