quinta-feira, 19 de maio de 2016

Campanha arqueológica de 2016 no Outeiro do Circo (Beja)

O Projecto Outeiro do Circo anuncia a realização de uma nova campanha de escavações arqueológicas a realizar durante o mês de Agosto de 2016. 

Os trabalhos a desenvolver irão centrar-se na escavação de diversas sondagens no espaço interior do povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo na sequência das acções realizadas nas campanhas de 2014 e 2015. 

Aceitam-se voluntários para participação na campanha deste ano com um período mínimo de estadia de duas semanas. 

Em simultâneo com as escavações arqueológicas irá decorrer um ciclo de conferências sobre a evolução da ocupação humana na região de Beja ao longo da Pré-história e Proto-história destinado aos participantes do projecto e ao público em geral e cujo programa será anunciado brevemente. 

Durante os trabalhos haverá a oportunidade de qualquer interessado visitar o local das escavações entre as 9:00 e as 12:00 nos dias úteis entre 1 e 26 de Agosto. 

O Projecto Outeiro do Circo é financiado pela Câmara Municipal de Beja e conta com o apoio da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e da empresa de arqueologia Palimpsesto.



Voluntariado no Outeiro do Circo (Beja):
Nome do projeto: O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)
1ª Campanha: 1 de Agosto a 12 de Agosto
2ª Campanha: 16 de Agosto a 26 de Agosto

Coordenação de projeto: Miguel Serra e Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP)
Direção científica: Miguel Serra, Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP), Sofia Silva (Palimpsesto)
Consultoria científica: Raquel Vilaça (Univ. Coimbra/CEAACP), Virgílio Correia (Museu Monográfico de Conímbriga/CEAACP), Rui Parreira (DRC Algarve/UNIARQ), Sofia Soares (ESTIG-IPB/GEOBIOTEC)

Apoios: Câmara Municipal de Beja / União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista / Palimpsesto, Lda.

Contactos:
Telefone: 916981548 (Miguel Serra), 916981549 (Eduardo Porfírio), 914927882 (Sofia Silva)

Informações gerais:
Local: União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja/ Junta de Freguesia de Beringel (distrito de Beja)
Período: Bronze Final
Tipo de Estação: Povoado fortificado

No final os participantes recebem um certificado de participação.  

Descrição da campanha:
Os trabalhos previstos para 2016 serão centrados na conclusão de uma das áreas de sondagem intervencionada em 2014 e 2015, na qual se identificou uma estrutura negativa colmatada com materiais do Bronze Final e fauna diversa. Também serão iniciadas duas novas áreas de escavação junto à muralha, no espaço interior do povoado.
Pretende-se dar continuidade ao estudo do espaço habitacional do Outeiro do Circo, uma vez que os trabalhos arqueológicos anteriores incidiram na escavação de um troço de muralha.
Para além da escavação a realizar na área habitacional irão ter lugar campanhas de prospecção em todo o espaço interior do povoado e serão realizados trabalhos de tratamento de espólio.
A campanha de 2016 integra também a realização de diversas acções de formação e palestras sobre evolução da ocupação humana no território do Baixo Alentejo entre o Calcolítico e a Idade do Ferro.
Também serão realizadas visitas guiadas a museus e monumentos do centro histórico de Beja.
Mais informações em: http://outeirodocirco.blogspot.com

Chegada: deverão chegar no Domingo anterior ao início da respectiva campanha em que estão inscritos. Deverão comunicar a hora de chegada (quer em transporte público quer em viatura própria), tentando se possível chegar antes das 20:30. Está  assegurado o transporte desde a Rodoviária e da Estação de Comboios até ao local de estadia. Se alguém chegar mais tarde em transporte público deverá avisar os responsáveis do projecto para assegurarmos o seu transporte até ao local de estadia. Quem vier em viatura própria deverá contactar os responsáveis do projecto.

Alojamento: Apartamentos na cidade de Beja. Deverão levar saco cama.

Alimentação: em restaurante na cidade de Beja (inclui pequeno almoço, lanche para levar para o campo, almoço e jantar). Está incluído o jantar no dia de chegada.

Transporte: as deslocações para o local de trabalho serão asseguradas por transporte cedido pela União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e pela Câmara Municipal de Beja.

Conselhos: levar chapéu, cantil, luvas, protector solar.

Horário de trabalho: 7:00 – 13:00 (no campo) e das 17:00 – 19:00 (tratamento de espólio e acções de formação)

Sem comentários: