segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Notas de Campo (2) – Campanha de 2015

Terminada a primeira semana da campanha de 2015 do Projeto Outeiro do Circo é altura de fazer um resumo das várias atividades realizadas.
No Outeiro do Circo procedeu-se à marcação das duas novas áreas de escavação, o prolongamento da sondagem 3 e a sondagem 5, seguindo-se a limpeza da vegetação, realizada com o apoio de uma equipa da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista.

Antes de dar início à escavação arqueológica propriamente dita foi efetuada uma sessão de enquadramento aos voluntários, focada na explicação geral sobre o sítio e sobre os aspetos técnico-metodológicos, seguindo-se a remoção da selagem da sondagem 3 e o início da escavação nas novas sondagens.

Os trabalhos decorreram em simultâneo na sondagem 3, onde se continua a proceder à remoção de níveis pétreos de modo a perceber se estes fariam parte de alguma estrutura, no prolongamento da sondagem 3 onde se removeu o nível de terra vegetal e na sondagem 5 onde também foi possível remover a terra vegetal, sendo de registar a presença de muitos materiais cerâmicos entre quais se incluem fragmentos de época medieval até hoje raros no Outeiro do Circo.



No que diz respeito ao programa de Educação Patrimonial, a semana começou logo com a visita do ATL de Albernoa e Trindade que levou cerca de 20 jovens ao Outeiro do Circo e que participaram em diversas atividades, sendo a escavação arqueológica aquela que registou mais entusiasmo. No final da semana foi a vez do ATL do Penedo Gordo marcar a sua presença com um grupo também de cerca de 20 jovens que revelaram a mesma apetência para a realização de descobertas arqueológicas.




Em paralelo com estas atividades tiveram início as filmagens de um documentário sobre a Campanha de 2015 do Projeto Outeiro do Circo, a cargo de um dos participantes.
Nesta primeira semana também houve lugar a duas conferências integradas no plano de formação dos voluntários, sendo a primeira a cargo de Miguel Serra, responsável do projeto, centrada numa apresentação geral dos antecedentes de investigação no Outeiro do Circo e nos objetivos do projeto em curso. No dia 6 foi a vez do conferencista convidado, Rafael Ortiz se dedicar a um tema sobre a transição entre o Bronze Final e o mundo fenício, mostrando as principais modificações operadas no início da Idade do Ferro no Sul da Península Ibérica.
No fim de semana, entre os momentos de descanso houve ainda oportunidade para os voluntários visitarem o Museu do Sembrano, sendo dado destaque à exposição temporária sobre o Outeiro do Circo aí patente, seguida de uma visita ao Museu Regional D. Leonor onde foi dado realce à coleção de materiais do Bronze Médio

Sem comentários: