quinta-feira, 25 de junho de 2015

Por esses campos fora...

O Projeto Outeiro do Circo colaborou com a Câmara Municipal de Beja no âmbito da atividade "Por esses campos fora", em concreto com uma participação no percurso pedestre realizado a 23 de Maio na região da Trindade. Apesar de se tratar de uma zona situada fora do âmbito de intervenção científica deste projeto, não poderíamos deixar de responder à solicitação da Câmara Municipal de Beja e que consistiu na elaboração de um texto sobre alguns elementos da Idade do Bronze Final da Trindade, nomeadamente o anel de ouro daí proveniente, bem como a pega em bronze encontrada no sítio do Pé do Castelo (ou Pego do Castelo como lhe chamam localmente) que deverá corresponder a um pequeno povoado desse período.
O texto, editado sobre a forma de folheto, destinava-se a proporcionar algum enquadramento arqueológico durante o percurso e que contou ainda com a explicação realizada no sítio por parte de um dos responsáveis do Projeto Outeiro do Circo. Durante o trajeto houve também lugar a enquadramentos sobre a geologia da região e sobre a rica componente botânica o que tornam estes percursos em algo mais do que mera atividade física, funcionando como motores de conhecimento dos campos em redor de Beja.
A equipa do Projeto Outeiro do Circo tem colaborado com a Câmara Municipal de Beja nos casos em que estas iniciativas se realizam nas áreas de atuação científica definidas (ex: Santa Vitória, Mombeja ou Beringel), mas é com grande interesse que aceitou participar em outras áreas aumentando assim a sua esfera de ação e ampliando o programa de educação patrimonial em curso.
Em breve esperam-se mais atividades que envolverão outras freguesias do concelho de Beja.


Sem comentários: